sábado, 6 de fevereiro de 2010

Boletim do Sindicato dos Jornalistas do RS



Nota Oficial

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e a Associação Riograndense de Imprensa (ARI), vêm a público manifestar solidariedade ao jornalista Luiz Cláudio Cunha, autor do livro Operação Condor: O Sequestro dos Uruguaios, lançado em 2008 pela editora L&PM. Passados mais de 30 anos dos fatos, o profissional que denunciou o seqüestro em 1978 está sendo processado pelo ex-policial do DOPS gaúcho João Augusto da Rosa, codinome Irno.

As entidades signatárias entendem que fatos como esse comprometem o livre exercício da profissão de jornalista. O Sindicato e a ARI afirmam plena confiança de que a atuação do profissional está amparada na verdade e nos limites da ética jornalística. Em face disso, esperam que a Justiça seja realmente empregada neste caso emblemático e vergonhoso das ditaduras brasileira e uruguaia.

Alertamos que processos como esse, enfrentado por Luís Cláudio Cunha, interferem diretamente na compreensão e convivência sob os princípios do Estado Democrático de Direito, ao qual são inerentes a liberdade de informação, a liberdade de expressão e o sagrado direito ao livre exercício profissional.

* Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul e Associação Riograndense de Imprensa





--------------------------------------------------------------------------------




Mutirão debate processos de comunicação e cultura solidária

A abertura oficial do Mutirão de Comunicação América Latina e Caribe ocorreu na noite desta quarta-feira, 3 de fevereiro no Centro de Eventos da Universidade. O Mutirão tem o objetivo de promover o diálogo nos processos de comunicação, movido pela força da cultura solidária.

O encontro reuniu importantes nomes da Igreja Católica no mundo, como o arcebispo de Porto Alegre, Dom Dadeus Grings, o presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Cláudio Maria Celli, o presidente da Comissão Episcopal para a Cultura, Educação e Comunicação da CNBB e arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, o bispo auxiliar da capital, Dom Remídio José Bohn, entre outros. Também estiveram presentes o senador Pedro Simon, a governadora Yeda Crusius e o prefeito José Fogaça.

A Orquestra de Flautas Villa Lobos abriu o evento, que também contou com uma conferência de Dom Cláudio Maria Celli. O arcebispo da capital, que também preside o Mutirão, lembrou os desafios atuais para se acompanhar a mudança que ocorre na comunicação, agora mais democrática e de tantas formas diversificadas. O vice-reitor destacou o objetivo audacioso de se promover um espaço de diálogo sobre justiça, liberdade e paz. "Hoje em dia, todos veem tudo e sabem tudo. Mas não compreendem melhor o que acontece", frisou.

Fonte: Assessoria comunicação Muticom/ texto e fotos



Mais informações:
http://www.jornalistas-rs.org.br/















Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo

Chegou à quinta edição o Prêmio Massey Ferguson de Jornalismo. Cada jornalista poderá inscrever até três trabalhos publicados em veículos brasileiros no período de 1° de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de 2009, com temas relativos ao agronegócio. O prêmio de R$ 8 mil será destinado aos vencedores das cinco categorias: Jornal, Revista, Fotojornalismo, TV e Internet. O regulamento e a ficha de inscrição já estão à disposição no blog do prêmio.

PECs podem ser votadas no 1º semestre

O ano de 2010 começa com duas importantes decisões que contribuem para o fortalecimento do movimento pela valorização da formação acadêmica para o exercício da profissão. A exigência de diploma para o exercício de funções jornalísticas no Executivo e Legislativo de Belo Horizonte agora é Lei. E o 17º Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social (Cobrecos) aprovou resolução em defesa do diploma de Jornalismo. Cresce, agora, a expectativa de que as propostas de emenda constitucional que tramitam no Congresso Nacional sejam aprovadas ainda no primeiro semestre deste ano.
http://www.fenaj.org.br/

Concurso fotográfico

Estão abertas as inscrições para o 7º Concurso Sesc de Fotografia. O tema é "O verão no RS".
http://www.sesc-rs.com.br/concurso_fotografia/index.htm


Jornal de São Marcos necessita de jornalista

O Jornal da cidade de São Marcos está procurando profissionais para trabalhar no jornal e também produzir textos para a internet.
Para maiores informações entrar em contato com Rose no telefone (54) 3291 2200 ou 3034 0222, ou ainda pelo e-mail: comercial@lattualita.com.br .


Comissão do Congresso Nacional dos Jornalistas definiu valores de inscrição

O 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS, de 18 a 22 de agosto de 2010, teve os valores de inscrição definidos na última reunião da Comissão.
Mais informações:
http://www.jornalistas-rs.org.br/




Fórum Social Mundial 2010 reuniu 35 mil pessoas em Porto Alegre

Organização registrou 39 países inscritos e realizou 915 atividades na capital e em cincos cidades da região metropolitana.

O Fórum Social Mundial (FSM) de Porto Alegre chegou ao fim nesta sexta-feira, 29, após uma semana de debates que avaliaram os dez anos do processo que nasceu para pensar “um outro mundo possível”. Conforme divulgou o jornal Correio do Brasil, o evento contou com 35 mil participantes, e segundo um dos idealizadores do FSM, Cândido Grzybovski, a edição de Porto Alegre foi mais “enraizada”. “A participação local foi muito forte, o que é um aspecto muito positivo. Tivemos aqui o melhor debate que se fez até hoje na série de fóruns, com avaliação estratégica e pensando os próximos desafios”, disse.









--------------------------------------------------------------------------------


Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Twitter
http://twitter.com/jornalistasrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim