quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Planeta Semelhante a Terra


17 de setembro de 2009 | N° 16097AlertaVoltar para a edição de hojeVITÓRIA DA CIÊNCIA
Um planeta semelhante à Terra
Ainda que quente demais, Corot-7b é primeiro planeta rochoso extrassolar a ser descobertoA boa notícia: astrônomos finalmente conseguiram confirmar a existência de um planeta rochoso fora de nosso Sistema Solar, ou seja, com superfície de terra firme. É o planeta extrassolar mais semelhante à Terra já descoberto, o que representa um grande avanço científico. A má: Corot-7b, como foi batizado o exoplaneta, é quente demais para sustentar vida, ao menos na forma como a conhecemos.

Cientistas já encontraram mais de 300 planetas fora de nosso Sistema Solar. Mas todos eles eram gigantes gasosos, como Júpiter ou Saturno, ou não havia informações suficientes para garantir que fossem sólidos. Os pesquisadores acreditam há muito que, para ter alguma forma de vida, um planeta necessita de superfície sólida. A descoberta foi divulgada por astrônomos ligados à sonda francesa Corot (que localizou o planeta, por isso o nome) e por um grupo da Universidade de Genebra (que determinou suas características).

– É o mais parecido com a Terra que encontramos até agora. Ele só fica perto demais de seu sol – disse Artie Hatzes, diretor do observatório Thuringer, na Alemanha, e um dos codescobridores do exoplaneta.

Em termos astronômicos, o planeta extrassolar está relativamente próximo da Terra, a apenas 500 anos-luz de distância (um ano-luz equivale a cerca de 9,6 trilhões de quilômetros). Como comparação, o diâmetro da Via Láctea é de aproximadamente 100 mil anos-luz. Na superfície de Corot-7b, a temperatura é calculada em mais de 1.980ºC. O ano do exoplaneta – o tempo que leva para dar uma volta completa em torno de sua estrela – dura apenas 20,4 horas. Para se ter uma ideia de como é rápido, o ano de Mercúrio, planeta mais próximo do nosso Sol, completa seu ano em 88 dias. Corot-7b, situado a meros 2,5 milhões de quilômetros de sua estrela, tem, além disso, um raio uma vez e meia superior ao da Terra e uma massa cinco vezes maior.

A descoberta foi anunciada ontem de manhã em uma conferência de astronomia realizada em Barcelona, na Espanha. No ano passado os cientistas de Genebra já haviam anunciado que Gliese 581e – um planeta pequeno orbitando uma outra estrela – tinha massa entre duas e três vezes à da Terra e, portanto, quase com certeza era rochoso. Como um estudo formal contendo esses números ainda não foi publicado, porém, Gliese 581e acabou perdendo o título. A massa de Corot-7b foi calculada com margem de erro sem precedentes por instrumentos do Observatório Europeu do Sul (ESO).



Washington
Fonte: Zer

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim