sexta-feira, 12 de março de 2010

Fado

Foi protocolado na Assembleia Legislativa o PL instituindo o DIA ESTADUAL DO FADO, a ser comemorado anualmente no dia 1º de julho. A atividade faz parte das comemorações da SEMANA DA COMUNIDADE LUSO-BRASILEIRA NO RS, instituída por Lei estadual (13.028/2008).



Na terça-feira (16/03­), reunir-se-ão na Assembleia Legislativa (11 horas - Comissão de Educação e Cultura) os representantes do INSTITUTO CULTURAL PORTUGUÊS, CASA DE PORTUGAL, CASA DOS AÇORES e CONSULADO DE PORTUGAL, para a organização final do evento.



O deputado Francisco Appio antecipa que além de GRANDE EXPEDIENTE no dia 22 de abril (dia oficial das Comunidades Luso-Brasileiras), serão desenvolvidas atividades literárias (palestras, músicas e danças), que estimularam a preservação da cultura portuguesa nos 510 anos do Brasil-Colônia e Brasil-Independente. Outra atividade será a Exposição da Cultura Portuguesa/Açoriana, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Cambará do Sul.



O FADO desperta os sonhos mais íntimos dos descendentes de Portugal, pela sua nostalgia, grande carga emocional e paixão pela cultura de Camões. A comunidade de Cambará do Sul está montando o projeto FESTFADO - Festival Internacional do Fado - que realizará anualmente.



"Ao apresentarmos este Projeto de Lei instituindo "O DIA ESTADUAL DO FADO", atendemos inúmeras sugestões e apelos de comunidades luso-brasileiras. A data escolhida - 1º de julho - refere-se ao nascimento de Amália Rodrigues, a maior cantora de Fado de todos os tempos, que propagou a cultura, idioma e a música por vários continentes, ao longo de sua vida".



Para a Semana Cultural Luso-Brasileira foi convidado o cantor português Mário Moita, que estará no Brasil de 16 a 22 de abril para participar e abrilhantar as atividades.



Clique aqui e leio projeto e sua justificativa na íntegra





Comentários postados pelo deputado Francisco Appio em www.twitter.com/franciscoappio



* CASSIANO PAIM e sua Banda - ontem na Concha Acústica do Theatro São Pedro - encantou portoalegrenses (do rock ao chamamé).



* SÃO MARCOS festejou hoje a homenagem prestada pelo Parlamento à senhora ARILDE CHEMMELLO BERTELLI (professora, escritora, líder comunitária).



* MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO será o patrono do Aeroporto Regional de Vacaria. Nosso Projeto de Lei começou a tramitar na CCJ da Assembleia.



* ANA AMÉLIA LEMOS deixará RBS na segunda 15 de março, depois de 33 anos na empresa. Começou em 1977 pelas mãos de Maurício Sirotsky Sobrinho.



* SESSÃO SOLENE em 22 ou 27 de abril (Assembleia Legislativa) comemorará a data, instituída por lei. Reunião na terça 16 definirá programação.



* MÁRIO MOITA - grande fadista português - estará em Porto Alegre na Semana das Comunidades Luso-Brasileira de 20 a 27 de abril.



* REGIONAL PROGRESSISTA O NORDESTE reúne presidentes de diretórios municipais, prefeitos e vereadores em Sananduva. Hoje (11/03 às 19 horas).





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim