segunda-feira, 29 de março de 2010

Morte do Cronista Esportivo Armando Nogueira

onfira a repercussão da morte de Armando Nogueira e suas melhores frases

1 hora, 54 minutos atrás

Por Redação Yahoo! Brasil

PUBLICIDADE

Armando Nogueira lutava contra o câncer havia dois anos. Ele foi diretor de jornalismo da Rede Globo entre 1996 e 1990. Ajudou a criar o Jornal Nacional e o Globo Repórter. Mas sua grande paixão sempre foi o futebol. Armando cunhou frases que entraram para a história do jornalismo esportivo.

Com palavras, soube transformar o futebol em poesia, como fazia o amigo - e grande influência - Nelson Rodrigues.

"Eu comecei a ler jornal por causa do texto do Armando Nogueira. Depois tive a felicidade de ele ser meu primeiro chefe. É como se eu tivesse perdido um pai", disse Pedro Bial, no canal GloboNews.

Bial lembrou que Armando era um dos principais interlocutores de Nelson Rodrigues e que, quando iam juntos ao Maracanã, Nelson, que tinha miopia, perguntava sempre a Armando: "E aí, o que nós achamos do jogo?"

No Twitter, William Bonner se referiu a Armando como "mestre" e, lembrando seu gosto por voar de ultraleves, escreveu: "Que este seu primeiro voo por novas rotas lhe seja sereno e aprazível."

Confira algumas das melhores frases de Armando sobre o futebol:

"No futebol, matar a bola é um ato de amor";
"Se Pelé não tivesse nascido homem, teria nascido bola";
"O futebol não aprimora os caracteres do homem, mas sim os revela";
"Para Garrincha, a superfície de um lenço era um latifundio";
"A bola em si, ela é um elemento fascinante, é um brinquedo sedutor, é um brinquedo mágico, que adiciona poesia e lirismo na sua relação com o homem";
"Ademir da Guia, tens o nome, o sobrenome e a bola do craque";
"Arthur Friedenreich jogava Futebol com o coração no peito do pé. Foi ele quem ensinou o caminho do gol à bola brasileira";
"Até a bola do jogo pedia autógrafo a Pelé";
"O suor na pele do atleta são lágrimas que o corpo chora na alegria do esforço";
"Os momentos de violência, os momentos de brutalidade, são invariavelmente superados pelo gosto artístico de uma linda jogada";
Sobre a conquista do tricampeonato mundial em 1970, no México, Armando escreveu: "Choremos a alegria de uma campanha admirável em que o Brasil fez futebol de fantasia, fazendo amigos. Fazendo irmãos em todos os continentes".

O governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes declararam luto oficial de três dias no estado e na cidade do Rio de Janeiro, respectivamente, assim como o Botafogo, clube do coração de Armando.
Fonte: Yahoo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim