terça-feira, 25 de agosto de 2009

Morte de Jonatas da Conceição


SEMUR em luto pela morte de Jônatas Conceição
Entidades do movimento negro, os tambores e os microfones da liberdade choram a morte do professor e radialista Jônatas Conceição da Silva. Jônatas faleceu na manhã de hoje, vítima de um câncer no intestino. Ele deixa a viúva com um filho. O sepultamento será às 16h no cemitério Jardim da Saudade, em Brotas.

Em nota, a Secretaria Municipal da Reparação e lamentou o fato. “A equipe da SEMUR está em luto. Foi com bastante pesar que recebemos a notícia. Oferecemos aos familiares nossas condolências, bem como nossos mais estimados préstimos”, declarou Maria Alice da Silva, secretária municipal da Reparação.


“A Bahia perde um grande homem. Jônatas teve a coragem de denunciar práticas racistas e a ousadia de estragar a suposta tranqüilidade em torno do mito da ‘democracia racial’ do Brasil”, assinalou a secretária.

Líder do movimento negro, escritor, poeta, e radialista Jônatas foi um dos mais importantes militantes das causas negras em Salvador. Sua atuação voltada para a defesa dos direitos do homem, no combate ao racismo e nas lutas pela igualdade reservaram a ele, um lugar destacado na cidade.

Jônatas foi um dos fundadores do Movimento Negro Unificado (MNU), e atuou como diretor e coordenador pedagógico do Bloco Afro Ilê Aiyê, responsável pela série Cadernos de Educação e dos projetos sociais.

Na área da comunicação, Jônatas foi idealizador e atuava como um dos coordenadores do programa “Tambores da Liberdade”, veiculado semanalmente na Rádio Educadora.
Como professor da Universidade do Estado da Bahia desenvolveu pesquisas na área de cultura e etnia. Foi autor do livro “Vozes Quilombolas – Uma Poética Brasileira”, publicado em 2005, fruto do trabalho de mestrado sobre a poesia dos quilombos.


Fonte: Semur

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim