quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Vistoria Presídio de Passo Fundo

Goularte vistoria presídio de Passo Fundo
29/09/2009 18:05


Em visita na manhã desta terça-feira (29) ao município de Passo Fundo, o secretário estadual da Segurança Pública, Edson Goularte, vistoriou as instalações do Presídio Regional do município, unidade de regime fechado construída em 1974 e com capacidade para 447 apenados, mas hoje recebendo cerca de 700 detentos.

Goularte foi recebido pelo delegado penitenciário regional, Luigi Munhoz Barbosa, e o diretor do presídio, Marco Antônio da Silva. Na visita, conferiu obras de melhoria na infraestrutura do estabelecimento prisional, como a do novo gabinete odontológico, de ampliação da secretaria do Núcleo de Ensino de Jovens e Adultos (Neeja) e de reorganização de espaços na Galeria B, que possibilitou a geração de 20 novas vagas.

Acompanhado do coordenador da Assessoria de Demandas Públicas da SSP, Evandro Egídio Zambonato, Goularte também conheceu detalhes do Protocolo de Ação Conjunta (PAC) entre a Superintendência dos Serviços Penitenciários e a Prefeitura de Passo Fundo, no qual os detentos cultivam mudas de diversas árvores nativas, depois utilizadas na arborização de praças, parques e ruas da cidade. O titular da SSP esteve ainda na oficina de marcenaria e na padaria do presídio, onde os apenados realizam ações de reinserção social, bem como conheceu a área onde será construído o novo módulo do Albergue de Passo Fundo, localizado junto ao presídio, e que criará mais 200 vagas, além das 140 já existentes.

De acordo com o secretário, a visualização das benfeitorias no Presídio Regional de Passo Fundo é um referencial do quanto o governo do Estado está focado na resolução dos históricos problemas do sistema prisional. Ressaltou que os investimentos são fruto da gestão de excelência da governadora Yeda Crusius, por meio do Ajuste fiscal e do Déficit zero das contas públicas. “Temos 30 obras emergenciais em andamento no sistema prisional, num investimento de mais de R$ 27 milhões. Este é um governo que há muito colocou na prática o seu discurso”, frisou Edson Goularte. Enfatizou, ainda, as ações implementadas e em andamento no Programa Estruturante Cidadão Seguro (www.estruturantes.rs.gov.br), e que abarcam, além da recuperação e ampliação de vagas prisionais, os projetos de renovação da frota de veículos, modernização dos sistemas de inteligência, reforma de prédios da BM e Polícia Civil e o Recomeçar, que trata da ressocialização de apenados, iniciativa essa também inserida no Estruturante Nossas Cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim