sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Rio 2016



Vitória

Rio de Janeiro vence e será a sede das Olimpíadas de 2016
Publicada em 02/10/2009 às 14h01m
O Globo
R1 R2 R3 R4 R5 Dê seu voto R1 R2 R3 R4 R5 Média: 4,9ComenteComentários




RIO - O Rio de Janeiro será a sede das Olimpíadas de 2016. A Cidade Maravilhosa derrotou suas concorrentes - Madri (em segundo lugar), Chicago, primeira eliminada com o menor número de votos, e Tóquio, segunda eliminada - e foi escolhida na cerimônia realizada em Copenhague, Dinamarca, como o local onde serão realizados os Jogos Olímpicos. Depois de uma apresentação emocionada da candidatura , com destaque às belezas cariocas e aos benefícios que a primeira Olimpíada na América do Sul traria à cidade, foi a vez da comemoração e da festa. O resultado foi anunciado às 13h50m (horário de Brasília).

Na votação final, o Rio derrotou Madri por 66 a 32 votos. Após o anúncio da vitória, as autoridades brasileiras presentes em Copenhague se abraçaram emocionadas, chorando. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador do Rio, Sérgio Cabral, o craque Pelé, o escritor Paulo Coelho, entre outros, comemoraram o anúncio e partiram para o abraço. Na Praia de Copacabana, o público que torcia reunido pela vitória da cidade comemorou com muita animação.

Veja fotos da festa na Praia de Copacabana



Veja mais imagens da apresentação brasileira

Fotos das apresentações das outras cidades

Leia mais: ( Rio de Janeiro passa por sabatina do COI )

A apresentação carioca teve início às 7h05m (de Brasília). O primeiro a falar em nome do Rio de Janeiro foi João Havelange, patrono da campanha e decano da entidade.

- Queria convidar a todos a uma Olimpíada em minha cidade no ano de meu centésimo aniversário - disse Havelange, sob aplausos.

No discurso de Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Rio-2016, feito em francês e inglês, foram exibidas imagens de práticas esportivas no país e uma do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com os principais chefes de Estado do mundo. Foi mostrado ainda um gráfico lembrando que a América do Sul nunca recebeu uma edição dos Jogos Olímpicos, ao contrário dos demais continentes.

Leia também: ( Dois membros do COI faltam à votação )

Em seguida, foi apresentado um vídeo com as belezas do Rio de Janeiro. Ao fundo uma versão em inglês, e depois em português, de "Aquele abraço", canção de Gilberto Gil.

Após o discurso do governador Sérgio Cabral, Henrique Meirelles, presidente do Banco Central, falou sobre as garantias financeiras da candidaturas.

Leia mais: ( Presidente Lula: 'Chegou a nossa hora' )

Juntos, Cabral e Eduardo Paes, prefeito do Rio, apresentaram aos membros do COI onde ficariam as instalações para as Olimpíadas e as demais melhorias de infraestrutura.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o único a discursar em português, caprichou no aspecto emocional em seu discurso.

- Para os outros, é apenas mais uma Olimpíada. Para nós, será uma oportunidade sem igual. É um continente que nunca recebeu os Jogos Olímpicos. Chegou a hora de corrigir esse desequilíbrio - afirmou Lula.

Leia mais:

( Lágrimas na comitiva brasileira durante defesa da candidatura )

Na parte final, Nuzman voltou a discursar em Copenhague, lembrando os esforços da candidatura durante o processo e classificou como corajosa a atitude dos membros do COI quando optaram por levar a Olimpíada a países pela primeira vez. Até Pierre de Coubertin, idealizador da Era Moderna dos Jogos (a partir de 1896), foi lembrado.


Links patrocinados
Rio Aventura / Adventure
Best site adventure sports rio Melhor site turismo de aventura rio
www.rioaventura.com.br

Não sabe falar Inglês?
Estude via internet e leia notícias em Inglês! Apenas R$ 119 / mês.
www.englishtown.com/ingles

Rio Quente Resort - PRQ
Centrais de Reservas (41) 3012-9999 (11) 3514-9500, (61) 3246-9900 etc.
www.aguasquentes.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim