quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Socialismo e Liberdade

fundacao@socialismo.org.br
Eleições, outra tensa escalada da crise em Honduras
Fundação Lauro Campos
Em meio ao maior aparato militar e policial que de que se tem notícia em Honduras, o país se aproxima das eleições de amanhã, impugnadas pelos setores populares e políticos democráticos. As Forças Armadas reforçaram a presença de soldados por toda a nação, crescente desde o golpe de Estado de 28 de junho, e inclusive incorporou mais de cinco mil reservistas do Exército às fileiras.
Leia e comente...

CPI da Dívida I
Paulo Passarinho
Estive, recentemente, na Câmara Federal, onde prestei depoimento à CPI da Dívida Pública. O convite à minha participação foi uma iniciativa do Dep. Ivan Valente, do PSOL de S.Paulo. Na ocasião, também participou da sessão desta importante Comissão Parlamentar de Inquérito, o ex-presidente do Banco Central, Armínio Fraga. Foi uma grande oportunidade de expor aos parlamentares a minha visão a respeito do que considero um dos mais graves problemas que temos de enfrentar: o endividamento do Estado brasileiro.
Leia e comente...

Blog da educação
Luiz Araujo
Analisando as informações da execução orçamentária do Ministério da Educação, disponíveis no dia 12 de novembro, ou seja, faltando 49 dias para fechar o ano de 2009, é bastante preocupante a situação do Programa Qualidade na Escola, justamente onde estão localizadas importantes ações que dão sustentação ao PDE. Para este programa foram autorizados 1 milhão 960 mil reais, mas até o dia 12 haviam sido executados apenas 135 mil reais, o que representa 6,9% do total.
Leia e comente...

A crise econômica e a construção da alternativa socialista
Pedro Fuentes
Escrevemos este texto sobre a atual crise econômica a apenas alguns dias do aniversário da queda do Muro de Berlim; um evento histórico inesquecível. Referindo-se ao mesmo, o historiador marxista inglês Eric Hobsbawm escreveu nesses dias: "Estritamente falando, a queda do Muro apenas demoliu a crença de que o socialismo de tipo soviético - era uma forma factível de socialismo".
Leia e comente...

Caso Battisti: manipulações e factoides
Achille Lollo
No dia 12 de dezembro, será o 40º aniversário dos trágicos massacres de Praça Fontana, em Milão (17 mortos e 88 feridos); e no Banco Nacional do Trabalho e Praça Veneza, em Roma (17 feridos), que foram planejados, em fevereiro de 1969, pelos homens do serviço secreto italiano (SID) e realizados pelos neofascistas ligados à Célula Veneta de Freda e Ventura, em coligação com os grupos neofascistas de Ordine Nuovo e de Avanguardia Nazionale, liderados por Pino Rauti e Stefano delle Chiaie.
Leia e comente...

Quem é o terrorista?
DAM
http://www.youtube.com/v/O6aZCSysDls


10 anos depois do fim da Lei Glass-Steagall. Desregulação maníaca
Robert Weissman
A revogação da Glass-Steagall eliminou a proibição legal de combinação entre bancos comerciais, por uma parte, e bancos de investimentos e outros serviços financeiros, por outra. As estritas regras da Glass-Steagall tiveram sua origem na resposta do governo norte-americano à Depressão, e refletiam a experiência aprendida com os graves perigos que supunha para os consumidores e o sistema financiero em seu conjunto o permitir que gigantescas instituições financeiras combinassem a banca comercial com outras operações financeiras.

Leia e comente...

Como Israel ganhou a batalha dos colonatos... outra vez.
Ramzy Baroud
Quando o Ministro dos Negócios Estrangeiros, David Miliband, proferiu algumas palavras sobre a ilegalidade dos colonatos israelitas na Cisjordânia ocupada, muitos quiserem acreditar que Londres estaria a tomar uma dura atitude para com as continuas violações do direito international por parte de Israel. Infelizmente, estavam errados.

Leia e comente...

O declínio do império americano?
Júlio Delmanto
Na última terça-feira, dia 17, o historiador marxista inglês Perry Anderson esteve na Universidade de São Paulo (USP) para participar do debate "A crise capitalista atual e suas consequências para a luta hegemônica". Perry Anderson tem 71 anos, é ex-editor da revista marxista New Left Review, e hoje é professor de história na UCLA, nos Estados Unidos.
Leia e comente...

Samper: Acordo militar com EEUU é o maior erro histórico da Colômbia
ABN
Como o maior erro histórico que cometeu seu país, qualificou o ex-presidente da Colômbia Ernesto Samper a assinatura do acordo militar deste país sul-americano com Estados Unidos (EEUU), que permitirá a instalação de sete bases militares estadunidenses em território neogranadino. Samper centrou suas declarações numa análise da crise diplomática da Colômbia com a Venezuela, surgida por ocasião do polêmico acordo militar que além do mais causou um clima tenso na América do Sul.
Leia e comente...


Por favor, não responda a esta mensagem.
Para entrar em contato, acesse:
www.socialismo.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim