quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Operação Corsário

Operação Corsário das polícias civil e militar do RS resulta em mais de 15 toneladas de produtos piratas apreendidos
10/02/2010 17:21


Policiais civis e militares realizaram nessa terça-feira (09), a Operação Corsário, nas cidades de Torres, Capão da Canoa e Tramandaí, no litoral norte do RS. As ações tiveram por objetivos o combate à pirataria e falsificação de produtos e a repressão da prática de crimes contra a ordem econômica, tributária, as relações de consumo e a propriedade industrial. A ação contou com um efetivo de mais de 200 policiais civis e 60 policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (BOE-BM) e 20 agentes dos outros órgãos envolvidos. De acordo com a delegada Patrícia Sanchotene Pacheco, titular da Delegacia de Polícia de Proteção aos Direitos do Consumidor, Saúde Pública e da Propriedade Intelectual, Imaterial, Industrial e Afins (DECON), ao todo, foram aprendidas mais de 15 toneladas, resultando em dezenas de milhares de produtos apreendidos, entre camisetas, tênis, bolsas, bonés e óculos, de diversas marcas, falsificados.

Segundo a delegada Patrícia, a operação também teve como mote a identificação de possíveis laços de facções gaúchas com a chamada “máfia chinesa” arraigada fortemente em São Paulo. De acordo com ela, o nome da ação faz referência a um tipo de pirata que agia em nome de algum rei, que tinha como objetivo roubar, saquear e a pilhar, vindo a dividir os lucros com esse monarca.

A delegada esclarece que, na cidade de Torres, os mandados de busca resultaram em:

- indivíduos que responderão a Termos Circunstanciados (TC) - 20;
- estrangeiros identificados (chineses) – 04;
- volumes de objetos falsificados apreendidos – 100;
- unidades de tênis apreendidos na casa de um chinês – 16.400;
- R$ 16.400,00 em dinheiro, além de computadores, notebook’s e celulares.

No município de Capão da Canoa os mandados de busca resultaram em:
- indivíduos que responderão a TC – 25;
- estrangeiros identificados (chineses) – 22;
- volumes de objetos falsificados – 498.

Ainda em Capão da Canoa foi descoberto, pelos policiais, um depósito com milhares de produtos piratas, sendo apreendida meia tonelada de peças de vestuário e tênis falsificados.

Em Tramandaí os mandados de busca resultaram em:
- indivíduos que responderão a TC – 21;
- estrangeiros identificados (chineses com filhos brasileiros) –- 05;
- volumes de objetos falsificados apreendidos - 108.

De acordo com a delegada Patrícia Pacheco, a Operação Corsário, além da Polícia Civil e Brigada Militar, também contou com o apoio de outros órgãos, tais como, Ministério Público Estadual, Polícia Federal e Secretaria Municipal da Indústria e Comércio de Tramandaí, que integraram a força-tarefa, criada no âmbito do Comitê Interinstitucional de Combate à Pirataria.

Fonte: Ascom PC - Operação Verão Legal RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim