sexta-feira, 12 de março de 2010

Culturas Populares







Segmento defende o reconhecimento e a regulamentação profissional de ofícios tradicionais de Mestres da Cultura Popular



Representantes de grupos e comunidades tradicionais das Culturas Populares querem o reconhecimento e a regulamentação profissional de ofícios tradicionais desenvolvidos por diversos Mestres da Cultura Popular em todo o Brasil. Esta é uma das reivindicações do segmento incluída nas cinco propostas aprovadas pelos cerca de 150 representantes das várias manifestações culturais presentes nas cinco macrorregiões brasileiras que participaram da Pré-Conferência Setorial de Culturas Populares, realizada de 8 a 9, em Brasília.

Saiba mais




No primeiro dia de debates, delegados defenderam, entre outros pontos, a criação de Conselhos Municipais de Cultura



O mestre Zé Rolinha, de Laranjeiras, Sergipe, abriu a Pré-Conferência de Culturas Populares com uma canção da “Chegança”, pedindo a proteção de Nossa Senhora para os trabalhos da Plenária. No período da manhã, o segmento aprovou o regimento interno, e apresentou propostas para as diretrizes e ações priorizadas na carta elaborada durante o I Seminário de Políticas Públicas para as Culturas Populares realizado, em Brasília, em 2005.

Saiba Mais











Indígenas querem a criação de um programa de ações para a valorização da cultura do segmento



Delegados e delegadas da Pré-Conferência de Culturas Indígenas encerraram os trabalhos ontem (dia 09), último dia do evento, com um canto religioso. Uma grande novidade foi a participação feminina na composição do primeiro colegiado do segmento, já pleiteada anteriormente pelo Grupo de Trabalho Indígena que, desde sua criação, em 2004, não possuía mulheres indígenas em sua constituição. A continuidade das ações do GT também foi assegurada por meio da eleição de membros do grupo. Dentre as principais propostas aprovadas para a II ª Conferência Nacional de Cultura, que acontecerá, também em Brasília, de 11 a 14 de março, está a criação de um programa de ações de valorização e difusão do patrimônio cultural indígena.

Saiba Mais




No dia Internacional da Mulher, delegados da setorial garantem 50 por cento de participação feminina no Colegiado de Culturas Indígenas

A Pré-Conferência de Culturas Indígenas começou hoje com uma demonstração da força da mulher indígena, no Dia Internacional da Mulher. Como delegadas, elas garantiram, por meio de voto da Plenária, que 50 por cento das vagas no Colegiado Setorial do segmento sejam ocupadas por elas. Os delegados, índios e não índios, da Pré-Conferência de Culturas Indígenas, também decidiram que os indígenas farão parte de 50 por cento das vagas do Colegiado Setorial.



Saiba Mais






Comunicação SID/MinC

Telefone: (61) 2024-2379

E-mail: identidadecultural@cultura.gov.br

Acesse: www.cultura.gov.br/sid

Nosso Blog: blogs.cultura.gov.br/diversidade_cultural

Nosso Twitter: twitter.com/diversidademinc







Prezado usuário,

O envio desta mensagem foi realizado por meio da lista de endereços da Secretaria da Identidade e da Divrsidade Cultural do Ministério da Cultura - SID/MinC

As mensagens são enviadas a pessoas que se cadastraram, previamente, ou foram indicadas por terceiros.

Caso não deseje receber mensagens da SID, por favor, responda este email com o título "remover" como assunto. Se quiser ser cadastrado nessa lista, envie um email com seus dados para elisangela.souza@cultura.gov.br com o título "inscrever" no campo assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim