segunda-feira, 22 de março de 2010

Projeto MC'S para a Paz

Susepe inicia temporada 2010 do projeto MC´s para a Paz
21/03/2010 18:10


Criado pelo Departamento de Tratamento Penal da Superintendência dos Serviços Penienciários (Susepe), o projeto MC´s para a Paz completa três anos de criação em abril próximo, e com boas perspectivas para 2010. Inicialmente centralizado apenas na Penitenciária Estadual do Jacuí (PEJ), ele deverá ser desenvolvido também na Casa do Albergado Pio Buck, na Penitenciária Modulada de Charqueadas (PMC) e no Instituto Penitenciário de Viamão (IPV).

A aula inaugural do projeto neste ano foi realizada no último dia 15, na PMC, com a presença do juiz-corregedor Marcelo Mairon e do apresentador da TVE Whyte Dj (Programa Hip Hop Sul). Foi o início oficial do terceiro grupo, restando agora apenas o IPV. Reconhecido em 2009 pelo Ministério da Justiça, como Experiência Inovadora em Segurança Pública (Prêmio Feira de Conhecimento -Conseg/2009), o programa cria espaços alternativos de educação e tratamento penal nas prisões, tendo a cultura hip hop como ferramenta de comunicação.

O projeto trabalha em grupos de 10 a 20 apenados, com encontros semanais, e possui uma variada grade de conteúdos, que inclui temas como Família e Paternidade Responsável, Consciência Negra, Saúde e Drogas, Cidadania e Empreendedorismo Social. Os encontros contam com palestrantes da rede de apoio social (Judiciário, Ministério Público e Ongs), bem como militantes do Movimento Hip Hop que, com a ajuda dos recursos do movimento (grafite, bboy, MC e DJ), tornam às aulas atrativas aos apenados, garantindo a aprendizagem. Além de aprender, os MCs são convidados também a criar, utilizando seus talentos pessoais para compor musicas que tratem dos temas estudados em sala de aula.

O Programa possui três pilares de sustentação, Educação, Tratamento Penal e Protagonismo Social. Este ano, a intenção é fortalecer o pilar da Educação. Foram feitas parcerias com o Centro Universitário Metodista IPA, através do Programa de Extensão DH na Prisão representado pelo professor Dr. Celso Rodrigues, firmada em reunião este mês. Também formalizado com o presidente estadual da Ong Nação Hip Hop Brasil, Whyte Dj, outro apoio. Ambos darão suporte pedagógico ao Programa, construindo o material didático e fornecendo palestrantes.

No eixo Protagonismo Social, os MCs da PEJ estão inseridos em Ligas de Trabalho, prova do sucesso do projeto. Quando capacitados, a missão dos MC’s é multiplicar os conhecimentos nas galerias orientando, esclarecendo dúvidas e encaminhando para atendimentos os demais apenados. Os MC’s também fazem apresentações, e o circuito de shows do semi-aberto teve início na última sexta-feira (12), no encerramento da Semana da Mulher no Anexo Feminino da PMC, que também apresentou a Banda CPI e o Programa Hip Hop Sul.

Fonte: Ascom Susepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim