quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Grêmio vence Palmeiras



Invicto no Olímpico, Grêmio faz 2 a 0 no Palmeiras
Tricolor joga bem e praticamente tira os paulistas da briga pelo título

Maxi marcou o segundo do Grêmio
Crédito: Cristiano Estrela
O Grêmio, se não briga por mais nada no Brasileirão, segue estragando o plano dos times que estão na ponta de cima da tabela. Imbatível no Olímpico, o Tricolor bateu o Palmeiras por 2 a 0 na noite desta quarta-feira e praticamente tirou os paulistas da briga pelo título do campeonato. A vitória levou o clube para a oitava posição, com 52 pontos.

Para uma equipe que almeja ser campeão brasileiro, o Palmeiras foi - para se dizer o mínimo - tímido na primeira etapa. Com exceção de um chute perigoso de Diego Souza, aos 11 minutos, o goleiro Marcelo Grohe não teve maiores preocupações com o ataque do comandados de Muricy Ramalho. Apesar da pouca torcida presente nas arquibancadas, o Grêmio se impôs durante a maior parte dos 45 minutos iniciais.

E boa parte da supremacia gremista se deveu a um jogador: Douglas Costa. O camisa 7, fazendo ótima partida - uma de suas melhores até agora com o manto tricolor -, foi uma preocupação constante à defesa palmeirense. Além dele, Maxi López recebia atenção especial, tanto que, em poucos minutos de jogo, já havia cavado um cartão amarelo para o zagueiro Maurício, por repetição de faltas.

Pressão no fim do primeiro tempo para abrir o placar

No entanto, embora dominasse, o Grêmio não chegava tão constantemente com perigo ao gol de Marcos. Pouco antes de algum arremate, a defesa afastava ou o ataque falhava. A situação permaneceu assim até o final do primeiro tempo, quando enfim as jogadas começaram a encaixar. Aos 42, Douglas Costa, invadiu a área pela ponta esquerda e obrigou o goleiro a fazer um milagre.

Até o fim da etapa inicial, o Grêmio continuou na frente. Quando o cronômetro marcava o minuto 46, veio o prêmio pela insistência. Douglas Costa tocou para Souza, ainda fora da área, pela esquerda. O meia levantou para Maxi López que, num certeiro toque, tirou a bola do zagueiro e escorou fraco no canto esquerdo. Marcos se espichou e conseguiu evitar o gol, mas deu rebote. E Rafael Marques estava logo a frente para encostar para o fundo das redes, abrindo o placar.

Em seguida, o árbitro Héber Roberto Lopes terminou o primeiro tempo e, na saída de campo, Obina e Maurício trocaram socos a caminho do vestiário, ainda dentro de campo. Na volta do intervalo, o juiz expulsou os dois jogadores, deixando o Palmeiras com apenas nove atletas em campo.

Mais organizado com menos atletas em campo, o Palmeiras conseguiu criar suas melhores chances. Num dos contra-ataques armados, aos 11, Diego Souza conseguiu finalizar de dentro da área e exigiu a melhor defesa de Marcelo Grohe em toda partida. Pouco depois, em falta pelo lado esquerdo de ataque, Figueroa levantou para Diego Souza cabecear. A bola passou entre a trave direita e o zagueiro Marcão. Fosse para qualquer um dos lados, seria gol ou uma grande oportunidade para os paulistas.

Gol, administração e volta de William Magrão

Antes que algum crime acontecesse no Olímpico, o Grêmio retomou as ações ofensivas. O time passou, então, a pressionar o Palmeiras. Até que deu resultado, afinal. Herrera, novamente com muita disposição, tocou para Maxi López. A bola estava mais para os zagueiros Armero e Marcão, mas, na raça, Maxi López surgiu pelo meio dos dois, encostou na bola, tirando-a de Marcos, e completou a jogada, ampliando o marcador: 2 a 0 Grêmio.

Logo a seguir, os torcedores gremistas comemoram outro lance. Assim que Thiego caiu no gramado devido a cãibras, Marcelo Rospide chamou William Magrão para entrar. O volante pôs fim então a um hiato de nove meses parado devido ao rompimento dos ligamentos de seu joelho.

Daí em diante, os comandados de Marcelo Rospide trataram de administrar a partida, levando algum perigo ao gol de Marcos, porém sem tanto perigo. Quando Héber apitou o final do jogo, os pouco mais de 14 mil torcedores no estádio aplaudiram a 14ª vitória do Grêmio neste Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Tricolor, que enfrenta o Barueri na próxima rodada, foi a 52 pontos, e assumiu provisoriamente a oitava colocação - para mantê-la, terá que secar o Goiás, no final de semana. Já o Palmeiras, emperra nos 59 pontos e pode perder a posição, caso haja um vencedor do confronto entre Atlético-MG e Inter, que jogam no domingo, em Belo Horizonte.


GRÊMIO: Marcelo Grohe; Thiego (William Magrão), Rafael Marques, Réver e Lúcio (Bruno Collaço); Adilson, Fábio Rochemback, Souza, Douglas e Maylson (Herrera); Maxi López. Técnico: Marcelo Rospide.

PALMEIRAS: Marcos; Figueroa, Danilo, Maurício e Armero; Pierre, Sandro Silva, Deyvid Sacconi e Diego Souza; Obina e Ortigoza (Marcão). Técnico: Muricy Ramalho.

Ouça o áudio: Gol de Rafael Marques (Rádio Guaíba)
Ouça o áudio: Gol de Maxi López (Rádio Guaíba)



Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim