terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Maçã e Suco de Maçã são Merenda Escolar

A ISENÇÃO DO ICMS para a Maçã e Pêra, a inclusão da MAÇÃ E SUCO DE MAÇÃ NA MERENDA ESCOLAR, o asfaltamento da BR285 A ESTRADA DA MAÇÃ, a construção do AEROPORTO REGIONAL DE CARGAS, foram lutas bem sucedidas nos 19 anos de nosso mandato parlamentar. Mas muito há por fazer na defesa do interesse regional (veja em www.appio.com.br no link da maçã).



1. Agregar a indústria e o turismo à Fruticultura, será pauta da 2ª FRUTIVAR 2010.



2. Por ora, apenas a elaboração do suco de maçã, pela TECNOVIN (Bento Gonçalves) aproveita 30% da fruta descartada nos pomares (raleio, queda de granizo).



3. Não há industrialização da maçã desidratada ou fabricação de chimias, geléias e doces de maçã (exceto na forma caseira e artesanal), muito menos vinagre ou vinho de maçã.



4. Na crescente indústria de turismo, o único avanço foi na rede hoteleira.



5. Os restaurantes ainda não incorporaram a fruta em seus cardápios.



6. O comércio, o maior beneficiado pela produção de maçã (a metade do estado, uma quarta parte da produção nacional está em Vacaria), reluta em expor a maçã nas vitrines.



7. Não há visitação aos pomares, muito menos roteiros aos packins.



8. O setor reluta em investir no marketing da maçã.



9. O comércio da maçã ainda é restrito às fruteiras e supermercados. Não há pontos específicos, mesmo nas BR285 e BR116, reconhecidas como rotas de turismo internacional.



Para ilustrar as dificuldades enfrentadas pelos que defendem a fruticultura (geração de emprego e renda, impostos para o município, saúde e qualidade de vida), no último NATAL DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE (no cartaz, uma arvore de natal de maçãs) 800 pacotes de maçã desidratada, distribuídos às crianças, foram adquiridos pelos organizadores fora do Estado.



Na universalização das informações, começa a distribuição gratuita da revista da MAÇÃ NA COZINHA (palestras de médicos, nutricionistas, cientistas e técnicos), um resumo da 1ª FRUTIVAR, impressa e na internet. Em breve, outra publicação: A MAÇÃ NA MERENDA ESCOLAR. Alguns tópicos já estão disponíveis em www.appio.com.br



Clique aqui para acessar as novas informações da MAÇÃ NA MERENDA ESCOLAR





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim