sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Sindicato dos Jornalistas do RS No Fórum Social Mundial




Porto Alegre,
29 de janeiro de 2010

• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 12/133 - 13 andar Porto Alegre/RS
Tel.: (51) 3228.8146 | 3226.0664 | 3226.1735
http://www.jornalistas-rs.org. br/



Assessoria de comunicação: Bibiana Nunes
web@jornalistasrs.brte.com.br




Liberdade de imprensa é instrumento de cidadania

Na sede da Associação Riograndense de Imprensa – ARI - que, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, realizaram na tarde desta quarta-feira, dia 27, um debate sobre liberdade de expressão e liberdade de imprensa.

Na abertura, foi feita uma explanação por Vilson Romero, diretor de Direitos Sociais e Liberda de Expresão da ARI.

Ao iniciar o debate, o presidente da ARI, Erci Thorma, ressaltou que a Associação completa 75 anos e que nasceu com esse pressuposto da liberdade de imprensa. Já o presidente do Sindicato, José Nunes, explicou que esse debate tinha o objetivo de se refletir sobre liberdade de expressão e de imprensa.



Fotos/Arfio Mazzei


Os debatedores foram Sérgio Murillo de Andrade, presidente da Fenaj, Suzana Blass, presidente do Sindicato dos Jornalistas do município do Rio de Janeiro e Elmar Bones, da JÁ Editores.


“Outro mundo e necessário... e urgente”

O debate denominado “Novos parâmetros para o desenvolvimento”, contou com Boaventura de Sousa Santos, sociólogo e catedrático da Universidade de Coimbra, juntamente com a senadora Marina Silva, ex-ministra do meio ambiente e o empresário Oded Grajew, teve uma grande participação e ocorreu ontem à tarde, em Porto Alegre.

Por Roberto Revoredo Castro (especial)

Fórum Social em São Leopoldo

Nem a chuva nem a falha momentânea da energia elétrica puderam interferir no bom começo do Fórum Social Mundial na cidade de São Leopoldo. Tanto a Biblioteca Municipal como os espaços reservados na casa Cuba, Juventude e o show artístico estavam prontos para receber aos participantes que chegaram cedo para compartilhar das palestras e debates que se iniciaram tal como se tinha programado.

Por Roberto Revoredo Castro (especial)


Mais informações:
http://www.jornalistas-rs.org.br/



ColetivaEAC realiza a primeira edição de curso sobre assessoria de imprensa

A ColetivaEAC – Centro de Estudos Avançados em Comunicação, Marketing e Opinião Pública promove a primeira edição do curso Assessoria de Imprensa. As aulas serão ministradas pelas jornalistas Laura Gluer e Carmen Langaro nos dias 3, 4, 8 e 10 de fevereiro, das 19h às 22h, na Esade (Rua Luiz Afonso, 84, Bairro Cidade Baixa).
www.coletivaeac.com.br


Em defesa da TVE e da FM Cultura

As emissoras de TV e rádio da Fundação Cultural Piratini correm o risco de extinção. O Governo do Estado quer transferi-las para o Centro Administrativo, abandonando as instalações do Morro Santa Teresa e uma das melhores localizações para as atividades de radiodifusão no RS. Seus propósitos são indefensáveis, julgo. Os refiro sinteticamente, desejando que sejam repensados. Afinal, a TVE e a FM Cultura constituem um patrimônio social, histórico e cultural dos gaúchos, e a transformação radical que pesa sobre ambas não deve ser decidida à revelia dos mesmos.

Pedro Luiz S. Osório -Presidente do Conselho Deliberativo da Fundação Cultural Piratini



Sindicato dos Jornalistas participou da Marcha

A marcha de abertura do FSM saiu por volta das 18h do Largo Glenio Peres, e seguiu até a Usina do Gasômetro, onde houve shows de Bataclã FC, Renato Borgetti, Revolução RS, Marieti Fialho, Tonho Crocco, Banda Gog, Teatro Mágico, Papas da Língua e Marcelo D2.

Foto/Arfio Mazzei

Dirigentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS se fizeram presentes.

PECs podem ser votadas no 1º semestre

O ano de 2010 começa com duas importantes decisões que contribuem para o fortalecimento do movimento pela valorização da formação acadêmica para o exercício da profissão. A exigência de diploma para o exercício de funções jornalísticas no Executivo e Legislativo de Belo Horizonte agora é Lei. E o 17º Congresso Brasileiro dos Estudantes de Comunicação Social (Cobrecos) aprovou resolução em defesa do diploma de Jornalismo. Cresce, agora, a expectativa de que as propostas de emenda constitucional que tramitam no Congresso Nacional sejam aprovadas ainda no primeiro semestre deste ano.
http://www.fenaj.org.br/

FSM faz balanço sobre a Confecom

Dezenas de pessoas participaram na manhã desta terça-feira, da mesa “Balanço da Confecom e agenda para 2010”, promovida pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC), durante o Fórum Social Mundial 10 anos – Grande Porto Alegre, ocorrido no Centro Universitário Lasalle, em Canoas. O encontro que contou com as presenças de Celso Augusto Schröder (FNDC/FENAJ/FEPALC/SINDJOR), Gerson Almeida (Secretaria Geral da Presidência da República), Rosane Bertotti (CUT/FNDC), Carolina Ribeiro (Coletivo Intervozes), Octavio Pieranti (Ministério da Cultura) serviu para as entidades fazerem uma avaliação da I Conferência Nacional de Comunicação.

http://www.cutrs.org.br/
Fonte: CUT-RS/SINDJOR

'Outro mundo ainda é possível', acredita o criador do Fórum Social Mundial

Dez anos depois da primeira edição do Fórum Social Mundial, em 2001, a proposta de “um outro mundo possível”, criada em contraposição ao avanço do neoliberalismo representado pelo Fórum Econômico de Davos ainda é atual. A análise é do empresário Oded Grajew, considerado “pai” do FSM.

Fonte: Redação, com ABr - de Brasília
http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2010/01/23/materia.2010-01-23.7554597546/view

Comissão do Congresso Nacional dos Jornalistas definiu valores de inscrição

O 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, que acontecerá no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre/RS, de 18 a 22 de agosto de 2010, teve os valores de inscrição definidos na última reunião da Comissão.
Mais informações:
http://www.jornalistas-rs.org.br/



--------------------------------------------------------------------------------


Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Twitter
http://twitter.com/jornalistasrs


Recesso de 29/jan a 3/fev - Sindicato dos jornalistas profissionais do RS


Em função do feriado, em Porto Alegre, de Nossa Senhora dos Navegantes, no próximo dia 2 de fevereiro, o Sindicato encerra seu expediente nesta sexta-feira, dia 29 de janeiro e retorna na quarta-feira, dia 3 de fevereiro de 2010.


Caso não visualize este e-mail adequadamente, acesse este link. Descadastre-se caso não queira mais receber e-mails. Enviado pelo Easy Mailing.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim