sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Vacinação da Gripe A

Vacinação contra gripe A deve incluir faixa etária de 30 a 39 anos no Estado
28/01/2010 11:09


O Governo do Estado divulgou nesta quarta-feira (27) que, no Rio Grande do Sul, a vacinação contra a gripe A (H1N1) também deverá incluir a faixa etária de 30 a 39 anos como grupo de risco. O anúncio foi feito pelo secretário estadual da Saúde, Osmar Terra, em entrevista coletiva realizada nesta tarde. Isto porque, no Estado, foi grande a incidência de casos confirmados da doença em mulheres grávidas e em idade fértil.

O Estado vai aderir ao restante da campanha apresentada pelo Ministério da Saúde e seguir o mesmo calendário. A diferença será para o período destinado a imunizar pessoas com idade entre 30 e 39 anos. A proposta de incluir o novo grupo de risco já foi encaminhada ao Ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Inicialmente, estavam previstas 5 milhões de doses para para vacinar 45% da população do Estado. Com a provável inclusão da nova faixa etária, serão necessárias em torno de 6 milhões de doses de vacina destinadas a 55% da população gaúcha.

Calendário de vacinação

Público-alvo Perído
Profissionais de saúde e indígenas 8 a 19 de março
Gestantes 22 de março a 7 de maio
População com doenças crônicas e crianças
saudáveis de seis meses até dois anos 22 de março a 2 de abril
Adultos saudáveis 20 a 29 anos e de * 30 a 39 anos 5 a 23 de abril
Idosos com mais de 60 anos com doenças crônicas 24 de abril a 7 de maio

* Somente no Rio Grande do Sul

O secretário afirmou que não se está livre da segunda onda de contágio. "O H1N1 está atingindo a Europa e também há muitos casos no Rio Grande do Norte." No entanto, ele estima que 20% da população já esteja imunizada em função de contato com o vírus desde que foi detectado o primeiro caso confirmado, em maio de 2009.

Em todo o Rio Grande do Sul, a partir de março, cerca de 3 mil pontos de vacinação entram em funcionamento. Terra também informou que a vacina já foi testada e apresenta apenas contraindicações para casos de pessoas com infecção e baixa imunidade. De acordo com dados do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), desde o início da pandemia até janeiro de 2010, foram notificados 8.190 casos e confirmados 3.540. Os óbitos notificados confirmados somaram 272, enquanto 187 foram descartados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim