segunda-feira, 29 de março de 2010

Estado Entrega Viaturas

Estado já entregou viaturas zero quilômetro da Segurança para 443 dos 496 municípios gaúchos
27/03/2010 15:55


Dos 496 municípios do Rio Grande do Sul, 443 já foram beneficiados pelo governo do Estado com pelo menos uma viatura zero quilômetro para a segurança pública. O dado abrange o período de 2007 até agora, e comprova a melhora na prestação de serviços para 97,78 % da população gaúcha, atendendo 89,31 % dos municípios e uma população estimada em 10.347 mil habitantes.

De acordo com o secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, o Programa Estruturante Cidadão Seguro (www.estruturantes.rs.gov.br) está promovendo a incorporação de 1.912 veículos zero quilômetro na frota da segurança pública gaúcha. A meta é fazer com que cada uma das 496 cidades gaúchas receba, até o final deste ano, pelo menos uma viatura zero quilômetro.

A distribuição dos 1.912 novos veículos está sendo feito da seguinte forma:

- 1.346 são para a BM;

- 473 para a PC;

- 25 para o IGP;

- 58 para a SUSEPE;

- 10 para o órgão central.

Conforme Goularte, isso representa que a meta contratualizada no Cidadão Seguro para 2008 e 2009 - de 1.310 novos veículos, está sendo ultrapassada em mais de 45,5 %. Incluem-se nesse número macro, 31 veículos destinados a municípios inclusos nas ações do Programa da Prevenção da Violência (PPV). O aporte de recursos é da ordem de R$ 76,4 milhões, oriundos do Tesouro do Estado e de convênios.

Renovação da frota da Segurança é prioridade do governo do Estado

A questão da renovação da frota foi definida pela governadora Yeda Crusius como uma das prioridades estratégicas e forma de dar maiores e melhores condições aos servidores da Segurança Pública na prestação de seus serviços às comunidades gaúchas.

Devido ao uso contínuo e ao elevado tempo de existência, a frota existente exige constantes despesas de manutenção e conservação. Com o projeto de Renovação da Frota de Veículos, inserido no Estruturante Cidadão Seguro, ocorre á diminuição destas despesas pela substituição gradativa de veículos inservíveis ou com elevados custos de manutenção. Para exemplificar, a Brigada Militar, no início da execução do Cidadão Seguro, possuía em sua frota 65,6 % veículos com mais de seis anos de uso, sendo que deste total, 40,9 % possuíam mais de dez anos de uso.

Até o final deste ano o Programa Estruturante Cidadão Seguro objetiva incorporar nas frotas da Brigada Militar, Polícia Civil, Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e Instituto-Geral de Perícias (IGP), um mínimo de dois mil veículos zero quilômetro, através de recursos oriundos do Tesouro do Estado, convênios e aquisições diretas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim