segunda-feira, 9 de março de 2009

Sítio do Sarney

Sarney pressiona por tombamento de seu sítio
Órgão responsável diz que não há interesse histórico no local, mas pedido conta com a simpatia do secretário de Cultura e do governador do Distrito Federal
Rosa Costa e Felipe Recondo

Uma casa de três quartos, com campo de futebol e piscina, a 35 quilômetros de Brasília, pode entrar para a lista de obras tombadas como patrimônio histórico do Distrito Federal. O Sítio São José do Pericumã, onde José Sarney (PMDB-AP) passava os finais de semana quando era presidente da República, entrou para a lista de candidatos a patrimônio preservado pelo poder público por pressão do próprio senador. Sarney até convidou o arquiteto Oscar Niemeyer para preparar um projeto para a área.

Da época em que era presidente para cá, Sarney foi diminuindo suas visitas ao sítio. No final do ano passado, aproveitou a valorização dos imóveis em Brasília para vender 500 hectares da propriedade para a construção de um condomínio de luxo. Entre os sócios do empreendimento, além de Sarney, está o advogado Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakai. Ele conta que entrou no negócio como parte dos honorários recebidos por defender a senadora Roseana Sarney (PMDB-MA) no caso Lunus, como ficou conhecida a suspeita de que ela, então pré-candidata à Presidência, teria sido favorecida pelo desvio de recursos do Estado para sua campanha. "Não sabia desse pedido de tombamento", disse.

De volta à Presidência do Senado, Sarney passou a pressionar o governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), por intermédio de um colaborador antigo, Silvestre Gorgulho, ex-assessor de imprensa da Presidência durante seu mandato e atual secretário de Cultura do DF. Ele apoia o pedido de Sarney e a sua posição é a mesma de Arruda, de acordo com a assessoria do governador. Segundo o presidente do Senado, a proposta de tombar o sítio foi acordada com Arruda. A ideia seria criar um roteiro turístico que incluísse as casas dos antigos presidentes: a Fazendinha de Juscelino Kubitschek, o Catetinho, o Pericumã e a Casa da Dinda, do ex-presidente Fernando Collor de Mello.

PRECEDENTE

A dificuldade maior para viabilizar o tombamento é saber como passar por cima do parecer técnico da Diretoria de Patrimônio Histórico e Artístico do Distrito Federal (Depha), órgão competente para avaliar se a casa tem algum valor para a história da cidade. E o documento ridiculariza o pedido feito por Sarney.

Na cidade em que estão tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional apenas obras de Oscar Niemeyer e o Catetinho, a residência oficial de JK na época da construção de Brasília, o Depha classifica o próximo patrimônio histórico de Brasília como uma simples "casa de fazenda" com traços arquitetônicos típicos de uma "propriedade destinada ao lazer de finais de semana".

Do ponto de vista histórico, argumenta o Depha, a casa não traz à memória nenhum fato que justifique o tombamento. Mas a maior preocupação do órgão é o precedente que o tombamento do sítio de Sarney pode abrir na cidade. "Do ponto de vista político, se por um lado o tombamento estreita as relações do Executivo local com o Legislativo, por outro lado abre precedentes para que ex-presidentes reivindiquem por motivos similares a tutela de sua propriedade. E a oposição não se furtará a utilizar o tombamento para expor o GDF (governo do Distrito Federal) a comentários maldosos, a banalização do tombamento, o poder de barganha e outros, sobretudo em épocas de eleição", sentencia o parecer.

HISTÓRIA

Uma alternativa sugerida pelo departamento para agradar Sarney e evitar a banalização dos processos de tombamento seria preservar somente o acervo da biblioteca da casa. Mas Sarney resiste à alternativa: se fosse tombada sua biblioteca, não poderia mais pegar os livros que quisesse e na hora em que desejasse.

Apesar das recomendações técnicas, Arruda está disposto a dizer sim para Sarney. As razões são expostas pelo secretário de Cultura do DF: "O Pericumã foi palco de decisões fundamentais para o restabelecimento do Estado de Direito no País", alega. "No Pericumã, o presidente da Nova República recebeu o primeiro presidente eleito depois da Constituição de 1988", acrescenta. E, por fim, no Pericumã se reuniram as lideranças do governo militar e do Congresso que "fundaram" a Nova República, como ficou conhecida a fase do País que sucedeu a ditadura dos generais.

Clã dá nome a ponte, avenida e rodoviária
Até neta de senador, então com 6 anos, batizou escola no Maranhão
Rosa Costa e Felipe Recondo

A tentativa de impor o culto ao clã Sarney ocorre em todos os locais do Maranhão, sobretudo em São Luis. É na capital do Estado que estão a maternidade Marly Sarney, o Fórum Desembargador Sarney Costa, o Tribunal de Contas Palácio Roseana Sarney, a Ponte José Sarney, a Rodoviária Kiola Sarney (mãe do senador), a Avenida José Sarney e o Fórum trabalhista José Sarney. Para morar há três vilas "Sarneys": Vila Sarney Filha, Vila Kiola e Vila Roseana Sarney.

Há, ainda, as escolas Roseana Sarney, Marly Sarney e José Sarney. A homenagem se estendeu até mesmo a uma neta do senador, que na época tinha 6 anos. Fica no município de Bom Jardim e se chama "Escola Fernanda Sarney". A família comandou o Maranhão por 37 anos. O Estado é mais pobre do que Alagoas, conforme o ranking do índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Além de todos os prédios públicos com seu sobrenome, Sarney ainda é o único ex-presidente que, em vida, já conta com seu mausoléu. Em 1990, o então governador Epitácio Cafeteira, hoje senador pelo PTB, doou à família Sarney o Convento das Mercês, um prédio do século XVII tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Neste caso, Sarney não precisou exercer pressão alguma. O local passou então a se chamar Convento das Mercês Memorial José Sarney. Em entrevista concedida em 2005, Sarney disse que o local poderá se tornar futuramente um "ponto de peregrinação".

José Sarney foi deputado, governador e presidente da República no período de 1985 a 1990, quando substituiu Tancredo Neves, morto antes de tomar posse. Está no quinto mandato de senador. Roseana Sarney começou a carreira política em 1990, eleita deputada federal. Foi governadora do Maranhão de 1994 a 2002 e exerce o primeiro mandato como senadora. Se forem recusados os recursos do atual governador Jackson Lago para reverter a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que cassou o seu mandato, ela governará o Estado pela terceira vez.





COMENTARIOS: MUITO SINTOMATICO QUE O ESTADAO ESTEJA DENUNCIANDO. SINAL QUE A ELITE PAULISTA DO SERRA, ABRIU GUERRA CONTRA SARNEY...por conta de 2010.

E ele ainda tem coragem de querer voltar a governar o maranhão, como se fosse seu Feudo;

Contatos da SSP RS

Contatos das Assessorias de Comunicação da SSP
08/03/2009 18:49


Para facilitar e tornar mais ágil o trabalho dos profissionais de imprensa que buscam informações da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul (SSP/RS) e seus organismos vinculados (Polícia Civil, Brigada Militar, Instituto-Geral de Perícias e Superintendência dos Serviços Penitenciários), principalmente aos finais de semana e feriados, informamos os telefones celulares funcionais das respectivas assessorias, assim como fones convencionais e e-mails para outras demandas durante a semana.

Solicitamos aos profissionais da mídia para que busquem sempre com as assessorias a intermediação das demandas junto às fontes de cada instituição. Ressaltamos também que ao pé da página inicial do site da SSP ( www.ssp.rs.gov.br ), no banner Cadastre-se, pode ser efetuado o registro para recebimento do mailing diário de notícias da Secretaria.

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA ( www.ssp.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Jornalista Amilton Belmonte
Fone: (51) 3288-1919/3288-1994 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8445-8670
e-mail: comunicacao@ssp.rs.gov.br

POLÍCIA CIVIL ( www.pc.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Delegada Patrícia Tolotti Rodrigues
Fones: (51) 3288-2380/3288-2381 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celulares funcionais: (51) 8445-9454 e 8445-9748
e-mail: imprensa@policiacivil.rs.gov.br

BRIGADA MILITAR ( www.brigadamilitar.rs.gov.br )
Coordenador de Comunicação: Tenente-Coronel Valmor Araújo de Mello
Fones: (51) 3288-2930/3288-2932 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celulares funcionais: (51) 8501-6577 e (51) 8501-6575
e-mail: pm5-imprensa@brigadamilitar.rs.gov.br

SUPERINTENDÊNCIA DOS SERVIÇOS PENITENCIÁRIOS ( www.susepe.rs.gov.br )
Assessor de Imprensa: Jornalista Marco Antonio Vieira
Fone: (51) 3288-7285/3288-7289 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8443-6887
e-mail: imprensa@susepe.rs.gov.br

INSTITUTO-GERAL DE PERÍCIAS ( www.igp.rs.gov.br )
Assessor de Imprensa: Jornalista Maria da Graça Kreisner
Fone: (51) 3288-5165 (segunda a sexta-feira, horário comercial)
Celular funcional: (51) 8445-8627
e-mail: comunicacao@igp.rs.gov.br

Patrulhas Rurais

Brigada Militar inicia nesta segunda treinamento de patrulhas rurais
08/03/2009 12:19


Com foco na qualificação das ações de polícia ostensiva para combater delitos em áreas rurais, a Brigada Militar inicia nesta segunda-feira (09), em Sant'Ana do Livramento, a 1ª edição do Curso de Patrulhamento Rural para soldados. Sob coordenação do Comando Regional do Fronteira Oeste, o treinamento acontecerá no Campo de Treinamento de Patrulhamento Rural (CTPR), na localidade de Cerros Verdes.

A iniciativa segue diretriz do secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, que já havia anunciado a criação e o fortalecimento de patrulhas rurais em áreas de fronteira para combate direto a crimes como o abigeato, uma das prioridades elencadas pela SSP.

O curso terá nove edições, que serão desenvolvidas no CRPO Fronteira Oeste e no CRPO Sul, regiões que se baseiam na economia agropecuária e que possuem uma considerável população na zona rural, com indicadores de crescimento do registro de ocorrências de furto e roubo de gado, assaltos a estabelecimentos rurais, homicídios e porte ilegal de arma, também ligados à ação de abigeatários.
Cada turma será composta por 25 soldados do CRPO Fronteira Oeste, CRPO Sul, Comando Ambiental e demais Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo, com uma carga horária de 100h/aula e duração de 11 dias. A 1ª Edição será de 9 a 19 de março.

Menina Estuprada

Poa, 08/03/09 Recebi este e-mail de uma amiga e por tê-lo achado muito interessante, decidi compartilhá-lo com você. Beijos e ótimo começo de semana. Deise Nunes.
A menina estuprada e o Arcebispo excomungador
Foto: Alexandro Auler/JC Imagem/AE

Esta é a menina vítima da brutal violência do padrasto e da insensibilidade do Arcebispo. Estamos publicando essa foto, também para que se veja quão frágil é a garota que a igreja queria que prosseguisse uma gravidez de gêmeos.


O caso da menina pernambucana de 9 anos, de 33 quilos e 1,36 de altura, estuprada pelo padrasto (que já se encontra preso) grávida de gêmeos, com riscos evidentes de saúde e inclusive de vida, já era estarrecedor.

Mas o arcebispo de Olinda e Recife, o trapalhão, Dom José Cardoso Sobrinho, transformou a história num espetáculo ainda mais constrangedor, interferindo, como é do seu estilo, de forma truculenta e espetaculosamente exibicionista.

A situação chegou a tal ponto, que mãe da garota chocada e traumatizada pelos fatos e circunstâncias, ainda teve que fugir do hospital onde a criança estava inicialmente internada, e buscar abrigo noutra unidade médica, para fugir do assédio do Arcebispo voraz por publicidade, que insistia em abordá-la, sem que esse fosse o seu desejo.
Foto: Arquivo

LOUCO POR MÍDIA: Dom Cardoso adora ver uma câmera apontada na sua direção...

O bispo diz que não há porque se “respeitar as leis dos homens quando elas se chocam com as leis de Deus’ de quem ele se nomeia interprete e representante terrestre.

É preciso lembrar ao Arcebispo que estamos numa democracia laica, onde a Igreja não pode interferir nas decisões de estado e que sua autoridade só é valida para a sua congregação religiosa.

Nas diversas entrevistas televisivas o Arcebispo, aproveitando a repercussão dos fatos, condena todas as pessoas envolvidas na concretização do aborto necessário, a excomunhão, exceção feita apenas a menor.

O diretor médico do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, da Universidade de Pernambuco Dr. Sérgio Cabral, deve ser o principal excomungado, pois humanamente assumiu a decisão de pessoalmente autorizar o procedimento abortivo, ética e legalmente amparado, salvando a vida da menor e mandando o bispo “catar coquinhos”.

O advogado da Arquidiocese de Olinda e Recife, Márcio Miranda, foi instruído pelo arcebispo para apresentar ao Ministério Público de Pernambuco, denúncia de homicídio contra a mãe da menina, para ser penalizada por ter consentido com a prática do abordo dos fetos, realizada na filha sob sua guarda.

Na verdade o Arcebispo e a Diocese é quem deveriam ser acionados pela justiça, pelos constrangimentos e danos morais causados a mãe, tida agora como publicamente excomungada, e a menor, pela falta de respeito ao momento traumático que as duas viviam e vivem, sem a menor cerimônia em invadir a delicada e inviolável privacidade familiar.

Nota-se que a criança violentada, nesse momento perdeu importância para a Igreja de Dom Cardoso, que não lhe ver serventia para aparecer na mídia. A igreja tão ciosa com os fetos inviáveis deixa a própria sorte uma criança violentada e sua mãe agora excomungada pelo risível Arcebispo.

Menina Estuprada

Poa, 08/03/09 Recebi este e-mail de uma amiga e por tê-lo achado muito interessante, decidi compartilhá-lo com você. Beijos e ótimo começo de semana. Deise Nunes.
A menina estuprada e o Arcebispo excomungador
Foto: Alexandro Auler/JC Imagem/AE

Esta é a menina vítima da brutal violência do padrasto e da insensibilidade do Arcebispo. Estamos publicando essa foto, também para que se veja quão frágil é a garota que a igreja queria que prosseguisse uma gravidez de gêmeos.


O caso da menina pernambucana de 9 anos, de 33 quilos e 1,36 de altura, estuprada pelo padrasto (que já se encontra preso) grávida de gêmeos, com riscos evidentes de saúde e inclusive de vida, já era estarrecedor.

Mas o arcebispo de Olinda e Recife, o trapalhão, Dom José Cardoso Sobrinho, transformou a história num espetáculo ainda mais constrangedor, interferindo, como é do seu estilo, de forma truculenta e espetaculosamente exibicionista.

A situação chegou a tal ponto, que mãe da garota chocada e traumatizada pelos fatos e circunstâncias, ainda teve que fugir do hospital onde a criança estava inicialmente internada, e buscar abrigo noutra unidade médica, para fugir do assédio do Arcebispo voraz por publicidade, que insistia em abordá-la, sem que esse fosse o seu desejo.
Foto: Arquivo

LOUCO POR MÍDIA: Dom Cardoso adora ver uma câmera apontada na sua direção...

O bispo diz que não há porque se “respeitar as leis dos homens quando elas se chocam com as leis de Deus’ de quem ele se nomeia interprete e representante terrestre.

É preciso lembrar ao Arcebispo que estamos numa democracia laica, onde a Igreja não pode interferir nas decisões de estado e que sua autoridade só é valida para a sua congregação religiosa.

Nas diversas entrevistas televisivas o Arcebispo, aproveitando a repercussão dos fatos, condena todas as pessoas envolvidas na concretização do aborto necessário, a excomunhão, exceção feita apenas a menor.

O diretor médico do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros, da Universidade de Pernambuco Dr. Sérgio Cabral, deve ser o principal excomungado, pois humanamente assumiu a decisão de pessoalmente autorizar o procedimento abortivo, ética e legalmente amparado, salvando a vida da menor e mandando o bispo “catar coquinhos”.

O advogado da Arquidiocese de Olinda e Recife, Márcio Miranda, foi instruído pelo arcebispo para apresentar ao Ministério Público de Pernambuco, denúncia de homicídio contra a mãe da menina, para ser penalizada por ter consentido com a prática do abordo dos fetos, realizada na filha sob sua guarda.

Na verdade o Arcebispo e a Diocese é quem deveriam ser acionados pela justiça, pelos constrangimentos e danos morais causados a mãe, tida agora como publicamente excomungada, e a menor, pela falta de respeito ao momento traumático que as duas viviam e vivem, sem a menor cerimônia em invadir a delicada e inviolável privacidade familiar.

Nota-se que a criança violentada, nesse momento perdeu importância para a Igreja de Dom Cardoso, que não lhe ver serventia para aparecer na mídia. A igreja tão ciosa com os fetos inviáveis deixa a própria sorte uma criança violentada e sua mãe agora excomungada pelo risível Arcebispo.

A Mudinha

Poa, 09/03/09 O cara só quis ser gentil. Beijos. Deise Nunes. A mudinha ia a padaria todos os dias comprar pão e leite, o funcionario da
padaria já a conhecia e entendia seus jestos , ela chegava colocava a mão
nos seios e ele lhe dava 2 litros de leite ou colocava a mão em um só seio e
ele lhe dava 1 litro de leite.Um belo dia ela chegou lá e o funcionario havia ficado doente e quem estava
atendendo era o dono da padaria a mudinha chegou e como o normal pedia o
leite colocando as mãos nos seios, o dono não entendeu ela repetiu o gesto,
então ele colocou uma mão pararela a outra e em seguida colocou a mão no
saco a mudinha muito irritada foi para casa.Seu irmão foi até a padaria tirar satisfações com o rapaz e dono da padaria
se explicou :Eu só perguntei se o leite era de caixa ou de saquinho!!!

Obras da Prefeitura de Vacaria RS

Bairro Jardim América terá posto de saúde
A obra terá um custo de 272 mil reais , sendo que 150 mil reais já foram liberados pelo Ministério da Saúde

A confirmação foi feita pelo Deputado Federal e líder do Governo Henrique Fontana que esteve em Vacaria aonde se reuniu com administração municipal e lideranças dos Campos de Cima da Serra . O Ministério da Saúde já liberou 150 mil reais para a construção do Posto de Saúde do Bairro Jardim América , sendo que contrapartida do município será 122 mil reais . Nos próximos dias será realizada a licitação para a definir a empresa que vai executar a obra . Na oportunidade o Deputado Henrique Fontana anunciou a liberação de recursos do Ministério do Turismo para a revitalização da Praça Daltro Filho e ainda o valor de Onze Milhões de reais do Governo Federal para a continuidade das obras do Aeroporto Regional de Cargas , sendo que Sete milhões já está liberados . Falta definir agora as questões jurídicas para a retomada dos serviços. O líder do Governo Federal também anunciou que o DNIT já autorizou a elaboração do projeto para a construção do anel viário de Vacaria que vai ligar a BR 285 com a BR 116 , desde a empresa Valentino até antiga Corlac . Na ocasião a Presidente da AMUCSER e Prefeita de Muitos Capões Mara Barcelos solicitou o empenho do Deputado Federal Henrique Fontana para que a União libere recursos aos pequenos municípios através do programa PROVIAS para a compra de máquinas para as secretarias de obras .

Rádio Fátima (Jornalismo), 09/03/2009, 07h52

Mulheres Campesinas

9 de março de 2009: Trabalhadoras ocupam área da Votorantim no RSTrabalhadoras ocupam o Ministério da AgriculturaMulheres da Via Campesina ocupam porto da Aracruz no ESUsina é o foco dos protestos das mulheres de PernambucoTrabalhadoras ocupam área do grupo Cosan em SPMulheres da Via Campesina realizam marcha no Paraná Leia na íntegra o manifesto do 8 de março: Mulheres Camponesas na luta contra o agronegócio, por Reforma Agrária e Soberania Popular 06/03/2009

Nós mulheres, camponesas, ribeirinhas, extrativistas, indígenas, quilombolas e sem terra, queremos denunciar com nossas ações políticas a extrema gravidade da situação dos trabalhadores rurais no Brasil.. Não nos subordinaremos a este modelo capitalista e patriarcal de sociedade, concentrador de poder e de riquezas. Não queremos o projeto de agricultura do agronegócio, hidronegócio e das empresas transnacionais no Brasil.

Nos mobilizamos para denunciar a crise política, econômica, social e ambiental criada pelas elites que controlam o Estado: capital financeiro internacional e transnacionais. Não aceitamos pagar a conta da crise, com a super-exploracão de nosso trabalho, baixos salários, aumento da jornada de trabalho e com o avanço da exploração sobre os recursos naturais. Por isso, DENUNCIAMOS:

O AGRO E O HIDRO NEGÓCIO SÃO INSUSTENTÁVEIS: os monocultivos, com destaque para a cana, soja e eucalipto, causam um forte desequilíbrio ambiental, sérios problemas sociais, gerando graves conseqüências para a humanidade, através do uso intensivo de venenos. É um modelo que se apropria e domina a água, a terra, as fontes de energia, os minérios, as sementes e toda biodiversidade. Exerce controle das sementes, através dos transgênicos, que provoca o aumento de doenças, especialmente em mulheres e crianças. Avança sobre os recursos naturais, com a ganância de aumentar seus lucros sobre as florestas, na Amazônia e no que resta do Cerrado, da Mata Atlântica, do bioma Pampa e do Semi-Árido nordestino.

SUPER-EXPLORAÇÃO DO TRABALHO: os grandes lucros deste modelo são obtidos através de baixos salários, precarização, ameaça constante de desemprego e condições semelhantes de trabalho escravo. É esta super-exploração do trabalho que permite que a mercadoria fruto deste modelo, seja uma das mais baratas e competitivas do mundo.

FINANCIAMENTO DO ESTADO: este modelo é beneficiado através de investimento público que tira dos pobres em forma de impostos e passa os recursos para os bancos e empresas. O governo brasileiro recolhe da sociedade, todos os anos, cerca de 150 bilhões de reais para transferir aos bancos na forma de pagamento de uma dívida, que o povo não fez e nunca foi consultado. Os donos desses títulos não são mais que 20 mil ricos, entre donos de bancos, especuladores nacionais e internacionais. Sem esses recursos, o governo não consegue investir em educação, emprego, saúde, direitos previdenciários, habitação e reforma agrária. Este repasse se dá principalmente através do FAT e do BNDES – órgãos governamentais. É o modelo mais rentável para os capitalistas, e o mais dependente dos investimentos públicos. Por gerar divisas em dólar, o governo e o Estado lhes dão total amparo. Em especial, em linhas de crédito: o agronegócio recebe mais de 65 bilhões de reais por ano dos bancos públicos, e com isenção dos impostos de exportação. Exportar apenas matéria prima não desenvolve o país, nem distribui renda a todos e todas.

ALIANÇA QUE AFETA A SOBERANIA ALIMENTAR E O CONTROLE DA AGRICULTURA BRASILEIRA: há uma aliança entre os grandes proprietários de terra com as empresas transnacionais que controlam o fornecimento dos insumos industriais -adubos, fertilizantes, venenos e máquinas- , o preço e o mercado de cada produto. O Brasil continua priorizando a exportação de matérias primas, sem valor agregado, vendendo a preços baixos, e transferindo parte de nossas riquezas naturais, inclusas no produto.

A CRIMINALIZAÇÃO DA LUTA: nos últimos tempos, o Estado tem utilizado todo aparato policial, o poder judiciário e a mídia para defender as empresas, o agronegócio e a propriedade privada e criminalizar as lutas sociais.

Reafirmamos a luta como única saída para as transformações sociais! E temos o direito de lutar!

Nos mobilizamos para defender a agroecologia, a biodiversidade, a agricultura camponesa cooperada, a produção de alimentos saudáveis, a reforma agrária, os direitos previdenciários, a saúde e educação gratuita e de qualidade para todos. Para defender a terra, a água, as sementes, a energia e o petróleo como bens da natureza a serviço dos seres humanos.

Rompemos o silêncio para resgatar a cultura e o conhecimento camponês, resgatar o nosso Brasil. E para isso, convocamos todo o povo brasileiro a ir à luta, para se unir para construir um novo projeto de desenvolvimento - que beneficie o povo brasileiro e não as empresas e os bancos.

Seguiremos lutando e organizando as mulheres, os homens, a juventude trabalhadora e as crianças para defender os nossos direitos de viver no Brasil justo, igualitário e soberano.

VIVA 08 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DE LUTA DAS MULHERES TRABALHADORAS!

VIA CAMPESINA BRASIL e FETRAF – MARÇO 2009 Fonte: www.mst.org.brwww.mabnacional.org.brwww.mmcbrasil.com.br

Nota da Prefeitura de Vacaria RS

Nota: A fim de aproximar a Administração Municipal às realidades de cada comunidade, está agendada para as 9h do dia 10 de março, a primeira visita do prefeito municipal Elói Poltronieri, acompanhado dos secretários municipais, aos bairros da cidade. O local escolhido foi a Escola Sinval Guazzelli, e o encontro contará com a presença de lideranças dos bairros Altos da Glória, Gasparetto, Vitória, Cohab, Santa Cruz e Municipal. O prefeito ouvirá as reivindicações de todos e realizará uma conversa informal com os participantes. Antes da reunião, o executivo visitará obras públicas naqueles bairros.



Att.,

Jonatas Campos
Comunicação Social
Prefeitura Municipal de Vacaria
(54) 3231 6402 | 9626 7474

Antena

Domingo tem bola rolando
Grêmio Rádio transmite jogo contra o Santa Cruz
Domingo não vai ser diferente. Quem não puder ir a Santa Cruz do Sul torcer para o Tricolor, acompanha tudo pela Grêmio Rádio.

A partir das 15h, Fernando Potrick apresenta o programa Aquecimento, com as informações do time que entra em campo pela segunda rodada da Taça Fabio Koff, segundo turno do Gauchão 2009.

Mais informações




Thiego e Maxi López falam à AGN
Argentino está ansioso para a estreia
Neste sábado pela manhã, após o treinamento fechado, Maxi López e Thiego falaram à AGN(Agência Grêmio de Notícias).

O zagueiro falou sobre a sua recuperação e a ansiedade em voltar aos gramados. "No grupo, acho que não tem ninguém tão ansioso para reestrear como eu. Quero agradecer a Deus pelas coisas que aconteceram comigo. Voltar a treinar foi uma alegria e ser relacionado mais ainda.".

Mais informações

Pela paz no futebol
Mulheres reunidas em evento da prefeitura
O sábado começou diferente no centro da Capital. Para comemorar o Dia Mundial da Mulher, celebrado em 8 de março, a prefeitura de Porto Alegre organizou o “Abraço pela Paz nos Estádios”, que aconteceu na manhã deste sábado, em frente ao Paço Municipal, e teve um grande público. Representando o Tricolor, o vice-presidente, Cesar Pacheco, e a coordenadora do Departamento da Mulher Gremista, Rosa Foresti.

Além das gremistas, torcedores do Internacional também participaram do evento, que tinha como objetivo mostrar que a rivalidade acontece apenas dentro do campo. "Fora das quatro linhas, tem que ser respeitado o clube do coração de todas as pessoas", comentou Rosa, que ainda completou: "A presença feminina no estádio inibe a violência".

Mais informações


Seja sócio do Grêmio.
Mantenha as mensalidades em dia.

Simpósio

Inscrição de GT´s

Estão abertas as inscrições para apresentação de Grupos de Trabalho (GT´s) do I Simpósio Internacional de Estudante Convênio de Ensino Superior a realizar-se entre os dias 22, 23 e 24 de abril de 2009 na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco. O envio de resumo termina no dia 08 de março de 2009, ficando a divulgação da classificação final de propostas para o 23 de março do mesmo ano. Preferencialmente para estudantes africanos ou brasileiros que estejam trabalhando com temas relacionados com os países africanos.

http://www.simposio brasilafrica. blogspot. com/

Pauta do Feijão

O governo finalmente aceitou reduzir a pauta do ICMS do Feijão, para a realidade do patamar da comercialização, entre 80 e 90 reais. Mas adiou os estudos para reduzir a alíquota de 12% de ICMS para o produto gaúcho, bem maior que a alíquota de 1% vigente em Santa Catarina. A notícia foi dada na sexta-feira (07/03), ao deputado Francisco Appio, pela Secretaria da Fazenda, em resposta aos pleitos do parlamentar e diante da forte pressão dos produtores.

Vacaria e o entorno (Muitos Capões, Monte Alegre dos Campos, Ipê, Campestre da Serra, Esmeralda, Pinhal da Serra) tem a maior produção de feijão do Estado.

O parlamentar comemorou a notícia, ao discursar na abertura da colheita da soja no km 11 da BR-285 na Chapada Grãos de Vacaria. Appio defende a redução da carga tributária e a remoção dos entulhos burocráticos que impedem o acesso do trabalhador ao mercado.

Este será o tom da abertura da colheita da maçã, prevista para sábado dia 14/03 em Vacaria. Às 10 horas, colheita no Pomar José Sozo (km 101.4 da BR-285) a 17 km da cidade. E reunião almoço no CTG Porteira do Rio Grande, entre produtores, autoridades, imprensa e convidados.

TRIGO E RODOVIAS DA REGIÃO - No mesmo evento o deputado Jerônimo Goergen deu boas notícias como redução do ICMS para as lavouras de trigo, as verbas estaduais para o Aeroporto Regional de Cargas da Chapada e a retomada da RS-456, cujos recursos de 2009, foram assegurados no Orçamento, por proposição dos dois deputados.

RS-456 ESMERALDA - A rodovia Prefeito Orly Labarte Alves, assim denominada por lei do deputado Jerônimo Goerguen, tem 11 km asfaltados, necessitando de pavimentação de mais 29 km até Esmeralda e mais 24 km até Pinhal da Serra. Este último trecho é municipal e está sendo estadualizado por projeto do deputado Francisco Appio.

RS-110 NA ROTA DO SOL - Na rodovia Júlio Redecker (Alziro Ramos/Várzea do Cedro), faltam 8 km de asfalto. A Construtora Sultepa vai repassar o contrato para a EMPA, a fim de concluir a obra, com recursos do Estado. O Estado também executará o projeto de acesso de Jaquirana à RS-110, com pouco mais de 10 km , contratado há 11 anos.

ESTRADAS DO NORDESTE – Nenhuma obra foi contemplada no recente pacote do Governo do Estado, exceto a ligação Charrua - Getúlio Vargas. Os outros acessos de Tupanci, Santo Expedito, Santa Cecília, Ibiraiaras, São Jorge, Guabiju, Capão Bonito, André da Rocha e Protásio Alves, aguardam a inclusão no segundo pacote a ser anunciado em breve. Todos têm licitação e contrato em vigor, exceto o acesso de Capão Bonito, iniciado em 1997 e paralisado após as obras de drenagem e galerias.

BR-470 LAGOA VERMELHA – A saída norte em direção ao Barracão enfrenta dificuldades, mas dentro de quinze dias o Diretor Geral Pagot visitará a obra e assinará sua licitação do trecho paralisado entre Lagoa Vermelha e Pontão. Inspecionará as obras do lote Pontão-Barracão, que seguem com bom ritmo. Na saída sul, Barretos-André da Rocha, poderá autorizar a execução do projeto, já elaborado pelo DNIT. Uma Medida Provisória de dezembro passado autoriza o órgão a investir em conservação e melhorias nas estradas estadualizadas pela MP 82, fruto do Acordo Olívio X FHC em 2002.

BR-285 ESTRADA DA MAÇÃ – Com 25 km já asfaltados, entre Bom Jesus e Ausentes, a EMPA acelera as obras de pavimentação. Poderá continuar até Ausentes, se a Sultepa (em dificuldades) repassar o contrato. Com boa estrutura (máquinas, pessoal, britador e usina de asfalto), a empresa mineira garante a continuidade das obras. No trecho Lagoa Vermelha-Passo Fundo, o Diretor do DNIT vai autorizar mais um contrato de conservação da rodovia federal. Em 2013 a União pretende repassar à iniciativa privada, mediante concessão, desde Vacaria, quando terminará o contrato da Rodosul.

SERRANO, SIM SENHOR – Já está disponível em nosso site o suplemento BOM JESUS – SERRANO, SIM SENHOR que resgata os 40 anos dos Serranos, a homenagem ao Dr. José Camargo (seu brilhante discurso), a importância da RS-110, da BR-285 (Estrada da Maçã), e do CTG Presilha do Rio Grande, pioneiro nos debates do tropeirismo, e que realizará em abril do próximo ano, o primeiro rodeio de muares. Neste rodeio, só entram mulas.

PUBLICAÇÕES – Sem prejuízo do trabalho parlamentar, na busca de recursos (emendas e projetos), na defesa dos setores produtivo (maçã, grãos, pecuária), no combate ao crime organizado (CPIs e SOS Caminhoneiro), na educação (inclusão digital nas escolas), saúde (postos, unidades móveis, recursos hospitais, hemodiálise, Casa dos Renais), nos dedicamos ao trabalho de preservar a história e torná-la acessível às novas gerações. 400 mil exemplares dos nossos 35 suplementos foram distribuídos gratuitamente. O mais novo do Projeto Esperança da Casa Verde é o BOM JESUS – SERRANO, SIM SENHOR, lançado sábado. Os primeiros mil exemplares foram distribuídos no Rodeio. Em nosso site você pode acessá-lo. Lá estão:

Ø VACARIA BRASILEIRA – Concurso literário - maçã sobe a tribuna - o sucesso da Expovac.

Ø VACARIA DOS BORGES - Os principais troncos de povoadores e pioneiros.

Ø VACARIA AÇORIANA – E os 243 anos da chegada dos pioneiros.

Ø VACARIA DE NOSSA SENHORA DA OLIVEIRA – A história da Diocese e seus bispos.

Ø VACARIA 157 ANOS – Homenagem ao artista Carlos Rigotti.

Ensaios biográficos de SYNVAL GUAZZELLI – NICANOR KRAMER DA LUZ, LALAU FERREIRA, VALDOMIRO BOCCHESE, MOISÉS MONDADORI, PAIXÃO CORTES, MENOTTI, GIUSEPPE GARIBALDI, ANITA GARIBALDI, ALEXANDRE PATO.



Leia também:

Ø QUEIMA DE CAMPO, QUEIMADA É OUTRA COISA.

Ø NÃO FOI O CRIME QUE SE ORGANIZOU, MAS A SOCIEDADE QUE SE DESORGANIZOU.

Ø RELATÓRIO DA CPI DO CRIME ORGANIZADO – 2000.

Ø CEM ANOS DAS IRMÃS DE SÃO JOSÉ.

Ø MUITOS CAPÕES – PINHEIRO, PINHA E PINHÃO.

Ø TROPEIRISMO BIRIVA – parceria com Paixão Côrtes.

Ø PEDÁGIOS – EIXO SUSPENSO.

Ø DA FAZENDA DA ESTRELA À CASA VERDE.



Leia as publicações que contam a história de IPÊ, ANTÔNIO PRADO, FLORES DA CUNHA, VACARIA e LAGOA VERMELHA.

Acesse o link dos concursos literários para conhecer os vencedores e suas crônicas premiadas.

No mesmo site você acessa os projetos de leis e as leis de autoria do deputado Francisco Appio, bem como os recursos assegurados por emendas parlamentares de sua autoria.





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Casal Preso em Porto Alegre

Brigada Militar prende casal de traficantes em Porto Alegre
09/03/2009 16:12


Nesta segunda-feira (09), às 9h45min, na Vila dos Papeleiros, em Porto Alegre, o 9º Batalhão de Polícia Militar, juntamente com a Assessoria de Inteligência do Comando de Policiamento da Capital, através de denúncias, realizaram a prisão de traficantes no interior da Vila.

O indivíduo S. S. B., de 31 anos de idade, foi conduzido ao posto da BM no Centro, para identificação. Minutos depois, chegou ao local um indivíduo identificado como C.E.S.A.., de 24 anos, que acusou o rapaz de tê-lo agredido, na presença do mesmo; disse saber que ele possuía armas e drogas escondidas em casa. Em seguida compareceu ao posto, L.A.G. de 18 anos, companheira de S.S.B, que veio à procura dele.

Diante das acusações feitas, a guarnição conduziu o casal até a residência, onde foram encontradas duas armas no interior da casa sendo, um revólver calibre 38, numeração raspada, municiado com quatro munições e uma pistola sem procedência calibre .45, carregador com seis munições.
Foram apreendidas, também, um total de 1.843 pedras de crack, encontradas dentro do veículo de S.S.B., um Vectra de cor verde, placas IHQ 0337, que foi recolhido por estar com os vidros adulterados, onde consta a numeração do chassi. Ainda no interior da residência, os PMs apreenderam seis telefones celulares, R$ 425,00 em moeda corrente, mais US$ 11, e um rádio comunicador.

O casal possuía antecedentes por tráfico de entorpecentes, sendo que S.S.B. possuía, também, antecedente por homicídio. Ambos foram conduzidos à delegacia.

Fonte: PM5-Imprensa/BM

Dia da Mulher

Beco das Garrafas

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA NO BECO DAS GARRAFAS
CRISTOVÃO COLOMBO 933 - BAIRRO FLORESTA
FONE 51-30131307
ABERTO DE TERÇAS A SÁBADOS, A PARTIR DAS 20:30 HORAS

terça 10/03 - Lauro Dornelles - MPB - couvert R$ 6,00 - 21h
quarta 11/03 - Roda de Choro com Rafael Ferrari - couvert R$ 6,00 - 22h
quinta 12/03 - Celso Campos - MPB - couvert R$ 6,00 - 21h
sexta 13/03 - Telmo Martins - MPB - couvert R$ 7,00 - 22h
sábado 14/03 - Rô Bjerk e Ricardo Fragoso - MPB - couvert R$ 7,00 - 22h

Antena Tricolor

859
08.03.2009
Grêmio Rádio transmitiu jogo direto de Santa Cruz
Mais uma transmissão para o torcedor
O torcedor que não pôde ir a Santa Cruz do Sul torcer para o Tricolor, acompanhou tudo pela Grêmio Rádio.

A partir das 15h, Fernando Potrick apresentou o programa Aquecimento, com as informações do time que entrou em campo pela segunda rodada da Taça Fabio Koff, segundo turno do Gauchão 2009.

Mais informações



Grêmio busca sua 55ª vitória na Libertadores
Confira os números históricos do Tricolor na competição
A Copa Libertadores completou 50 anos na última semana.
O Grêmio já participou 12 vezes desta competição chegando à decisão em quatro oportunidades com dois títulos e dois vice-campeonatos.
A primeira vez foi no ano de 1982 sendo eliminado na primeira fase.
Desde então, a competição passou a ser a grande obsessão do Tricolor.
Foram 108 jogos até aqui na história com 54 vitórias, 23 empates e 31 derrotas.
A partida desta quarta-feira, contra o Boyacá Chicó, marca o jogo de número 109 do Tricolor na maior competição continental.

Mais informações

Jurandir no "Meu Ídolo" na Grêmio TV
O "papa" que marcou o "Rei"
A Grêmio TV apresenta nesta semana o “Meu Ídolo”, um programa inesquecível com um jogador que marcou época com a camisa do Grêmio.
O ponta-esquerda Jurandir que se consagrou ao anular o grande Falcão em um Gre-Nal decisivo de 1979 que culminou com o título estadual daquele ano contra o Brasil de Pelotas, no Olímpico.
Em um papo descontraído com Haroldo Santos, Jurandir relembra esta história e muitas outras.
Assista na grade de programação da Grêmio o “Meu Ídolo” com Jurandir.

Acesse www.gremiotv.net e confira.

Seja sócio do Grêmio.
Mantenha as mensalidades em dia.

Compre o seu ingresso com antecedência.
Compre antes e entre mais cedo no Olímpico.

Dupla Percepção

Poa, 09/03/09



Desejo que tenhas um ótimo início de semana.



Beijos.



Deise Nunes.



Mensagem Budista: Evite cometer injustiças com interpretações precipitadas e exclusivistas.




Dupla percepção

Você diz que é um sapo e eu juro que é uma cabeça de cavalo!







Lição:

Este desenho nos ensina claramente que devemos sempre respeitar as outras opiniões.
É necessário esperar e ouvir atentamente os outros porque eles também têm o seu ponto de vista.

Respeitar a opinião dos outros é olhar para a mesma verdade e saber que esta poderá ser vista de forma bem diferente por cada um.

E assim, com toda certeza, deixar de cometer injustiça com as precipitações.

O charme do desenho e sua lição enigmática consistem no fato de que, "na história nada muda e mesmo assim, tudo é completamente diferente".

(Aldous Huxley)

"O que move uma pessoa não são os músculos, e sim a força do pensamento".

Sacristão e o Padre

Poa, 09/03/09 Para descontrair. Beijos. Deise Nunes. Estava o Padre confessando o sacristão:
- Contou tudo direitinho, meu filho?
- Tudo, padre.
- Tem certeza?
- Tenho, padre.
- Acho que não contou, não. Me diz aí:
quem é que anda roubando o vinho da sacristia?
- Quer repetir, seu padre?
- Ouem anda roubando o vinho da sacristia?
- Repete, padre, por favor. Não estou ouvindo nada.
O padre repetiu um montão de vezes e o sacristão nada.
Até gue o sacristão falou:
- Sabe o que é, seu padre, de repente, aqui de fora não tá dando pra escutar nada. Passa pro lado de cá pro senhor ver.
O padre saiu do confessionário e trocou de lugar com o sacristão.
Ai, o sacristão pergunta Iá de dentro:
- Senhor padre, quem é que anda pulando a janela da casa da mulher do delegado?
E o padre:
- Você tem razão, meu filho. Daqui de fora não se ouve nada