quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Sindicato do Jornalistas do RS




Quarta-feira, 27 de maio de 2009

Pelotas debate a regulamentação do Jornalismo

Na última sexta-feira, dia 22 de maio, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul promoveu uma palestra sobre o diploma em Pelotas, reunindo o desembargador Túlio Martins, representando a Associação dos Juízes do RS, a vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas/Regional Sul, Aniela Almeida, e o presidente do Sindicato, José Maria Rodrigues Nunes. A necessidade da formação específica do jornalista foi a tônica do debate, que reuniu ainda o primeiro-secretário do Sindicato, Salvador Tadeo, o delegado regional Carlos Machado, o coordenador do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas, Jairo Sanguiné Júnior, e integrantes do Núcleo de Estudantes de Jornalismo do Sindicato. Um bom público esteve presente no auditório da UCPel, em evento organizado pela Delegacia Regional de Pelotas do Sindicato.

Foto: Paulo Azambuja

Discussão sobre diploma movimentou profissionais e estudantes na cidade de Pelotas

'A Corporação' será exibido nesta quarta na Ufrgs

A Liga dos Direitos Humanos e a Distbrasil, em parceria com o Sindicato dos Psicólogos do RS, Marcha Mundial Pela Paz e Não Violência, e Comitê Estadual de Educação em Direitos Humanos, promovem nesta quarta-feira, dia 27 de maio, a exibição do documentário 'A Corporação'. Com direção de Jennifer Abbot e Mark Achbar, a obra analisa os poderes das grandes corporações no mundo atual, a exploração da mão-de-obra barata no Terceiro Mundo e a devastação do meio ambiente. Após o filme, haverá debate com Fernando Lunkes, psicólogo e diretor de Comunicação do Sipergs. O evento acontece a partir das 19h na Sala Redenção, na avenida Paulo Gama, 110, Campus Centro da Ufrgs, em Porto Alegre, com entrada franca.

Prorrogadas as inscrições para o 1º Prêmio MUHM de Fotografia

O Museu de História da Medicina do Rio Grande do Sul prorrogou até o dia 5 de junho o prazo de inscrições para o 1º Prêmio MUHM de Fotografia, que tem como tema 'As Faces da Saúde', com abrangência nacional. As novas datas e o regulamento completo e ficha de inscrição estão disponíveis no site www.muhm.org.br.

Sexta-feira termina o prazo para participar do concurso da CNN

Estudantes de Jornalismo de todo o país podem participar do Concurso Universitário de Jornalismo CNN, cujas inscrições estão abertas até esta sexta, 29 de maio. Promovido pela Turner International, o evento tem como tema 'O uso da tecnologia no desenvolvimento social', visando incentivar o talento e o desempenho dos acadêmicos na elaboração de matérias para a televisão. Informações em www.concursocnn.com.br.

Sindicato é solidário em campanha de medula óssea

A solidariedade e apenas 10 ml de sangue representam, para Bruno Souza de Oliveira, de 11 meses, e Artur, de 6 anos, a diferença entre a vida e a morte. Os dois meninos aguardam por um doador compatível de medula óssea. Ambos são portadores de leucemia e somente o transplante poderá salvar suas vidas. As crianças moram nos bairros Estância Velha e Guajuviras, na cidade de Canoas. No momento, Artur está internado no Hospital de Clínicas. Familiares e amigos estão mobilizados para encontrar um doador compatível.

Para ser um doador, basta ter vontade e seguir alguns procedimentos. Qualquer pessoa entre 18 e 55 anos com boa saúde - que não tenha doença infecciosa ou incapacitante - poderá doar medula óssea. Os doadores preenchem um formulário com dados pessoais e é coletada uma amostra de 10 ml de sangue para testes. Esses testes determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. Em caso de compatibilidade com um paciente, o doador é chamado para exames complementares e para realizar a doação. A chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em 100.000.

Quem puder ajudar os meninos Bruno e Artur deve dirigir-se ao Hemocentro de Porto Alegre, ao Complexo Santa Casa ou ao Hospital de Clínicas para fazer a coleta de sangue para o teste de compatibilidade. O Hemocentro fica na avenida Bento Gonçalves, 3722, com atendimento de segunda a quinta-feira, das 8h às 16h, a Santa Casa se localiza na Professor Annes Dias, 295, com horário de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 16h. Nas sexta-feiras, a coleta é realizada das 8h às 12h. O Hospital de Clínicas fica na rua Ramiro Barcelos, 2350, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Os doadores devem apresentar documento de identidade e CPF. Os telefones de contato dos familiares das crianças são 51-3032-2280 e 8438-8069.

Finep tem vaga em cadastro-reserva para jornalista

O concurso da Financiadora de Estudos e Projetos oferece uma vaga em cadastro-reserva para jornalista, com salário de R$ 4.834,08 e lotação no Rio de Janeiro. As inscrições abrem no dia 1º de junho e seguem até o dia 23. O edital e demais informações estão no site www.cespe.unb.br.




--------------------------------------------------------------------------------

• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 1270 - 133 - 13º andar
Porto Alegre - RS - 90020-008
51-3228-8146 / 3226-0664 / 3226-1735
www.jornalistas-rs.org.br
Assessoria de Imprensa: Marcio de Almeida Bueno (Mtb 9669)
web@jornalistasrs.brte.com.br

Para deixar de receber o informativo basta responder esta mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim