terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Netinho Pré-Candidato ao Senado

Brasil
21 de Dezembro de 2009 - 11h53
Pré-candidato ao Senado, Netinho (PCdoB) tem 22% em São Paulo
O vereador Netinho de Paula (PCdoB) — que estreou neste ano na Câmara Municipal paulistana — aparece com 22% das intenções de votos para o Senado em São Paulo. Os números foram revelados nesta segunda-feira (21) pelo Datafolha. No próximo ano, serão escolhidos dois senadores por estado.
O senador Aloizio Mercadante (PT) lidera a disputa, com 32% das intenções de voto, para o Senado por São Paulo, segundo a pesquisa Datafolha realizada na semana passada. Mercadante deve concorrer à reeleição assim como o também senador Romeu Tuma (PTB), que aparece com 27%.

Os dois são seguidos pelo ex-governador paulista Orestes Quércia (PMDB), com 24%. Na eleição municipal de 2008, o peemedebista fez um acordo com o DEM do prefeito Gilberto Kassab e com o governador José Serra (PSDB) para disputar uma vaga ao Senado.

Com 22% das intenções, além de Netinho, também está a subprefeita da Lapa, Soninha Francine (PPS). Dois nomes apresentados no questionário do Datafolha ficaram abaixo dos 10%: o vereador Gabriel Chalita (PSB) tem 7%, e o secretário estadual da Educação, Paulo Renato (PSDB), 6%. Ambos têm a educação como principal bandeira.

A taxa de eleitores que pretendem votar em branco ou anular o voto para ao menos uma das vagas ao Senado é de 25%. Já 14% disseram não saber quem serão seus candidatos.

Interior e capital

Líder das intenções de voto, Mercadante vai melhor no interior (34%) do que na capital (28%). O petista também tem mais apoio entre os eleitores com ensino superior (41%) do que entre aqueles de ensino fundamental ou médio (31%).

O ex-governador Orestes Quércia também se destaca no interior (28%) e não repete o resultado na capital (18%). Já Soninha Francine tem resultado inverso: se destaca no município de São Paulo (33%), mas fica bem abaixo no interior do Estado (13%).

Entre os eleitores mais jovens, Soninha é a que recebe mais apoio. Ela fica com 34% na faixa entre 16 e 24 anos, seguida por Netinho de Paula (29%), Mercadante (25%), Quércia (23%) e Tuma (13%).

Mercadante tem seu melhor resultado entre as pessoas de 35 a 44 anos, com 38%. Romeu Tuma se destaca entre os eleitores de 45 a 59 anos (37%) e de 60 anos ou mais (36%).

Da Redação, com informações da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim