sábado, 28 de novembro de 2009

Fiasco Empresarial

Time Warner abandona AOL e dá fim à maior fusão do capitalismo
Chegou ao fim a maior — e talvez mais desastrosa — fusão empresarial da história do capitalismo. Em um comunicado para a imprensa, a americana Time Warner (TWZ), maior conglomerado mundial de mídia e entretimento, anunciou que vai se separar, no dia 9 de dezembro, de sua unidade de internet, a AOL (antiga America Online).
O motivo da separação, segundo o comunicado, é o foco em conteúdo que a Time Warner quer manter. No entanto, é conhecida a decepção causada pela megafusão — que ocorreu no auge da bolha da internet. Quando o plano de união entre a America Online e a Time Warner foi anunciado, em janeiro de 2000, o provedor estava avaliado em US$ 163 bilhões.

Na época, a AOL ainda era líder absoluto dos serviços de internet nos Estados Unidos, e os acionistas receberam uma ação da Time Warner para cada ação do provedor que possuíam. A combinação entre as duas empresas supostamente prenunciaria o futuro da distribuição de conteúdo via internet — mas os benefícios prometidos jamais se materializaram.

Além de nunca ter proporcionado o retorno esperado, a AOL passou a pesar sobre os balanços da Time Warner — cujos executivos gradualmente retomaram o controle do negócio. Ao longo da década, o provedor perdeu cada vez mais assinantes e receita publicitária.

Em maio deste ano, a Time Warner — que controla marcas de mídia como CNN, HBO, Warner Bros e Cartoon Network — anunciou que planejava a cisão da AOL. No ano passado, o grupo já havia promovido a separação de sua operadora de cabo, a Time Warner Cable.

Com a AOL, os resultados do maior grupo de mídia do mundo não eram auspiciosos havia tempos. No último dia 4 de novembro, a Time Warner divulgou que seu faturamento no terceiro trimestre deste ano tinha caído 6% em relação ao terceiro trimestre de 2008. O lucro operacional despencou 10%.

O fim da megafusão com a AOL é uma aposta para que o conglomerado reverta a crise. Segundo o Register, pessoas e instituições que tiverem ações da Time Warner em 27 de novembro receberão uma ação da AOL como dividendo para cada 11 ações ordinárias da Time que controlem.

De acordo com o Inquirer, antes de separação ocorrer, a Time Warner vai comprar os 5% da AOL que hoje pertencem ao Google, para ter total controle sobre a companhia. A previsão é de que o Google aceite o negócio, já que não tem mais interesse na AOL.


Da Redação, com agências

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim