quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Efetivo da Brigada

Governo do Estado incorpora maior efetivo da Brigada Militar nos últimos dez anos
08/10/2009 08:23


A governadora Yeda Crusius conduz, nesta quinta-feira (8), a solenidade de inclusão de mais de 3.800 novos soldados à Brigada Militar, ação integrada ao Programa Estruturante Cidadão Seguro. É o maior efetivo incorporado nos últimos dez anos, demonstrando o comprometimento do governo do Estado com a qualificação da segurança pública. Oriundo de concurso público realizado no início deste ano, que teve um total 21.178 inscritos, o contingente - 89% do sexo masculino e 14% do sexo feminino - iniciará agora o Curso Básico de Formação Policial Militar.

Realizado nos diferentes Comandos Regionais de Policiamento Ostensivo do Rio Grande do Sul, o curso tem 1.200 horas/aula, correspondendo a seis meses de instrução. De forma gradativa, os PMs começarão a ser inseridos no policiamento ostensivo. A capacitação abrange matérias curriculares como Sociologia, Antropologia, Psicologia e Vitimologia, bem como conteúdos teóricos e prático, com foco na técnica policial militar e na legislação aplicada à função.

Conforme destaca a governadora Yeda Crusius, a contratação está sendo feita com base em um orçamento realista e na retomada da capacidade de pagamento do Estado, que realizou o ajuste fiscal, possibilitando investimentos em todos os setores. "Isso é buscar resolver um dos problemas da segurança pública, aquele que mais toca à cidadania, que é ter agentes da BM à disposição", afirma, assinalando que o aumento do efetivo vem acompanhado de medidas que vão desde o treinamento dos policiais até a aquisição de equipamentos como viaturas e coletes à prova de bala.

Cidadão Seguro
Em paralelo à incorporação dos mais de 3.800 novos policiais militares, a governadora Yeda Crusius já autorizou a contratação, para este ano, de 300 novos policiais militares temporários e de 600 novos salva-vidas civis temporários, como forma de qualificar a segurança pública.

Na Polícia Civil, estão em andamento os cursos de formação de 157 novos delegados de Polícia, 250 escrivães e 250 inspetores, que estarão à disposição do Estado ainda no primeiro trimestre de 2010. Na Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe), outros 400 servidores realizam curso de formação. Também 133 peritos foram nomeados, após concurso, para o Instituto-Geral de Perícias (IGP).

O reforço de agentes faz parte do projeto de Recuperação dos Efetivos, do Programa Estruturante Cidadão Seguro ( www.estruturantes.rs.gov.br ), que, até 2010, somará investimentos de R$ 462 milhões através de seis projetos. Entre eles, o de Renovação da Frota de Veículos, que prevê, até o final do próximo ano, a compra de 2 mil veículos zero quilômetro aos órgãos de segurança. Até o momento, o governo do Estado já adquiriu mais de 1,6 mil novas viaturas.

Fonte: Site do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim