quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Dia Nacional de Luta da Profissão de Jornalista


Dia Nacional de Luta em Defesa
da Profissão de Jornalista

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul promove diversas atividades que integram a campanha em defesa do diploma para o exercício da profissão. Por decisão da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), em reunião realizada com representantes dos sindicatos da categoria, em julho, em São Paulo, ficou estabelecido que no dia 17 de cada mês será realizado um ato, uma atividade ou uma manifestação para marcar o Dia Nacional de Luta em Defesa da Profissão de Jornalista. Na quinta-feira, em Porto Alegre, haverá uma manifestação para marcar os três meses da decisão do STF, no Saguão da Famecos, no prédio 7, às 19h. No dia seguinte, sexta-feira (18/9), os alunos do Instituto Metodista Sul (IPA) terão uma aula com o jornalista Antônio Manuel de Oliveira, no auditório da biblioteca, às 19h. O tema será “A profissão de jornalista e a implicação da queda do diploma”. Na terça-feira (22/9), está marcada uma audiência pública da Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, a partir das 10h, no Auditório da Famecos (PUC). Na quarta-feira (23/9), será realizado um ato na Esquina Democrática, a partir do meio-dia, com a presença de jornalistas, estudantes e professores universitários de Comunicação Social.

A história do dia 17

No dia 17 de junho de 2009, o STF considerou inconstitucional a obrigatoriedade do diploma de Jornalista para o exercício da profissão. O fato teve o impacto de uma “bomba” para os mais de 80 mil jornalistas espalhados pelo Brasil e gerou uma série de protestos e repúdios por parte de entidades como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Parlamentares acreditam que a mobilização da categoria e a pressão de entidades podem reverter a decisão do STF. A data é uma referência ao dia em que o STF decidiu abolir a exigência de diploma para o exercício da profissão.

Este mês, os estudantes de jornalismo de todo Brasil realizam as manifestações no dia 23 de setembro, em várias cidades brasileiras.

Santa Catarina: Florianópolis e Palhoça
Universidades: UFSC e Unisul

Minas Gerais: Belo Horizonte
Universidades: Fumec

Goiás: Goiânia
Universidades: UFG

Mato Grosso: Cuiabá
Universidade: UFMT

Bahia: Juazeiro
Universidades: UNEB e Ucsal

Ceará: Fortaleza
Universidades: FIC e UFC

Maranhão:Universidades: UFMa

Tocantins:
Universidades: UFT - A campanha em defesa do diploma para o exercício da profissão de Jornalista terá duas atividades, dias 22 e 23 de setembro, com a presença de jornalistas, estudantes e professores de comunicação.


O Negro na Mídia:
a invisibilidade da cor

A invisibilidade da população negra na mídia brasileira e a desagregação de dados por raça/etnia nos censos nacionais de 2010 da América Latina e Caribe são assuntos do II Seminário Estadual O Negro na Mídia: a invisibilidade da Cor e do Encontro Latino-americano de Comunicação, Afrodescendentes e Censos de 2010. Os eventos acontecem nos dias 17 e 18 de setembro no auditório da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), que fica na Avenida Borges de Medeiros, 8º andar, no centro de Porto Alegre.As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 15 deste mês, bastando aos interessados solicitar uma ficha pelo e-mail: secretaria1@jornalistasrs.brte.com.br.

Os dois eventos são uma realização do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, por meio do Núcleo de Jornalistas Afro-brasileiros, com apoio da Associação Riograndense de Imprensa, ARI, da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM), do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e do Centro de Informação das Nações Unidas (UNIC).

A intenção dos organizadores é dar visibilidade estatística de afrodescendentes na região das Américas, como uma ação política que garanta a coleta e análise de dados desagregados por raça/etnia nos censos de 2010/2012.

Assessores de Comunicação
discutem a profissão

Aprofundar o debate sobre as dificuldades, parcerias e avanços no dia-a-dia dos assessores de imprensa. Esse é o objetivo do III Encontro Estadual de Jornalistas em Assessoria de Comunicação Social (EEJAC), que tem como tema central “Assessoria de Imprensa: o Jornalismo passa por aqui”. O evento será realizado no dia 19 de setembro, das 8h às 13h, na Casa dos Bancários, General Câmara 424, no centro de Porto Alegre.

Os jornalistas André Machado e Enir Grigol serão os palestrantes. Eles vão abordar a realidade e as perspectivas profissionais desta área de atuação. O evento é promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, por meio do Núcleo de Jornalistas em Assessoria de Comunicação Social (NJAC).

Os interessados devem enviar um e-mail para o Sindicato dos Jornalistas do RS (secretaria1@jor nalistasrs.brte.com.br), solicitando ficha de inscrições. Após preencher a ficha e realizar o depósito, se for o caso, o documento deve ser enviado via fax para o Sindicato (51- 3226 0668 ou 51-3228 8146).

O evento é gratuito para profissionais e estudantes sindicalizados, em dia com o Sindicato. Para profissionais não sindicalizados será cobrada taxa de R$ 20,00 e para estudantes não sindicalizados o preço será de R$ 15,00.

• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 12/133 - 13 andar Porto Alegre/RS
Tel.: (51) 3228.8146 | 3226.0664 | 3226.1735
www.jornalistas-rs.org.br

Assessoria de comunicação: Alexandre Costa MTb 7587 | web@jornalistasrs.brte.com.br


Para deixar de receber o informativo basta responder esta mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim