terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Tragédia no Mar com Jovens Vacarianos


30 de novembro de 2009 | N° 16171

Voltar para a edição de hoje
DESESPERO NO MAR
Jovem some ao tentar salvar colegas de excursão
Alessandro Pereira, 18 anos, passeava com professor e a turma da escola em Bella Torres, em SC Gritos desesperados por socorro ecoaram pela deserta praia de Bella Torres, em Santa Catarina, na manhã de sábado, quando pelo menos 12 estudante do Ensino Médio de Vacaria lutavam contra a força do mar.

Eles tentavam alcançar a areia, onde estavam outros alunos da Escola Estadual Técnica Bernardina Rodrigues Padilha. As jovens Kelly de Lima Pereira e Suelen Borges Alves, ambas de 17 anos, foram as primeiras a serem tragadas por um redemoinho. Mesmo sem saber nadar com perfeição, o colega Alessandro dos Santos Pereira, 18, tentou resgatá-las, mas também foi sugado. Outros estudantes conseguiram retirar do mar as duas garotas, que não sabiam nadar. Alessandro desapareceu nas águas e até ontem à noite não havia sido encontrado.

Alunos economizaram para viajar ao litoral

Na areia, o professor de educação física Flávio Longhi, responsável pela viagem de formatura dos alunos do 3º ano, correu ao encontro das meninas. Suelen, que contou ter desmaiado ao ser engolida pelo mar, logo recuperou a consciência. Kelly foi reanimada pelo educador. Logo depois, ele ainda correu ao mar para tentar encontrar Alessandro. Elas foram hospitalizadas. Suelen deixou ontem o hospital em Torres. Até a noite, Kelly seguia internada em estado grave na UTI do Hospital da Ulbra, em Tramandaí.

– “Minha vida acabou”. Foi isso o que ele me disse quando cheguei na beira do mar – contou a pedagoga Josiane de Abreu, mulher do professor que acompanhava o grupo de 19 adolescentes no final de semana.

A viagem, feita em ônibus fretado, era um presente de Longhi para seus alunos. Durante o ano, todos reuniram recursos, inclusive com rifas, para que muitos dos alunos do 3º ano da escola conhecessem o mar. Além de acompanhar os jovens, o professor cedeu a casa de sua família para o grupo passar o final de semana.

Todos os estudantes tinham autorização dos pais, da escola e da Secretaria Municipal de Educação para viajarem ao litoral. Porém, a programação inicial do passeio não previa banho de mar. Os estudantes almoçariam e na tarde de sábado conheceriam pontos turísticos de Torres, no Rio Grande do Sul. A diversão na água estava agendada para ontem, quando os jovens passariam o dia em um parque aquático às margens da Estrada do Mar.

– O motorista estava descarregando o ônibus (na manhã de sábado, na casa de Longhi), eu e a outra funcionária da escola preparávamos o almoço. O Flávio cuidava da casa. Os alunos pediram para jogar bola. Ele ainda recomendou para ninguém entrar no mar.Preferia ter morrido a não trazer um filho de volta para uma mãe – desabafou Josiane.

O grupo de Bombeiros Voluntários de Passo de Torres prosseguiu com as buscas por Alessandro no domingo. De madrugada, uma equipe percorreu, de moto, o trecho da praia de Passo de Torres até a praia de Gaivotas, em Sombrio (SC). De dia, seis bombeiros passaram pelo mesmo trecho, com uma viatura e dois parapentes. Conforme Henrique Pacheco Fernandes, bombeiro voluntário que participou da ação, as buscas podem seguir até o próximo final de semana.

Equipes de bombeiros de Sombrio e de Araranguá, em Santa Catarina, e de Torres, no Rio Grande do Sul, também auxiliaram na procura por Alessandro.

*Colaboraram Kelly Isis Pelisser e Siliane Vieira



GUILHERME A.Z. PULITA* | Vacaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim