segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Copa Arthur Dallegrave Inter B Campeão

* O Inter B conquistou a copinha RS título justo para o campeonato que homenageou um grande colorado sr. Arthur Dallegrave. Parabéns a Federação Gaúcha de Futebol.
Paulo Furtado
Editor

Juventude na Série C

* Infelizmente a terceira força do futebol do RS cai para Série C. O Ju é grande e com certeza vai voltar a Série B e A.
Paulo Furtado
Editor

Unegro


Companheiras e Companheiros.

Estamos reproduzindo uma matéria publicada no dia de hoje, pelo Jornalista Dojival Vieira da AFROPRESS, com o Sr. Victor Hugo Amaro, que se diz caluniado e que com certeza suas respostas foram construídas por Sátira Machado, a mesma que escreveu o documento em nome da Associação de Carnaval.

Esperamos que a AFROPRESS publique os documentos que enviamos a Dojival e que Sátira Machado de publicidade aos documentos que foram solicitados a Comissao Eleitoral e até o presente momento não foi dada publicidade.

No anexo estamos encaminhando o Diario Oficial do Estado do RS, do dia 09 de Setembro de 2008, página 41, onde se constitui a Comissao Eleitoral do CODENE.

Nosso interesse e dar publicidade a esta matéria, pois ela traz inverdades publicadas por este Jornal Eletrônico, que com certeza irão ser encaminhadas a Justiça e esperamos que o mesmo mostre o seu compromisso com a verdade.

Asé.

José Antonio dos Santos da Silva

Presidente do CODENE até 26 de junho de 2009.





Negros gaúchos condenam continuísmo

Por: Redação - Fonte: Afropress - 2/6/2009

Porto Alegre - O novo presidente do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra do Rio Grande do Sul (CODENE), Victor Hugo Rodrigues Amaro (foto), afirma que o ex, José Antonio dos Santos da Silva, quer se perpetuar no poder e tem lançado mão de manobras, ofensas, agressões e até tentado confundir o Judiciário, o que tem provocado enorme desgaste político as entidades negras gaúchas e impedido avanços. “O ex-presidente e seus poucos aliados tem o intuito de manter o continuismo dentro do Conselho”.



Victor Hugo garante que o mandato de José Antonio acabou no dia 30 de outubro do ano ano passado. O ex-presidente, porém, insiste que o mandato termina em 22 de junho próximo e conseguiu um despacho do juiz da 3ª Vara da Fazenda Pública, Martin Shulze, nesse sentido. A Procuradoria Geral do Estado recorreu para tornar sem efeito a decisão do juiz.

Segundo o novo presidente, a tentativa de partidarizar o debate no sul, por parte de José Antonio, representante da Unegro (entidade que reúne negros ligados ao PC do B) ao acusar a governadora Yeda Crusius de tentar destituí-lo, é uma farsa e não encontra eco, nem mesmo na entidade que representa. “Não tem fundamento, pois as eleições foram realizadas justamente para que o CODENE não ficasse sem a representatividade da sociedade civil. Soube que a Unegro emitiu nota denunciando que não concorda com o posicionamento do seu representante aqui no Rio Grande. Golpe pretende dar quem quer se perpetuar no CODENE”, acrescenta.

Embora seja um órgão público, os vínculos do CODENE, com o Governo do Estado, segundo Victor Hugo, são de natureza técnico-administrativa. “Há vinte anos, entra governo e sai governo e as políticas públicas avançam pouco, pois a articulação do Conselho é falha. Isso acontece também nos municípios que tem coordenadorias ou conselhos, onde não se consegue avançar concretamente”, afirma.

Victor Hugo diz que o processo de preparação da Conferência Estadual gaúcha, que tirou 57 delegados que irão à Conferência Nacional, em Brasília, no final do mês, embora tumultuado pelo ex-presidente e pelos setores que o apóiam, já representou uma novidade. “Muitos delegados regionais, com grande atuação nas comunidades negras no interior, ficaram de fora da delegação, por conta das manobras de lideranças negras comprometidas com interesses ideológicos e com a manutenção de seus pseudo-poderes. Esta delegação pode ainda não ser a verdadeira expressão da negritude gaúcha, mas já demonstra a renovação que se inicia”, enfatiza.

Veja, na íntegra, a entrevista concedida por e-mail ao Editor de Afropress, jornalista Dojival Vieira.

Afropress - Afinal, quando começou e quando terminou o mandato de José Antonio dos Santos? Ele tem razão quando insiste que seu mandato vai até o dia 22 de junho, inclusive recorrendo ao Judiciário?

Victor Hugo - O mandato dos ex-representantes da sociedade civil no CODENE começou em 30 de outubro de 2006, quando nós, inclusive a minha organização, elegemos o José Antônio, da Unegro, como presidente em 13 de novembro de 2006. Então, acompanho o parecer do Departamento Jurídico da Associação das Entidades Carnavalescas de Porto Alegre e Rio Grande do Sul (Aecpars), entidade reeleita, a qual represento no CODENE, que, assim como o Ministério Público e a PGE entendem que o mandato iniciou na data da publicação no Diário Oficial do Estado em 30/10/2006 e que findou em 31/10/2008.

O José Antônio já começou a exercer o seu mandato a partir de 13 de novembro de 2006, mesmo assim solicitou uma cerimônia de posse ao governo, para dar maior visibilidade ao Conselho, o que aconteceu em 27 de junho de 2009. Mas esta cerimônia não lhe deu direito a prorrogar o mandato, que está atrelado ao mandato do colegiado, ou seja, se o mandato da Unegro se encerrou em 2008, o do José Antônio, também.

No dia 5 de setembro de 2008, o colegiado do CODENE autorizou a realização das eleições, conforme ata da reunião. Então, em 07 de novembro de 2008, foram eleitas as 12 (doze) entidades da sociedade civil para o novo mandato. Agora em março de 2009, foi eleita a nova Diretoria do CODENE. Eu sou o presidente, a vice é a Elisiane Ferreira, a secretária executiva é Francisca Bueno e a tesoureira, Liliana Cardoso.

Afropress - A posição do ex-presidente que acusa a governadora Yeda Crusius de dar um golpe para destituí-lo tem algum fundamento?

Victor Hugo - Não tem fundamento, pois as eleições foram realizadas justamente para que o CODENE não ficasse sem a representatividade da sociedade civil a partir de 31 de outubro de 2008. Com as novas eleições, foi dada a oportunidade por meio de Edital, a todas as entidades concorrerem, quando, além da entidade que represento, a Aecpars, mais onze entidades da Sociedade Civil foram eleitas legitimamente para composição do novo colegiado. O CODENE então seguiu em pleno funcionamento.

Afropress - Quais as dificuldades enfrentadas desde a sua eleição e posse para levar adiante as tarefas que cabem ao CODENE?

Victor Hugo - Desde o ano passado, todo o processo eleitoral tem sido muito desgastante. O ex-presidente e seus poucos aliados tentam desmobilizar propositalmente o pleito, com o intuito de manter o continuismo dentro do Conselho. Ofensas, agressões e desmoralizações têm trazido um desgaste político entre organizações, pessoas do movimento negro e órgãos públicos. Isso tem impedido os avanços de ações, especialmente as reivindicações prioritárias do CODENE, conforme a Lei 11.901/03.

Afropress - Quais as forças que hoje compõem o CODENE com a sua eleição e quais são as metas e o programa de sua gestão?

Victor Hugo - Hoje, as forças que compõem o CODENE são muito mais do que forças políticas partidárias. São forças sociais com representação do carnaval, dos clubes negros, da capoeira, dos quilombos, da juventude, das mulheres negras, da religiosidade, das áreas da saúde, da educação, da cultura, das artes, dos esportes, ou seja, uma sociedade civil engajada e com trabalho real junto às comunidades. Na representação governamental, é a primeira vez que a maioria dos conselheiros são negras e negros, realmente comprometidos com a causa e de diferentes orientações políticas. Todos tem apoiado o novo colegiado e repudiado a maneira como vem se manifestando alguns dos ex-conselheiros.

A principal meta da nova diretoria, em diálogo com o pleno, é aproximar o CODENE de cada negro e negra de todo o Estado. Estamos centrados na mobilização de todos os municípios do RS, com o objetivo de fortalecer os conselhos e as coordenadorias ligadas às políticas de igualdade. Precisamos propiciar a aproximação e a participação de todos. As decisões devem ser coletivas, assim como as demandas são coletivas.

Afropress - Embora subordinado à Secretaria da Justiça do Estado, o CODENE tem autonomia para encaminhar as políticas públicas em sua área de competência e atuação? O CODENE tem orçamento? Em caso positivo, qual?

Victor Hugo - O CODENE é órgão público, somente vinculado técnico-administrativamente à Secretaria. Mas, há vinte anos, entra governo e sai governo e as políticas públicas avançam pouco, pois a articulação do Conselho é falha. Isso acontece também nos municípios que tem coordenadorias ou conselhos, onde não se consegue avançar concretamente.

A Lei 11.901/03, do CODENE, prevê um Fundo de Reparação, mas ele nunca saiu do papel. Em 2007, o CODENE teve R$ 100 mil aprovados no orçamento, via emenda parlamentar, mas o ex-presidente não abriu nenhum Edital público para acessar o recurso. Esse é o CODENE que estamos assumindo: um conselho com um fluxo truncado, onde os projetos para as comunidades negras não chegam para apreciação, pois as próprias organizações negras não fazem questão disso, o que gera um desrespeito geral com o Conselho. Parece que ninguém acredita que o órgão vai realmente impulsionar o desenvolvimento social.

Precisamos mudar essa realidade. Já existem recursos para projetos para as comunidades negras no orçamento do Estado, em várias secretarias, os quais o ex-presidente não moveu uma palha para deliberar ações reais, mesmo pressionado pelo colegiado da época. O principal desafio do CODENE é garantir que esses recursos sejam usados e de forma eficiente.

Afropress - Como a Governadora Yeda Crusius tem tratado a questão étnico/racial? Há sensibilidade no Governo para o tema?

Victor Hugo - O racismo institucional está presente em várias esferas dos governos e aqui não é diferente. Temos conselheiros governamentais negros e negras em várias secretarias, comprometidos com nossa gestão, eleita em março/09. A própria criação, neste governo, da Coordenadoria Estadual de Políticas de Igualdade Racial foi um avanço. Mas precisamos de infra-estrutura para essa Coordenadoria e o para o próprio Conselho, coisa que ainda não temos. Só assim poderemos, conjuntamente, implantar políticas efetivas, de Estado.

Não podemos negar que a governadora assinou o Decreto 45.555/08, que institui a Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme e outras Hemoglobinopatias. E sancionou a Lei 12.918/08, que dispõe sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural de origem africana e afro-brasileira no Rio Grande do Sul, atendendo as reivindicações do movimento negro. Mas no meu entendimento isso é pouco, diante das demandas das comunidades negras. Precisamos avançar mais e mais rápido, garantindo o real desenvolvimento dos afro-brasileiros.

Afropress - Como tem sido a relação com a Seppir? O fato de serem partidos diferentes no âmbito federal e estadual tem, de alguma forma, atrapalhado?

Victor Hugo - A SEPPIR tem tomado uma posição política de diálogo governamental com a Coordenadoria Estadual de Políticas de Igualdade Racial. Mas com o CODENE o diálogo ainda não se efetivou. Acreditamos que isso seja devido as inverdades publicadas por alguns integrantes de movimentos ligados a Seppir. As correntes partidárias sempre atrapalham, pois não se pensa na causa negra acima dos partidos. Muitas vezes, atitudes partidarizadas impedem o avanço das políticas.

Afropress - Quais são as expectativas para a Conferência Estadual da Igualdade Racial do Rio Grande do Sul?

Victor Hugo - A nossa Conferencia Estadual foi feita com a participação maciça do Interior do Estado que infelizmente presenciou uma moção contra o Ministro Edson Santos. Soube que a Unegro emitiu nota denunciando que não concorda com o posicionamento do representante da Unegro do RS. No nosso entendimento, as críticas aos governos são válidas e importantes, mas quando feitas com o intuito de construir uma nova alternativa e não com o poder de destruição, como propõe o documento lido ao ministro.

Houve ainda questões de organização da Comissão Organizadora da II COEPIR que foi questionada, mas avaliamos a Conferência como uma etapa positiva no amadurecimento do movimento negro gaúcho. O maior ganho foi a realização, pela primeira vez, de nove Conferências Regionais, garantindo a participação em massa do movimento negro do interior, principalmente de organizações estaduais, realmente gaúchas.

Afropress - Quantos serão os delegados gaúchos à Conferência Nacional e como estão distribuídas as diferentes forças?

Victor Hugo - O Rio Grande do Sul irá enviar 57 delegados à Brasília. Muitos delegados regionais, com grande atuação nas comunidades negras no interior, ficaram de fora da delegação, por conta das manobras de lideranças negras comprometidas com interesses ideológicos e com a manutenção de seus pseudo-poderes.Esta delegação pode ainda não ser a verdadeira expressão da negritude gaúcha, mas já demonstra a renovação que se inicia.

Afropress - A Procuradoria Geral do Estado já entrou com recurso visando tornar sem efeito o despacho do juiz Martin Schulze, da 3ª Vara da Fazenda Pública?

Victor Hugo - Segundo informações do jurídico da SJDS, a PGE já entrou com recurso e aguarda a tramitação. Mas infelizmente, por conta da morosidade da justiça, o que o ex-presidente e seus cúmplices queriam, eles conseguiram, que era agir em causa própria para saírem delegados para a II Conapir. Agora é esperar para ver o que eles farão na Conferência Nacional, se dizendo representantes do movimento negro do RS.

Afropress - Faça as considerações que considerar pertinentes.

Victor Hugo - Agradeço a imparcialidade e a possibilidade de manifestação dos novos conselheiros do CODENE, nas páginas da Afropress. Os novos conselheiros anseiam em trabalhar pela Negritude do Estado e se sentem prejudicados pelo posicionamento contrário de alguns que advogam em causa própria.



JOSÉ ANTONIO DOS SANTOS DA SILVA

Secretário Geral da UNEGRO/RS



Contatos:

51.91792404

53.99491618

jassrs@gmail.com

jass_rs@terra.com.br

www.joseantoniodossantosdasilva.blogspot.com

MSN: jass_rs@hotmail.com

Skype: jassrs62



"O que mais preocupa não é nem o grito dos violentos, dos corruptos, dos desonestos, dos sem-caráter, dos sem-ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons" Martin Luther King.



Ubuntu: é uma antiga palavra Africana, cujo significado é "humanidade para todos". Ubuntu também quer dizer "Eu sou o que sou devido ao que todos nós somos".

Angola

Prezado Prof. Renato Botão,

Saudação angolanistas.

Agradecemos sua atenção e solicitude pela realização do III Fórum Internacional de Angolanistas que, de acordo com o calendário deste Fórum académico, deve ocorrer em cada dois anos. Como sabe, tinha ficado decidido que a terceira edição seria realizada em Angola, em colaboração entre instituições brasileiras e angoolanas. O grupo técnico que vinha sendo responsável pela preparação do Fórum em Luanda topou com a dificuldade de viabilizar uma data ideal, face as perspectivas das eleições presidenciais que estavam previstas para o mesmo ano, sem data definida. Esta indefinição durou praticamente até o fim do primeiro semestre, quando o presidente de Angola finalmente confirmou o que eram apenas suspeitas: a não realização das eleições. Avaliou-se que o Fórum não deveria colidir com as campanhas presidenciais, facto que acabou afetando integralmente a divulgação do evento, embora estivessem já asseguradas as condições.

Está agora prevista a realização, no próximo mês de Dezembro, de um Seminário Técnico na Universidade Técnica de Angola (UTANGA) que receberá académicos e membros integrantes do Fórum com residência em Angola para, dentre outras coisas, discutir a agenda e temática da realização do III Fórum Internacional de Angolanistas em 2010 nesse país. Na ocasião será também designada a Comissão Organizadora do evento e as politicas de parcerias inter-institucionai s que o devem afetar. Depois desse Seminário será divulgada nesta janela nota informativa sobre os objectivos e a agenda do evento.

Sugestões sobre tema, políticas e enquadramento organizativo desse esperado evento podem ser enviados ao grupo técnico através desta janela, ou via E-mail coordenacao@ angolanistas. org. Interessados em fazer parte da Comissão organizadora, no Brasil, em Angola ou em outro país, podem também informar a intenção pelo mesmo meio.

Sem outro assunto, atenciosamente,

Rio de Janeiro, 17 de Novembro de 2009.

Coordenação do Grupo Técnico para o III Fórum Internacional de Angolanistas



www.angolanistas. org
Estudantes, professores e estudiosos unidos no estudo,
debate e divulgação de informações sobre Angola.
Inscreva-se, cadastre-se e participe desta iniciativa


--- On Mon, 11/16/09, Renato Botÿffffe3o wrote:


From: Renato Botÿffffe3o
Subject: dúvida
To: "ANGOLANISTAS"
Date: Monday, November 16, 2009, 2:59 PM



Boa Tarde ami@s Angolanistas

Gostaria d saber se este ano ocorrerá o Fórum de Angolanistas que no ano passado foi realizado pela Uerj??
Obrigado
Prof. Ms. Renato Botão

Inter se supera no Campeonato

* No seu centenário o Inter chega vivo na ultima partida do Campeonato brasileiro uma grande competição. Tudo será decidido na última rodada.
Paulo Furtado
Editor

Notícias da Prefeitura de Porto Alegre RS


Notícias


A MANCHETE
Crianças da Vila Ipiranga ganham nova escola
DESTAQUES
Mais de 100 alunos dos telecentros recebem certificados
Ciclovia de 4,6 quilômetros na Restinga
Comunidade da Restinga receberá novas moradias
Seminário discute combate à anemia por deficiência de ferro
EVENTOS
Dança inspirada em obra de Fernando Pessoa
Museu Joaquim Felizardo lembra Dia da Consciência Negra
Caminhada pelos museus da Capital recebe inscrições
MAIS SERVIÇOS
Inscrições abertas para 50 vagas de atendente de lanchonete
Bem-estar animal é tema de seminário
PREVISÃO DO TEMPO
Confira a previsão do tempo desta quinta-feira, dia 19
TEMPO HOJE
Veja imagem de satélite
VEJA PAUTAS DO DIA
Pautas para o dia 19 de novembro



Notícias da prefeitura na imprensa

Clique nos links abaixo para ter acesso a todas as notícias sobre a prefeitura veiculadas em jornal, TV, rádio e Internet:

Notícias em Jornal Notícias em TV Notícias em Rádio Notícias na Internet




Todas as Notícias

A MANCHETE
Crianças da Vila Ipiranga ganham nova escola

Foi inaugurada hoje a Escola de Educação Infantil Jardim Ipiranga, que vai receber 120 crianças da região. Com investimentos de mais de R$ 1 milhão, a nova escola resulta de uma ação de governança que envolve a prefeitura, o Shopping Iguatemi e a comunidade. “Estamos abrindo portas generosas para a esperança e o futuro dessas crianças”, destacou o prefeito José Fogaça na solenidade de inauguração. Leia mais...

DESTAQUES
Mais de 100 alunos dos telecentros recebem certificados

A cerimônia de formatura será amanhã, às 19h, no Centro de Eventos Casa do Gaúcho, no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho. Na ocasião, mais de 100 alunos, entre jovens e pessoas da terceira idade, receberão os certificados de conclusão no Curso de Informática Básica, entregues pelo secretário de Direitos Humanos, Nereu D´Ávila. Os telecentros funcionam com o objetivo de promover a inclusão digital de pessoas sem acesso às novas tecnologias. Leia mais...

Comunidade da Restinga receberá novas moradias

Serão 184 sobrados e oito casas adaptadas para portadores de deficiência física, totalizando 192 moradias para a população com a faixa de renda de até três salários mínimos, financiadas pela Caixa Econômica Federal, no programa Minha Casa, Minha Vida. A autorização para início das obras, a serem executadas na Estrada João Antônio Silveira, foi assinada hoje pelo prefeito José Fogaça. Leia mais...

Seminário discute combate à anemia por deficiência de ferro

Com o objetivo de ampliar o Programa Municipal de Combate à Anemia Ferropriva, o encontro reunirá, amanhã e sexta-feira, 20, integrantes de equipes das Estratégias de Saúde da Família. De acordo com a coordenadora do programa, Ana Maria Ferreira Haase, a anemia por deficiência de ferro é a carência nutricional de maior magnitude no mundo e está em expansão em todos os segmentos sociais. A partir das 8h30, no Hotel Embaixador. Leia mais...

Ciclovia de 4,6 quilômetros na Restinga

Será publicado até sexta-feira, 20, o edital de licitação para a construção da Ciclovia da Restinga. O projeto prevê 4,6 quilômetros, conectando a avenida João Antônio da Silveira com o Distrito Industrial, a 5ª Unidade, o Terminal Restinga e o futuro hospital. Por tomada de preços, serão feitas contratações com valor até o montante de R$ 650.000 para a aquisição de materiais e serviços e de R$ 1.500.000 para a execução de obras e serviços de engenharia. Leia mais...

EVENTOS
Dança inspirada em obra de Fernando Pessoa

Segundo espetáculo de uma trilogia que a Cia. H propõem dançar em homenagem ao poeta e escritor português, o espetáculo “Pessoas” será apresentado hoje, a partir das 20h, no Renascença. A apresentação é baseada no Livro do Desassossego e tem entrada franca. Parte do projeto Quartas na Dança, a iniciativa é da Secretaria da Cultura e busca destacar a diversificada e qualificada produção de dança profissional de Porto Alegre. Leia mais...

Caminhada pelos museus da Capital recebe inscrições

Um passeio pela herança cultural de Porto Alegre é a proposta da próxima edição do Viva o Centro a Pé, no sábado, 21. Os participantes serão guiados por Nei Vargas, mestre em Artes Visuais, com experiência em museus como o Louvre, em Paris, o da Ufrgs e outros do interior do Estado. Com saída às 10h, o roteiro inclui os museus de Comunicação Hipólito José da Costa, Júlio de Castilhos e o Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo. Inscrições até sexta-feira, 20, pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. Leia mais...


Museu Joaquim Felizardo lembra Dia da Consciência Negra

Uma entrevistada com a fotógrafa e professora Irene Santos integra a edição especial do projeto Jogando Conversa na História, amanhã, às 19h, no Museu Joaquim José Felizardo. Com entrada franca, a atividade será realizada em comemoração ao Dia da Consciência Negra, 20 de novembro. Promovido pela Secretaria da Cultura, o projeto promove mensalmente entrevistas com personalidades da cultura gaúcha. Leia mais...

MAIS SERVIÇOS
Inscrições abertas para 50 vagas de atendente de lanchonete

Quem estiver interessado deve comparecer ao Sine Porto Alegre, na avenida Mauá, 1013, amanhã, às 10h. A entidade também dispõe de outras 110 vagas para funções como motorista, vendedor e ajudante de carga e descarga. Leia mais...

Bem-estar animal é tema de seminário
Discutir a convivência entre o homem e a fauna urbana e as políticas públicas voltadas ao bem-estar animal está entre os objetivos do encontro que será realizado amanhã, a partir das 9h30, no Palácio do Ministério Público. O evento é organizado pela Coordenadoria Multidisciplinar de Políticas Públicas para os Animais Domésticos, em parceria com o Movimento Gaúcho de Defesa Animal. O vice-prefeito José Fortunati participará do encontro. Leia mais...

PREVISÃO DO TEMPO
Confira a previsão do tempo desta quinta-feira, dia 19
(Clique aqui)

TEMPO HOJE
Veja imagem de satélite
(Clique aqui)

VEJA PAUTAS DO DIA
Pautas para o dia 19 de novembro
(Clique aqui)




Editado pela Supervisão de Comunicação Social
E-mail - Telefones (51)3289.3900 / (51)3289.3932 / (51)3289.3926
Newsletter desenvolvida pela PROCEMPA.

News Negro

Ministro vê Estatuto da Igualdade Racial como ponto de partida
Agência Senado
Ele afirmou observar, contudo, um processo de amadurecimento da sociedade e do Estado no que se refere à presença do negro ea sua contribuição para a ...
Veja todos os artigos sobre este tópico

Mulheres negras se encontram na OAB para discutir políticas públicas
24Horas News
O Instituto de Mulheres Negras de Mato Grosso promove nesta sexta-feira, dia 27, o evento “Obirim Dudu – Mulheres em Diálogo”, em parceria com a Comissão da ...
Veja todos os artigos sobre este tópico
A vida me ensinou a ser negra
O Globo
É neste contexto que o Dia Nacional da Consciência Negra é, erradamente, visto como uma comemoração exclusiva da população negra, quando deveria ser o dia ...
Veja todos os artigos sobre este tópico


|||||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||
HEITOR (((((º_º))))) CARLOS
http://portodoscasa is.blogspot. com/
|||||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||||||| ||||
............ ......... ......... .

Grêmio vai entregar o jogo para o Flamengo

* O atleta mau caráter do Grêmio Souza, declarou na Rádio Guaiba, que o Grêmio irá entregar o jogo para o Flamengo e parabenizou o clube do Rio de Janeiro. Infelizmente no meio da bola tem atleta imbecil e mau caráter.
Paulo Furtado
Editor

Moscatel Brasileiro

Acervo Digital

* Estamos na construção do acervo digital do Jornal Negritude, as edições antigas a nossa história. Acesse http://jornalnegritude.blog.terra.com.br
Paulo Furtado
Editor

Arquivo do Jornal Negritude


Grêmio vai Entregar o Campeonato para o Flamengo


Torcida gremista pede entrega da última partida
29 de Novembro de 2009 19:55 146 Recomendações Recomendar Comentar
Depois de golear o Barueri por 4 a 2 pelo Campeonato Brasileiro e fechar de maneira invicta sua participação no Estádio Olímpico, o Grêmio viveu uma situação inusitada. Em vez de comemorar a vitória deste domingo, grande parte das arquibancadas gremistas entoou o coro "Entrega! Entrega!" enquanto os jogadores seguiam aos vestiários.

O pedido é para a última partida do campeonato, que será contra o Flamengo, no Maracanã. Caso os gaúchos sejam derrotados, o troféu nacional fica com os rubro-negros, eliminando assim qualquer chance de conquista do Internacional, principal rival do Tricolor Gaúcho.

"A gente sabe que aqui existe essa rivalidade. Nenhum jogador quer ficar marcado por ajudar um grande rival. Se vier a ordem para que a gente jogue, a gente vai jogar, se não vier, paciência", falou o meia Souza à Rádio Gaúcha em meio a sorrisos.

Sobre a questão levantada pelo ex-são-paulino, Duda Kroeff, presidente do Grêmio, confirmou que o time poderá ser diferente na próxima partida, mas que os jogadores honrarão a camisa do clube.

"Nós vamos ver ao longo da semana quem pode jogar e quem não pode, alguns pediram férias e vamos dar. É uma partida que não vale nada para nós e vamos descompromissados, mas jamais vou pedir para os jogadores entregarem o jogo", falou o mandachuva tricolor em coletiva.

Com 55 pontos somados, o Grêmio chegou à sétima colocação do Brasileirão e já não almeja nada para a última rodada da competição. O Internacional terá pela frente o desesperado Santo André e, além de vencer sua partida, torce pelo menos por um empate entre seu maior rival e o líder Flamengo.
Fonte: Yahoo

Arquivo do Jornal Nergritude



Ju Rebaixado



FUNDO DO POÇO
Em 2010, Juventude pode ficar 100 dias sem jogarApós 13 temporadas na Série A e duas na Série B, o Juventude conhecerá em 2010 uma das grandes mazelas de quem é rebaixado para a terceira divisão do país: a falta de calendário cheio. A Série C só começa em 18 de julho, 77 dias após o término do Gauchão. Esta é apenas uma das consequências da derrota para o Guarani, no sábado, em Campinas. Entre 20 times, o Juventude conseguiu terminar em 17º lugar.

Se o time for eliminado do Gauchão antes da decisão do segundo turno, o período de inatividade pode alcançar cerca de 100 dias. Sobreviver durante mais de três meses sem jogos e, portanto, sem receita, será um dos tantos desafios do próximo ano.

A boa notícia que deverá chegar nos próximos dias é a confirmação da presença do Juventude na Copa do Brasil. O clima no Jaconi é de desolação. O massagista Massa enxugava as lágrimas com uma toalha de rosto ao final da partida. Do outro lado, o roupeiro Zico olhava para o infinito, como se estivesse vendo um filme sobre a sua trajetória no clube.

– Amo muito esse clube. Estou muito triste, não queria passar por isso – desabafou Mendes ao deixar o gramado chorando em Campinas.

Mais abatido ainda, o presidente Sérgio Florian também não conteve as lágrimas em seu depoimento aos repórteres:

– É triste. A gente tenta, faz o que pode e não consegue. Uma frustração só. Peço desculpas ao torcedor.



Fonte: Zero Hora

Inter nas mãos do Grêmio



O ÚLTIMO CAPÍTULO
Inter nas mãos do Grêmio Piffero ameaça com sobrenaturalEm meio a discussões já acaloradas sobre a última rodada, depois da virada de 2 a 1 sobre o Sport e a vaga garantida na Libertadores, partiu do presidente Vitorio Piffero, a tese mais inusitada para que o Grêmio jogue para valer contra o Flamengo, no Maracanã. Piffero lembrou: se o Inter acabar como vice, poderá ser bi da Libertadores e do Mundial. Como há quatro anos.

– Em 2005, perdemos o campeonato e em 2006 ganhamos tudo, até o Mundial Fifa, em um ano de Copa do Mundo (da Alemanha). Acredito em boas coincidências. Se ficarmos em segundo, poderemos repetir a história de 2005 e 2006 – ameaçou Piffero.

Mais tarde, o presidente falou em dignidade. Afirmou duvidar que um jogador profissional vá a campo para perder, e garantiu que se o Inter estivesse na situação do Grêmio mandaria o melhor time ao Rio.

– No ano passado, poupamos alguns jogadores contra o São Paulo porque nossa prioridade era conquistar a Copa Sul-Americana. Esse interesse foi norteado pelos mais altos pensamentos. Seria baixaria pedir para perder – defendeu-se Piffero, respondendo às críticas gremistas.

Carvalho lembra que o Brasil inteiro estará de olho na partida decisiva do Maracanã

O vice de futebol Fernando Carvalho preferiu evitar polêmicas, mas lembrou aos gremistas que o Brasil todo estará analisando a partida do Maracanã, além de haver outros dois interessados no resultado, no caso Palmeiras e São Paulo:

– Não quero começar uma discussão antes da hora. Vamos ver os acontecimentos da semana. Além disso, Palmeiras e São Paulo também estão envolvidos.

Com uma longa carreira como jogador, o técnico Mário Sérgio foi cuidadoso nas entrevistas. Disse que pretendia evitar suspeitas sobre os jogadores do Grêmio e mostrou irritação com as declarações de Souza.

– Ele é jogador, eu sou técnico. Hierarquicamente, Souza está em plano inferior. Se fosse o técnico do Grêmio que tivesse dado a declaração, estaria debatendo com ele agora. Se fizer isso de forma acintosa (entregar o jogo) ficará marcada a carreira dele – observou Mário Sérgio.

Apesar das declarações, no Inter, poucos acreditam que o Grêmio faça frente ao Flamengo. O próprio Inter não conseguiu jogar no Maracanã. No primeiro turno, foi goleado por 4 a 0 e, no Beira-Rio, empatou em 0 a 0 com os cariocas.


ZEROHORA.com

Colorado, o que você faria para convencer o Grêmio a vencer do Flamengo no Maracanã no próximo domingo?

Gremista, o que você pediria em troca de uma vitória do Grêmio contra o Flamengo no Maracanã no próximo domingo?

LEANDRO BEHS

Ju na Série C


Juventude é rebaixado para a Série C do Brasileiro com derrota


Tristeza, abatimento e decepção. O jogo da vida do Juventude se transformou no jogo da morte, neste sábado, em Campinas. Renascido para a elite do futebol brasileiro, o Guarani comandou a festa do acesso no Estádio Brinco de Ouro da Princesa e venceu por 2 a 1, com méritos. Sobrou para os jogadores do time alviverde e os 46 torcedores de Caxias do Sul presentes na arquibancada somente o choro. O clube está rebaixado para a Série C. Terá a companhia do Caxias e do Brasil-Pe no ano que vem.

Desesperado em campo, o Juventude levou o gol logo a 10 minutos do primeiro tempo. Maranhão cruzou da direita, Fabinho dominou a bola no peito na esquerda e tocou para o lado, com açucar, para Gláuber. O volante, camisa 8, invadiu a pequena área e bateu na saída do goleiro Juninho. A reação, desorganizada e com pouca ambição, foi forte apenas aos 18. Lopes deu uma assistência milimétrica para Bruno, que, sozinho na cara do gol, bateu em cima do goleiro Douglas. No rebote, Zezinho chutou em curva para fora.

Depois desse lance, o Guarani administrou o restante da primeira etapa.. Tocou a bola, retribuiu com vontade e disposição a festa da torcida e marcou o Juventude. Isso mesmo, amarrou o time do técnico Ivo Wortmann no campo de defesa. A única saída foi em cobranças de escanteio. Fora isso, um cruzamento de Bruno Teles para Marcos Denner, que quase marcou com um desvio sutil.

O 4-4-2 virou 3-5-2 logo na volta do intervalo. O treinador alviverde trocou Bruno Teles por Ivo e poucos minutos depois, Luiz Felipe por Tiago Renz. Resultado: o Guarani foi ainda mais para o ataque. O segundo gol do Bugre veio aos dois minutos do segundo tempo. Adriano Gabiru, o herói do título mundial do Inter, recebeu livre na entrada da grande área, olhou para o bandeirinha, agradeceu a não marcação de impedimento e bateu colocado. A torcida paulista foi ao delírio.

E quando o Guarani estava mais perto de fazer o terceiro, o Ju descontou. Aos 17, em escanteio cobrado por Tiago Renz da direita, Douglas conseguiu tocar por baixo, com o pé direito, no bolo da grande área. Mendes, que havia entrada pouco antes, preocupou um pouco mais a defesa bugrina a partir daí. Mas foi Lopes quem acertou a trave em boa jogada, aos 23.

Pouco, muito pouco para quem jogava a vida de um clube quase centenário. Afogado em suas próprias deficiências, o Juventude não chegou sequer a dar alguma esperança à papada nesta última rodada da Série B do Brasileiro. Rebaixado com justiça, junto com Fortaleza, Campinense e ABC.

Ficha técnica:

Guarani 2
Douglas (Léo, 14/2); Maranhão, Bruno Aguiar (Márcio Alemão, 26/1), Dão e Eduardo; Luciano Santos, Gláuber, Léo Mineiro e Adriano Gabiru (Carlos César, 21/2); Fabinho e Ricardo Xavier. Técnico: Vadão.

Juventude 1
Juninho; Luiz Felipe (Tiago Renz, 8/2); Da Silva, Douglas e Bruno Teles (Ivo, int.); Leanderson, Walker, Bruno e Lopes; Zezinho e Marcos Denner (Mendes, 15/2). Técnico: Ivo Wortmann.

Gols: Gláuber (G), aos 10min, no primeiro tempo. Adriano Gabiru (G), aos 2min, e Douglas (J), aos 17min, no segundo. Árbitro: Alício Pena Júnior, auxiliado por Helberth Costa Andrade e Marconi Helbert Vieira (MG). Cartões amarelos: Maranhão, Eduardo, Carlos César e Ricardo Xavier (G); Bruno e Leanderson (J). Renda: R$ 156.346. Público: 16.751 (pagantes). Local: Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).






Data: 29/11/2009 - 12:17
Fonte: Click RBS

Carta da Saúde em Vacaria RS

Uamva elabora Carta da Saúde

O documento está sendo feito a partir de debates promovidos pela entidade.

A União das Associações de Moradores de Vacaria ( Uamva) iniciou nesta quinta-feira, 26/11, a discussão para a elaboração da Carta da Saúde. O documento está sendo feito a partir de dois encontros, promovidos pela UAMVA, sobre o direito à saúde.
A entidade também realizou uma pesquisa com médicos, odontólogos e enfermeiras que atuam nas Unidades Básicas, Centro Médico Municipal e Centro de Saúde da Rua Júlio de Castilhos.
No esboço da carta as associações de bairros solicitam mais fichas nos postos, especialmente para área médica. Mais agilidade na liberação de exames de especialidades, identificação dos servidores e treinamento para melhorar o atendimento a população. A UAMVA solicita ainda maior poder de decisão ao Conselho Municipal de Saúde e fim da interferência de políticos e de outras lideranças no encaminhamento de consultas e exames para algumas pessoas.
Na próxima terça-feira, 01/12, a diretoria da União das Associações de Moradores estará concluindo a Carta da Saúde de Vacaria para ser entregue ainda na próxima semana ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal da Saúde.


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 27/11/2009, 10h40