segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Artigos Zero Hora

ARTIGOS
Os verdadeiros problemas da cidadeTenho orgulho de muitas responsabilidades que assumi em minha vida. Mas, sem dúvida, uma das maiores é o fato de ter representado o povo de Porto Alegre e o meu partido na Câmara de Vereadores da Capital de todos os gaúchos. Assumi com 23 anos recém feitos. Aprendi ali a respeitar as diferenças, a ouvir mais, minimizar diferenças superficiais e trabalhar duro para, mesmo com minoria, aprovar projetos relevantes de minha autoria. Ali fiz oposição ao prefeito Fogaça e, mesmo assim, votei todos os projetos que considerava relevantes para a cidade.

Ao ler o jornal Zero Hora, fui surpreendida pela notícia de que um vereador quer exigir que as vereadoras mulheres usem roupa equivalente à dos homens, ou seja, terninho (ou vestido longo). Ah! Mais um detalhe: devem usar salto. Não acreditei. E, mais, cita as vereadoras que não se vestem adequadamente: a vereadora Sofia Cavedon (PT) e a vereadora Fernanda Melchiona (PSOL). Alguns motivos me levam a questionar esta proposição, apesar do respeito que nutro por todos os parlamentares da cidade.

O primeiro é o mais grave: será que a Câmara não tem nada mais relevante para tratar? Nossa cidade não tem problemas graves na saúde, educação, segurança e planejamento por exemplo? Como pode um vereador priorizar esse tipo de polêmica ao invés de pensar a cidade que queremos ter em quatro anos? Não é para isso que elegemos vereadores? Para tratar dos desafios da cidade. Além disso, acaso nossos políticos são melhores por usarem terno e gravata?

Tenho a convicção de que nenhuma das duas desrespeitou o plenário da Câmara. Por que isso se faz quando se desrespeita o povo, a população. E quero dizer que, guardadas todas as diferenças políticas e até ideológicas que tenho com ambas, sei que são duas lutadoras do povo porto-alegrense. Duas mulheres num ambiente tão masculinizado e machista. Ah! Agora apareceu a palavrinha mágica: machismo.

Talvez tudo isso se resuma ao velho conhecido de todas nós: machismo! Nós, mulheres, não precisamos usar ternos para sermos respeitadas. Somos respeitadas por nossas bandeiras e nossas conquistas.

MANUELA DÁVILA* | *Deputada federal (PC do B-RS)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim