segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Oficina de Teatro




Divulgue a Idéia! Participe!





Oficina de Teatro-Fórum

PARA ATORES E NÃO ATORES



De 14 de Janeiro até 11 de Fevereiro



Oficina com 20 horas de duração onde são experimentados jogos e exercícios teatrais do Método do Teatro do Oprimido, criado por Augusto Boal. Os participantes da oficina montarão um teatro-fórum baseado em algumas experiências que viveram de opressão, essa peça-fórum poderá ser levada a público se for vontade dos participantes. E o espect-ator poderá intervir nos rumos dessa história, porque no teatro-fórum é assim, você assiste à peça e no final pode interferir na história tentando solucionar os conflitos.



Local: Usina do Gasômetro – Sala 502



Terças e Quintas das 19h às 21: 30h.



Com Celso Veluza



Organização: NETO – Núcleo de Estudos do Teatro do Oprimido



Últimos temas apresentados pelo teatro-fórum: Conceitos Ecológicos, Casos de Família, A Saúde Em Cena, Bullying, Homofobia, Racismo, Comercio de Drogas, Loucura, Discriminações e Preconceitos, Opressões Internas, As Varias Faces da Opressão.



Inscrições: 9161. 5014 ou celso.veluza@gmail.com

R$ 80,00 (20 horas = Oito encontros de 2h e 30 minutos)



Fotos: Arquivo do núcleo





Oficinas: uma inovação pedagógica real
Oficina não é um método ou técnica a mais, mas sim uma modalidade de ação.

Não é somente um lugar para aprender fazendo. Supõe, principalmente, o pensar, o sentir, o intercâmbio de idéias, a problematizarão, o jogo, a investigação, a descoberta e a cooperação.

Prevê a realização conjunta de projetos.


Toda a oficina precisa promover a investigação, a ação, à reflexão, combinar o trabalho individual e a tarefa socializada, garantir a unidade entre a teoria e a prática.


N
E
T
O

Núcleo de Estudos do Teatro do Oprimido






O Teatro do Oprimido, criado pelo teatrólogo Augusto Boal, é o único Método Teatral elaborado no hemisfério sul (Brasil e América latina) que é utilizado em mais de 70 países dos cinco continentes.

É um Método Estético que reúne exercícios, Jogos e Técnicas Teatrais que objetivam a desmecanização física e intelectual dos seus praticantes e a democratização do teatro, estabelecendo condições práticas para que o participante se aproprie dos meios de produzir teatro e amplie suas possibilidades de expressão, estabelecendo uma comunicação direta, ativa e propositiva entre espectadores e atores.



Nossas Invenções

Oficinas de Teatro-Fórum

Curso com 20 horas de duração onde são experimentados jogos e exercícios teatrais do Teatro do Oprimido. Os participantes da oficina montarão um teatro-fórum baseado em algumas experiências que viveram de opressão, essa peça-fórum poderá ser levada à público se for vontade dos participantes. E o espect-ator poderá intervir nos rumos dessa história, porque no teatro-fórum é assim, você assiste à peça e no final pode interferir na história tentando solucionar os conflitos.



Últimos temas apresentados pelo teatro-fórum: Conceitos Ecológicos, Casos de Família, A Saúde Em Cena, Bullying, Homofobia, Racismo, Comercio de Drogas, Loucura, Discriminações e Preconceitos, Opressões Internas, As Varias Faces da Opressão.





Espetáculo: "Minha Namorada é Verde"

Teatro-fórum criado a partir da experiência de integrantes do grupo no engajamento em causas ambientais e sociais, o que faz sua vida diária diferente do cotidiano da maioria das pessoas. Conta a história de Joana, ecologicamente responsável e socialmente solidária que tem grande vontade de tornar sua vida mais suave para o planeta e que para isso transformou o seu cotidiano de forma a causar menos impactos ao meio ambiente e contribuir para a justiça social. Com hábitos diferentes da maioria das pessoas, seu namorado, irmã e amigo sem entendê-la entram em conflito com Joana, que já não sabe mais se procura conquistar mais adeptos ã sua causa o que sente fazer parte de sua missão ou aceita as escolhas dos outros inclusive para si em silêncio.



Ecoclowns

São palhaços, de nariz verde, pela causa ecológica que tem como principal ação o protesto cênico que adverte as pessoas para a questão da limpeza urbana: Os quatro Ecoclows com apitos a postos em lugar público ficam alertas para as pessoas que jogam lixo e baganas de cigarro no espaço público quando o evento acontece um Ecoclown apita e aponta, todos Ecoclowns se reúnem no entorno da pessoa um continua a apitar, outro mostra o cartão vermelho, outro trás o saco de lixo e o quarto pega o lixo e entrega para a pessoa para que ela coloque o seu lixo no saco. Desse protesto cênico surgiram situações hilárias, inusitadas para quem assiste, constrangedoras para quem é apontado pela falta.



Aquecimentos de Sábado à Noite

Oficinas de vivências utilizando técnicas do Teatro do Oprimido, Bioenergética, Yôga, massagem e música tudo isso no palco com iluminação especial e trilha sonora especial. Finalizado com uma leitura de como cada um se sentiu e dá sua opinião sobre a proposta. O Gran Finale fica a cargo de uma Jam Session onde todos podem tocar instrumentos musicais, o próprio corpo como instrumento musical, instrumentos inventados, cantar e dançar mais relaxados e energizados do que quando chegaram.



Espetáculo: "Quem Vê Calça Não Vê Coração"

Teatro-fórum baseado na vivência dos atores que já muitas vezes foram julgados pelas suas vestimentas e passaram por situações de apelo da mídia e do comércio ao consumismo. Conta à história de um trabalhador humilde e negro que sai do trabalho com roupas simples, no ponto de ônibus ele fracassa na tentativa de pegar o ônibus para voltar para casa, vai caminhando até em casa onde lhe espera sua esposa que está brava devido a sua demora. Ela reclama das condições em que vivem e exige bens de consumo que eles não têm condições de adquirir. Em meio à turbulência destes acontecimentos e influenciado pela mídia, Washington da Silva desespera-se e vai ao shopping onde acredita vai encontrar a solução para seus problemas, lá ele não só não encontra a solução mágica para seus problemas como contrai dívidas que com sua renda escassa não terá condições de pagar.



www.teatro-do-oprimido.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim