segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Video Derruba Comando da Brigada de Canoas

NA INTERNET
Vídeo expõe truculência de policiais
Motorista de ônibus diz que foi insultado por PMs de Canoas ao pedir ajuda para uma passageiraGravadas de um celular, as imagens de PMs retirando um motorista à força de dentro de um ônibus, em Canoas, caíram na internet e acabaram se transformando no estopim para a queda do comandante da Brigada Militar no município.

Antes de ser preso por desacato, o condutor parou o veículo diante de um posto da BM com a intenção de pedir ajuda para uma passageira que passava mal, mas diz ter sido insultado pelos policiais, que teriam se negado a prestar socorro.

O desentendimento aconteceu às 19h10min de quarta-feira. O motorista da empresa Sogal Ernesto Luís Nascimento Corrêa, 45 anos, afirma que guiava pela Avenida Rio Grande do Sul, no bairro Mathias Velho, quando uma mulher caiu no ônibus e sofreu convulsões. Como estava perto do posto da BM, Corrêa decidiu parar.

– Pedi para pegarem a mulher e levarem ao hospital, mas um brigadiano me chamou de trouxa e disse que viatura não era ambulância. Alterei a voz, e ele falou que eu seria preso – contou.

Indignado, Corrêa relatou ter dirigido até o Hospital de Pronto Socorro (HPS) da cidade, onde a mulher foi atendida e liberada. Minutos depois, segundo ele, quatro viaturas da BM chegaram ao local, e um grupo de PMs entrou no ônibus. Nesse momento, da calçada, um passageiro passou a filmar a ação da polícia, que foi parar no site de vídeos YouTube.

– Eles disseram que iam me prender. Eu falei que primeiro teria de ligar para a empresa, que não podia abandonar o ônibus ali – afirmou Corrêa.

Por meio do vídeo, é possível ver os PMs puxando o homem de 1m70cm e 80 quilos pelos braços e pelas pernas. Devido à resistência do condutor, um dos PMs chegou a subir no volante. Corrêa cedeu e foi algemado.

Depois disso, o vídeo acaba, mas o motorista diz ter sido levado para uma rua escura, onde afirma ter apanhado. Ele conta que foi encaminhado ao Hospital Nossa Senhora das Graças, também em Canoas, para fazer exame de corpo de delito e, em seguida, para a 1ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (1ª DPPA), onde foi autuado por desacato e liberado.

Na quinta-feira, ele voltou à 1ª DPPA para registrar uma ocorrência. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil. Paralelamente, uma sindicância foi aberta na BM. No mesmo dia, a cúpula da BM anunciou a transferência do tenente-coronel Carlos Bondan da Silva do comando da corporação em Canoas para o Departamento de Logística e Patrimônio, na Capital.

juliana.bublitz@zerohora.com.br

JULIANA BUBLITZ
Contraponto
O que diz o tenente-coronel Carlos Bondan da Silva, ex-comandante da BM em Canoas
“Quando o motorista pediu para os PMs retirarem a passageira, eles avaliaram que seria difícil, porque ela estava enrijecida. Seria mais rápido se ele mesmo seguisse até o hospital com escolta. Mas ele disse que não e proferiu impropérios. O PM deu ordem de prisão por desacato. Ele resistiu e teve de ser retirado. Não houve agressão.”
O que diz João Carlos Trindade, comandante-geral da BM
“A missão da Brigada é o policiamento, mas é claro que, se alguém está passando mal, ajudamos. Nesse caso, a passageira já estava sendo socorrida. Pelas imagens, não me parece que houve violência.”


Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim