terça-feira, 2 de março de 2010

Documentos Perdidos

São Paulo, segunda-feira, 01 de março de 2010




Aeronáutica entrega documentos "perdidos"
Mais de 50 mil papéis da ditadura, que a FAB afirmava terem sido destruídos, foram para o Arquivo Nacional

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Comando da Aeronáutica entregou ao Arquivo Nacional documentos secretos que produziu durante a ditadura e que antes afirmava terem sido destruídos. Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", foram 189 caixas com mais de 50 mil documentos acumulados entre 1964 e 1985.
O acervo contém fichas pessoais, relatórios de monitoramento, instruções a militares e papéis referentes à guerrilha do Araguaia. Também constam informações sobre Fidel Castro, Ernesto Che Guevara (1928-1967) e Carlos Lamarca, morto em 1971. Até o início da noite de ontem, a assessoria de comunicação da Aeronáutica se preparava para divulgar uma nota sobre o assunto, mas até a conclusão desta edição o texto não havia sido publicado.
O arquivo entregue faz parte do acervo do Centro de Segurança e Informação da Aeronáutica. A transferência dos documentos foi realizada por oficiais de alta patente, sob a proteção de soldados. O acervo está em fase de catalogação e ainda não está disponível para consulta.
Em 2006, a Aeronáutica chegou a comunicar à Casa Civil a existência de um acervo com "documentação genérica", mas negou que houvesse documentação sobre monitoramento, infiltração de agentes e perseguição política.
De acordo com a reportagem, a análise de alguns dos informes do Centro de Segurança e Informação da Aeronáutica indica que documentos importantes podem ter sido retirados antes da entrega.


Texto Anterior: Acesso a dados deve ser lei, diz especialista




--------------------------------------------------------------------------------



-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim