terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

fotos da entrevista da Vereadora Sofia Cavedon ao Jornal Negritude


Appio repudia denuncia contra as empresas de Maçã

“Causa estranheza esta denúncia de trabalho irregular na fruticultura de Vacaria e da Região, feita através de jornais regionais e da capital na última semana. Este setor cumpre a legislação trabalhista, garante retorno aos que não desejam permanecer por toda a safra, garante atendimento na saúde, qualifica hospedagem, alimentação e transporte”. O deputado Francisco Appio foi à tribuna da Assembleia Legislativa para contestar as notícias que ferem a imagem da maçã gaúcha.



“As reportagens passam a idéia equivocada da situação de 12 mil trabalhadores na colheita da maçã, recrutados de várias partes do Estado ou que voluntariamente se deslocam para Vacaria, pela garantia do emprego, em pelo menos três meses do ano. Perguntem aos trabalhadores rurais, que anualmente prestam serviços na colheita da maçã. E se eventualmente houver alguma irregularidade, não significa que todos os 500 produtores tenham que assumir os ônus de quem errou”.



A produção de maçãs nos Campos de Cima da Serra tem pouco mais de trinta anos e já superou a qualidade e produtividade de outros tradicionais países produtores. Pelo menos 10% das 350 mil toneladas produzidas no Estado são exportadas para o exigente Mercado Comum Europeu.



Os setores que defendem a maçã e sua qualificação buscam o aperfeiçoamento constante, através das pesquisas, reconversão dos pomares e ampliação do nível de oferta de empregos.



“Enquanto todos discutem desemprego, Vacaria e Região são obrigados a recrutar na metade sul, os trabalhadores para suas colheitas. No presente momento, mais de 12 mil trabalhadores atuam nos pomares de Vacaria e região, fora os empregos diretos em câmaras frias, classificadoras e embaladoras”, concluiu o parlamentar.



ABERTURA DA COLHEITA DA MAÇÃ EM 13/03/2009 – Vacaria, o município que mais produz e exporta maçãs, realizará pelo oitavo ano a “abertura simbólica” da colheita da Maçã nos Campos de Cima da Serra, para consagrar o trabalho dos empreendedores, operadores e trabalhadores rurais.



1. A comitiva oficial reunir-se-á às 10 horas no CTG Porteira do Rio Grande, interseção da BR285 com BR116, rumando para o pomar na Estrada da Maçã, onde fará a Abertura Oficial da Colheita em Vacaria e Região.



2. Logo depois, retorno ao CTG Porteira do Rio Grande, para a reunião almoço com produtores, autoridades, convidados e imprensa. Na oportunidade usarão da palavra os convidados, bem como o presidente da Associação Gaúcha de Produtores de Maçã e Pêra, Prefeito Municipal, parlamentares e autoridades presentes, abordando produção, comercialização e a importância da maçã na economia regional e estadual.



3. BRDE, BANCO DO BRASIL, BANRISUL, CAIXA RS E SICREDI, os maiores Agentes de Fomento da Fruticultura, garantiram a presença de seus dirigentes.



3. Às 13 horas será servido churrasco de confraternização, pela colheita da maçã Gala, em andamento e pelo início nos próximos dias da colheita da maçã Fuji.



4. Mais informações pelo telefone 51.9866.6188 ou pelo e-mail appio11222@ibest.com.br







Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Inter golea Caxias


Inter sai atrás, mas vira o jogo e massacra o Caxias: 5 a 1Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
De virada, o Internacional massacrou o Caxias no Beira-Rio, goleou por 5 a 1, neste domingo, e confirmou a campanha invicta na primeira fase do Campeonato Gaúcho. A equipe, que teve a oitava escalação diferente em oito partidas na temporada, garantiu a melhor campanha da competição e eliminou o rival, que afunda na crise e não chega à fase de mata-mata da Taça Fernando Carvalho.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
16min - Alex cruza da esquerda, o goleiro não segura, Magrão chuta no reflexo e acerta a trave.
17min - GOOOLLL DO CAXIAS!!!
Júlio Madureira cruza da direita, Marcos Denner cabeceia com potência no canto esquerdo.
38min - GOOOLLL DO INTER!!!
Andrezinho cobra escanteio, Magrão cabeceia, Juninho faz a defesa, mas a bola havia cruzado a linha.
40min - GOOOLLL DO INTER!!!
Kléber lança Nilmar, que domina na área e atrasa para Taison soltar a bomba rasteira no canto direito.
SEGUNDO TEMPO
26seg - GOOOLLL DO INTER!!!
Alex é lançado, chuta de fora da área, a bola desvia em Santin e encobre o goleiro.
15min - GOOOLLL DO INTER!!!
Nilmar arranca pela esquerda e cruza rasteiro para Taison, livre, que estufa as redes.
26min - Alex cobra falta na risca da área, e o chute rasteiro raspa o poste esquerdo.
33min - GOOOLLL DO INTER!!!
Troca de passes na frente da área, a bola sobra para Alex, que chuta rasteiro, sem chances para Juninho.

LEIA MAIS SOBRE O INTER
CLASSIFICAÇÃO DO GAÚCHO
Depois de sair atrás no placar, o trunfo colorado foi obtido com gols de Magrão, dois de Taison e outros dois de Alex. Com 20 pontos no Grupo 1, tem seis vitórias, dois empates, e chega às quartas-de-final embalado.

Por outro lado o Caxias, que teve um gol anulado e sofreu um em que a bola mal passou a linha da meta, protestou contra o árbitro Fabrício Corrêa, mas não conseguiu superar o rival e termina o primeiro turno em penúltimo na Chave 2, com 8 pontos.

O Inter não tinha maiores preocupações com a partida, e mesmo assim começou dominando e indo pra cima. No entanto, levou um susto aos 7min, após cobrança de falta que Santin cabeceou e acertou o canto direito de Lauro, mas o gol foi anulado por impedimento. Magrão e Alex comandavam a equipe, que tinha dificuldade para criar uma chance clara de abrir o placar.

O Caxias, por sua vez era competente nos contra-ataques, e aos 17min, novamente na bola aérea, Marcos Denner se antecipou a Bolívar e acertou uma forte cabeçada no canto esquerdo: 1 a 0. O Inter tinha mais volume, e com muita dificuldade conseguiu empatar aos 38min após escanteio que Magrão aproveitou de cabeça. Juninho fez a defesa, mas dentro do gol, e mesmo sob protestos o lance foi validado.

No ataque seguinte o Colorado conseguiu a virada. Nilmar recebeu passe de Kléber, como um pivô escorou para Taison, que chutou de primeira e acertou o canto direito, fazendo 2 a 1, placar do primeiro tempo.

Taison, artilheiro do Gauchão, não estava satisfeito com a atuação da equipe. "É bom fazer gol, mas temos que voltar mais atentos. Eu não fui bem, fiquei muito travado no meio", analisou. Insatisfeito com a arbitragem, o técnico do Caxias, Argel, reclamou no intervalo. "O lance (do segundo gol) é claro, a televisão mostra que a bola não entrou. E no nosso primeiro (anulado) estava na mesma linha".

Logo com 26 segundos da etapa final Alex recebeu passe de Taison, chutou de fora da área, a bola desviou e enganou Juninho: 3 a 1. Desequilibrado, o Caxias teve o zagueiro Ciro expulso por duas faltas duras em sequência. Aos 10 Índio fez mais um gol, de cabeça, mas o lance foi invalidado por uma falta no goleiro.

Com um homem a mais, só o Inter jogava, e ao natural fez mais um num contra-ataque em altíssima velocidade, puxado por Nilmar, que tocou para Taison, na pequena área, chutar e fazer 4 a 1. com a vitória já garantida, Alecsandro entrou em campo e fez sua estreia. Aos 33 o Inter entrou na área tocando a bola, a defesa não tira e Alex chuta forte, rasteiro, para fechar o placar: 5 a 1.


INTERNACIONAL 5 X 1 CAXIAS

Internacional
Lauro; Bolívar, Índio, Danny Morais e Kléber; Magrão, Guiñazu (Sandro), Andrezinho (Giuliano) e Alex; Taison (Alecsandro) e Nilmar
Técnico: Tite

Caxias
Juninho; Tiago Henrique, Ciro, Santín e Aelson; Roberto, Mika, Marielson e Marcus Vinicius (Edimar/Brida); Júlio Madureira (Vagner) e Marcos Denner
Técnico: Argel

Data: 15/2/2008 (domingo)
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Árbitro: Fabrício Neves Corrêa
Auxiliares: Cristiano Henning e Carlos Alberto Bittencourt
Cartões amarelos: Guiñazu (Inter); Tiago Henrique, Juninho, Ciro, Vagner (Caxias)
Cartão vermelho: Ciro (Caxias)
Gols: Marcos Denner, aos 17min, Magrão, aos 38min; Taison, aos 40min do primeiro tempo. Alex, aos 26seg e aos 33min; Taison, aos 15min do segundo tempo
UOL

Grêmio vence o Avenida


15/02/2009 - 18h06
Em jogo problemático, Grêmio vence o Avenida e se classifica: 2 a 1Do UOL Esporte
Em Porto Alegre
Com dois gols de Jonas, o Grêmio superou o Avenida por 2 a 1 neste domingo, em Santa Cruz do Sul, e garantiu vaga na próxima fase do Campeonato Gaúcho. O adversário, ao contrário, sai da zona de classificação, perde uma longa invencibilidade em casa e acaba eliminado da Taça Fernando Carvalho, o primeiro turno.

PRINCIPAIS LANCES DO JOGO

PRIMEIRO TEMPO
20min - Alexandre cruza da esquerda, Magno dá um peixinho e só não marca o gol porque a bola desvia em Réver.
26min - GOOOLLL DO GRÊMIO!!!
Souza cobra escanteio baixo, a bola atravessa a área e Jonas, no segundo pau, escora para dentro.
32min - GOLAÇO DO GRÊMIO!!!
Jonas recebe na frente da área, com um toque de direita encobre o zagueiro e de canhota acerta o canto esquerdo.
44min - Fábio Santos avança pelo meio e chuta rasteiro, de longe, e Fabiano segura firme.
SEGUNDO TEMPO
14min - Jonas invade a área pela direita, chuta cruzado e a bola raspa o poste.
28min - Alex mineiro faz grande lançamento para Jonas, mas Fabiano sai do gol e salva o Avenida.
30min - GOOOLLL DO AVENIDA!!!
Escanteio da esquerda, Carlos Alberto sobe alto no segundo pau e cabeceia para o chão, longe do alcance de Victor.
34min - Escanteio da direita, Alex Mineiro desvia no primeiro pau e a bola passa ao lado do poste direito.

LEIA MAIS SOBRE O GRÊMIO
CLASSIFICAÇÃO DO GAÚCHO
O confronto teve jogadores lesionados e incêndio na beira do gramado. Com a bola rolando, Jonas fez a diferença, garantiu o trunfo que leva o Tricolor aos 13 pontos. Com vaga garantida, a equipe tem ainda um jogo atrasado, com o Brasil de Pelotas, e tem chance de terminar a primeira fase como líder do Grupo 2.

O Avenida, que tinha esperanças de ir para o mata-mata, sofreu o primeiro revés no estádio Eucaliptos depois de um ano e oito meses. Perdendo a quarta colocação, o time é eliminado na Taça Fernando Carvalho.

Um pequeno incêndio causado pelo papel picado jogado no gramado atrasou o início da partida. Com apenas quatro minutos, Willian Magrão machucou o joelho direito e precisou ser substituído por Maylson. O jogo era equilibrado, com o Grêmio levando mais azar. Aos 23min, o meia Tcheco, que havia levado uma entrada dura, não suportou a dor e também foi substituído, por Makelele.

O Avenida dominava o jogo, mas na primeira vez que o Tricolor apareceu no ataque, foi mortal. Aos 26 Souza cobrou mal o escanteio da direita, mas ninguém afastou e Jonas, oportunista, estava no segundo pau e só empurou para as redes. Logo depois do placar ser inaugurado, o incêndio ao lado do gramado recomeçou e a partida precisou ser interrompida devido à fumaça.

Com a bola rolando, Jonas confirmou o bom momento quando recebeu passe alto, dominou de bico, enganando o marcador, e de canhota acertou o canto esquerdo: 2 a 0. O fogo não cessava e consumia as placas de publicidade, enquanto a torcida visitante parecia gostar da confusão e seguia jogando papel no gramado. Depois de tudo controlado, o primeiro tempo acabou aos 50 minutos.

"A gente marcou forte e aproveitamos as oportunidades que tivemos", resumiu o zagueiro Rafael Marques. Já o lateral-direito Alexandre Bindé lamentava o resultado. "Estávamos encaixados, com o jogo equilibrado. Mas sabemos como é difícil enfrentar time grande, a gente vacilou e eles fizeram os gols".

Assim como na primeira etapa, o Avenida parecia melhor, atacava com mais intensidade, mas não conseguia uma chance clara para descontar. Se por um lado as divididas fortes diminuíam, por outro as discussões entre os jogadores seguiam intensas. Qualidade técnica, contudo, pouco aparecia no confronto.

Na bola parada o Avenida fez o seu gol. Carlos Eduardo aproveitou escanteio e cabeceou bonito no canto esquerdo, sem chances para Victor: 2 a 1. O gol colocou emoção na partida, o Grêmio foi pra cima, criou boas chances, mas o cansaço predominava. Os jogadores catimbavam, e até o apito final seguraram o resultado.

AVENIDA 1 X 2 GRÊMIO

AVENIDA
Fabiano; Alexandre Bindé, Teda, Rodrigo Ramos e Rudi (Anderson Catatau); Bocha, Carlos Alberto, Carlos Eduardo e Leandro (Sinval); Alexandre e Magno (Gavião)
Técnico: Beto Campos

GRÊMIO
Victor; Ruy, Réver, Rafael Marques e Fábio Santos; Adílson, Willian Magrão (Maylson), Tcheco (Makelele) e Souza; Jonas (Herrera) e Alex Mineiro
Técnico: Celso Roth

Data: 15/2/2008 (domingo)
Local: Estádio Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul
Árbitro: Leonardo Gaciba
Auxiliares: Alexandre Kleiniche e José Inácio de Souza
Cartões amarelos: Rafael Marques, Jonas, Ruy, Réver (Grêmio); Leandro, Carlos Eduardo (Avenida)
Gols: Jonas, aos 26min e aos 32min do primeiro tempo; Carlos Alberto, aos 30min do segundo tempo
UO

Rei Momo de vacaria


Adelar Selistre

Brigada lança campanha

Brigada Militar lança campanha de prevenção e combate à criminalidade
16/02/2009 18:14


Nesta terça-feira (17/02), às 10h, no estacionamento do Shopping Center Iguatemi, zona norte de Porto Alegre, o Comando de Policiamento da Capital da Brigada Militar (CPC-BM) estará lançando a 1ª Campanha de Prevenção e Combate à Criminalidade e Violência, através do 11º BPM.

A campanha terá como tema: ‘A segurança do cidadão ao chegar e sair com o veículo’. Serão repassadas dicas de segurança ao entrar e desembarcar de veículos, ao trafegar, e causas de acidentes. O evento culminará com a distribuição de folders para a comunidade.

Em caso de chuva o lançamento ocorrerá no estacionamento coberto, no 5º Pavilhão do Shopping.

Fonte: PM5-Imprensa-BM

Veja escolha da Rainha Municipal de Vacaria/RS parte 7


Escolha da Rainha Municipal de Vacaria parte 6



Fotos Escolha da Rainha Municipal parte 6



Fotos Escolha da Rainha de Vacaria Rs parte 5



Fotos Rainha Municipal de Vacaria parte 4



Fotos Escolha da Rainha Municipal de Vacaria parte 3


Operação Centauro

Operação Centauro efetua três prisões e fiscaliza 278 estabelecimentos bancários
16/02/2009 18:25


Nesta segunda-feira (16/02), a Secretaria da Segurança Pública, por meio da Brigada Militar, realizou mais uma edição da Operação Centauro, que abrangeu 184 municípios gaúchos no período das 10h às 16h.
Na operação foram empregados 507 policiais militares em 227 viaturas. A ação resultou na recuperação de dois veículos em ocorrência de furto ou roubo, na autuação de outros 30 e na fiscalização de 278 estabelecimentos bancários.

Confira abaixo os demais resultados da Operação Centauro:
- Apreensão de CNHs: 01;
- BO/COP elaborados: 06;
- Inspeções em bares: 88;
- Inspeções em desmanches: 12;
- Termos Circunstanciados – TC: 01;
- Veículos fiscalizados: 6.226;
- Veículos recolhidos: 07.

Fonte: PM3/BM

Imagens da Escolha da Rainha Municipal de Vacaria RS


Colégio Tiradentes de Passo Fundo

Colégio Tiradentes, da BM de Passo Fundo, inicia as atividades de 2009
16/02/2009 18:44


O Colégio Tiradentes da Brigada Militar, em Passo Fundo, após obter o credenciamento de funcionamento do educandário junto ao Conselho Estadual de Educação, iniciou oficialmente as atividades nesta segunda-feira (16/02), às 8h, com a semana de adaptação (Semana Zero).
Foram recepcionados pelo comandante do Colégio Tiradentes, major André Idalmir Savian Juliani, os 90 alunos aprovados em concurso seletivo, realizado no ano de 2008 e que já estão devidamente matriculados.

Dentre as atividades da Semana Zero, a serem realizadas de 16 a 20 de fevereiro, e nos dias 26 e 27 deste mês, a adaptação e treinamento, com base nas normas da hierarquia e disciplina. Para isso, um grupo de sete alunos do 3° ano do CTBM de Porto Alegre, estará auxiliando os alunos do 1° ano, ensinando as bases de conhecimento que os direcionará durante os próximos três anos de curso no ensino médio.

Fonte: PM5-Imprensa-BM

Situação dos Presidios

Secretário Goularte recebe comitiva e avalia situação do presídio
16/02/2009 19:41


Na tarde desta segunda-feira (16/02), o secretário Edson de Oliveira Goularte recebeu, no gabinete da SSP o secretário do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais do RS, deputado Márcio Biolchi, juntamente com lideranças políticas e empresariais do município de Carazinho, localizado no Planalto Médio gaúcho e distante 292 Km de Porto Alegre. O principal objetivo do encontro foi a reivindicação de obras de infraestrutura na casa prisional existente naquela cidade.

Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial (ACIC) de Carazinho, Jocélio Cunha, são urgentes os reparos nas redes elétrica e de saneamento básico, bem como os ajustes na estrutura de segurança do prédio, que chega a quase 50 anos de funcionamento.

Goularte determinou ao superintendente dos serviços penitenciários, Paulo Zietlow, presente à reunião, a prioridade na conclusão da obra de muramento do presídio com chapas pré-fabricadas, orçado em R$ 350 mil, bem como a agilização do processo que concluirá o albergue para apenados dos regimes aberto e semi-aberto.

De acordo com o secretário Biolchi, as tratativas serão aceleradas com o apoio do secretário de Obras Públicas, José Carlos Breda.

Estiveram presentes, também, Luciano Feldmann, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Carazinho) e o presidente do Sindicato dos Transportadores de Cargas do município, Milton Schmitz.

Segurança 2009

Melhor aproveitamento de recursos é meta da Segurança para 2009
16/02/2009 17:48


Nesta segunda-feira (16/02), pela manhã, foi realizada reunião com a presença dos diretores dos departamentos da SSP para a apresentação das metas para este ano. O encontro foi presidido pelo secretário Edson de Oliveira Goularte, assessorado pelo adjunto, Rubens Edison Pinto.

O encontro de trabalho deu início a uma rotina, prevista para as segundas-feiras, com a finalidade de elencar os assuntos relevantes da semana e o planejamento de ações, oportunizando a cada departamento a definição dos objetivos e resultados.
O secretário Goularte, dentre as observações feitas, destacou a intenção de tornar permanente e contínua a troca de informações, entre os diversos setores da SSP, numa “dinâmica união de esforços para a melhoria e otimização dos recursos disponíveis, visando a produção de resultados que fortaleçam a Segurança Pública do RS, em benefício de toda a sociedade”.

Estiveram presentes, o coronel Jarbas Vanin, assessor do secretário-adjunto; delegada Sônia Dall’Igna, diretora do Departamento de Ensino e Treinamento (DET); delegado João Carlos da Luz Diogo e major Alberi, diretor e diretor-adjunto do Departamento de Inteligência de Segurança Pública (DISP), respectivamente; delegada Jussara Simão, representando o Departamento de Gestão da Estratégia Operacional (DGEO) e o delegado Mário Cláudio Marcelino, diretor-adjunto do Departamento de Relações Institucionais e Comunitárias (DRIC).

Pasta da Segurança

Governadora formaliza contrato de metas com pastas da Segurança e Agricultura
16/02/2009 21:05


A governadora Yeda Crusius formalizou com as secretarias da Segurança Pública e da Agricultura, Pecuária, Pesca e Agronegócio , no final da tarde desta segunda-feira (16), a contratação de metas com as duas pastas. O trabalho a ser desenvolvido para o alcance dos objetivos será acompanhado pela governadora, que também avaliará os resultados obtidos.

Com relação à Segurança Pública, a governadora ressaltou a importância da qualidade dos servidores prestados no Rio Grande do Sul em comparação ao restante do país. "Nosso diferencial é reconhecido em todos os estados do Brasil. Prova disso é que sempre emprestamos parte de nosso efetivo para eventos importantes. A Secretaria da Segurança também assinou um acordo de resultados, e vamos mostrar o que a pasta vem fazendo nesses dois anos", acrescentou.

A governadora também anunciou que em março será lançado o Programa Estruturante Cidadão Seguro, com o propósito de combater a criminalidade no Rio Grande do Sul, com mais policiais nas ruas, um sistema integrado de inteligência da Polícia Civil e Brigada Militar, a construção de novos presídios e a reforma e modernização de unidades existentes.

Para o secretário de Segurança Pública, Edson Goularte, as reuniões de contrato de metas dão a referência para as próximas realizações. "Quando trabalhamos dessa forma, fica muito mais fácil desenvolver todas as atividades de uma secretaria como a da Segurança Pública. Abrem-se espaços para nos dedicarmos à busca da tranquilidade que a sociedade necessita", observou.

Sobre o programa Cidadão Seguro, Goularte disse que será a oportunidade de mostrar a todos os gaúchos "o quanto este governo tem feito em prol da segurança pública para que se possa fazer projeções muito mais saudáveis ao futuro da sociedade gaúcha, e agora com as finanças saneadas". As metas daqui para a frente serão oficializadas também com as demais secretarias.

"A Secretaria da Agricultura cuida de questões ligadas não apenas ao plantio, mas também à vigilância sanitária. Hoje, foi assinado um acordo de resultados, o que quer dizer que todo o dinheiro público que passa pela Secretaria terá seus feitos avaliados", afirmou a governadora. Para Yeda Crusius, este é um grande salto que o Estado continua dando na melhoria da produtividade.

Fonte: Site do Estado