sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Mudanças Climáticas

Mudanças climáticas na vitivinicultura e na cultura da macieira


Nos próximos dias 20 e 21 de outubro, os impactos das mudanças climáticas sobre problemas fitossanitários na vitivinicultura e na cultura da macieira estarão sendo debatidos em Bento Gonçalves e Vacaria, respectivamente. Os eventos integram o Projeto 'Impactos das mudanças climáticas globais sobre problemas fitossanitários' (CLIMAPEST), financiado pela Embrapa, que iniciou em janeiro de 2009 e terá a duração de 4 anos.

Na tarde do dia 20, ocorre o ' Seminário Impactos das Mudanças Climáticas sobre Problemas Fitossanitários de Vitivinicultura', no Auditório da Embrapa Uva e Vinho (Rua Livramento, 515), em Bento Gonçalves (RS). A programação começa com uma mesa redonda onde serão apresentadas as 'Expectativas do Setor em relação às mudanças climáticas', por representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (Olir Schiavenin), do Ibravin (Carlos Paviani) e da Uvibra (Daniel Basile).Na sequência, serão apresentadas palestras sobre 'Mudanças Climáticas - Impacto sobre doenças de plantas no Brasil (Raquel Ghini - Embrapa Meio Ambiente), 'Distribuição Geográfica e Temporal: Elaboração de Mapas' (Emília Hamada - Embrapa Meio Ambiente), 'Impacto das mudanças climáticas sobre as doenças da videira' (Lucas da R. Garrido - Embrapa Uva e Vinho) e 'Efeito das mudanças climáticas na herbivoria de insetos' (Régis Sivori dos Santos Silva - Embrapa Uva e Vinho). O evento é promovido pela Embrapa (Meio Ambiente e Uva e Vinho) e conta com o apoio do Ibravin, Uvibra e IFRS - Campus BG.

O 'Seminário Impactos das Mudanças Climáticas sobre Problemas Fitossanitários da Macieira' acontece na tarde do dia 21 de outubro, no Auditório da UCS (Avenida Dom Frei Cândido Maria Bampi, 2800), em Vacaria (RS). A programação abordará os mesmos temas do evento anterior, mas com destaque para a cultura da macieira. O evento começa com uma mesa redonda onde serão apresentadas as 'Expectativas do Setor em relação às mudanças climáticas' e segue com as seguintes palestras: 'Mudanças Climáticas - Impacto sobre doenças de plantas no Brasil' (Raquel Ghini – Embrapa Meio Ambiente),'Distribuição Geográfica e Temporal: Elaboração de Mapas' (Emília Hamada -Embrapa Meio Ambiente), 'Impacto das mudanças climáticas sobre as doenças da macieira' (Rosa Maria V. Sanhueza - ProTerra) e 'Efeito das mudanças climáticas na herbivoria de insetos' (Régis Sivori dos Santos Silva - Embrapa Uva e Vinho). O evento dedicado à macieira é promovido pela Embrapa (Meio Ambiente e Uva e Vinho) e conta com o apoio da UCS, ProTerra Engenharia Agronômica e ASAV (Associação dos Engenheiros Agrônomos de Vacaria).

O projeto CLIMAPEST está trabalhando com 16 culturas de importância econômica e também social, como soja, forragicultura, uva, maçã, pêssego, laranja, café, milho, mamona, mandioca, manga, banana, dendê, algodão, pinus e eucalipto. Segundo a pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente e coordenadora do Projeto Raquel Ghini, esta rodada inicial de seminários tem como principal objetivo divulgar as ações de pesquisa realizadas pela equipe coordenada pela Embrapa para técnicos e produtores, compartilhando preocupações e resultados. Outro objetivo é ampliar a interação com o setor produtivo durante a realização das pesquisas. “A pesquisa quer caminhar junto com o produtor e não apenas entregar os resultados finais. A Embrapa está preocupada e está se preparando para oferecer alternativas para quando os problemas acontecerem de fato”, comenta Raquel.

As inscrições para os Seminários são gratuitas e podem ser feitas pelos telefones (54)3231-8300 (macieira) e (54)3455-8123 (vitivinicultura). A programação completa e outras informações podem ser conferidas na página de eventos da Embrapa Uva e Vinho (http:// www.cnpuv.embrapa.br/eventos.



--
Viviane Zanella
Jornalista - MTb 14004
Assessoria de Comunicação
Embrapa Uva e Vinho
Rua Livramento 515
95700-000 Bento Gonçalves, RS
Fone: 54-3455-8084
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
Atenção: Antes de imprimir, pense no seu compromisso com a natureza.

Esta mensagem da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa),
empresa pública federal regida pelo disposto na Lei Federal nº 5.851, de
7 de dezembro de 1972, é enviada exclusivamente a seu destinatário e
pode conter informações confidenciais, protegidas por sigilo
profissional. Sua utilização desautorizada é ilegal e sujeita o infrator
às penas da lei. Se você a recebeu indevidamente, queira, por gentileza,
reenviá-la ao emitente, esclarecendo o equívoco.

This message from Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
a government company established under Brazilian law (5.851/72) is
directed exclusively to its addresse and may contain confidential data,
protected under professional secrecy rules. Its unauthorized use is
illegal and may subject the transgressor to the law's penalties. If
you're not the addresse, please send it back, elucidating the failure.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim