quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Tratamento Penal

Departamento de Tratamento Penal da Susepe promove jornada de psicologia baseado na cultura do ritmo
21/10/2009 14:59


O Departamento de Tratamento Penal da Susepe (DTP) promoveu nesta terça-feira (20) uma jornada de psicologia fundamentada no projeto MC’s Para a Paz, iniciado na Penitenciária Estadual do Jacuí, que tinha como objetivo destacar os apenados de personalidade mais difícil e ter para eles um planejamento de reinserção e diagnóstico.

Estes presidiários passaram a ganhar destaque e a responsabilidade de serem multiplicadores de cidadania dentro das cadeias. E foram observados por toda a equipe do DTP. Passaram por escutas psicanalíticas, conversas com a assistência social e receberam ensinamentos divididos em seis módulos. Aprendem sobre cidadania, família e paternidade, drogas e violência, a história negra e cultura hip-hop. Durante a iniciação ao Projeto MC’s, o apenado aprende a aceitar que a periferia é realmente recusada pela sociedade de classes. Porém, é o lugar de onde ele veio e para onde ele volta depois de cumprir sua condenação.

A partir daí, o trabalho deste preso será levar a paz para a sua galeria. Ele possui conhecimento acumulado da casa prisional e passa a viver em território neutro: são aceitos, segundo o grupo de psicólogas da Susepe, por todas as galerias e facções “porque cantam a dor e o sentimento do cárcere e da pobreza”. Por outro lado, passam a se apresentar para a sociedade que antes lhe ignoraria. Prova disso, o projeto não só regenera a consciência social do preso, como chama atenção para resultados positivos. Recebeu o 1º lugar na categoria Instituição do Prêmio Educação 2009 do Sinpro/RS, através do professor doutor Celso Rodrigues, coordenador da Especialização em Ciências Criminais do IPA, envolvido no Projeto MC’s para a Paz.

A integração está brotando e expandindo horizontes. Os MC’s estão convidados para se apresentarem na Semana Acadêmica do IPA este ano, o Projeto agora é política pública da Susepe e deverá ser iniciado em mais seis casas prisionais do Rio Grande do Sul. A Jornada encerrou com a apresentação dos MC’s, (todos cumprindo regime semiaberto).

Fonte: Ascom Susepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim