quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Longe das Ruas


LONGE DAS RUAS
Ambulâncias do Samu na garagem
Veículos que atenderiam 15 municípios estão sem uso há mais de um anoEm vez de transportarem pacientes em estado grave, ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão guardadas em garagens de prefeituras ou de secretarias da saúde em 15 municípios gaúchos.

Dos 32 veículos enviados a 24 cidades para a ampliação do Samu no Estado, 20 estão parados há um ano e um mês. Os prefeitos culpam a legislação e a burocracia. As ambulâncias foram repassadas pelo governo do Estado em junho de 2008. Para que o serviço 24 horas acionado pelo 192 comece, é preciso que seja feita a contratação de profissionais, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e motoristas.

Isso foi impossibilitado por três meses do ano passado pela lei eleitoral, justificam. Depois, a desculpa foi a troca de governo nos municípios. Além disso, algumas prefeituras estão impedidas de fazer as contratações, em razão da lei de responsabilidade fiscal, que não permite que os gastos com folha de pagamento ultrapassem 60% da receita corrente líquida. O prefeito de Rio Grande, Fábio Branco (PMDB), dá explicações para os problemas não terem sido resolvidos:

– Primeiro porque a situação não era bem clara. As coisas vêm de cima para a baixo, e as prefeituras têm de implementar. Há especificidades em cada localidade. Às vezes, um ano parece muito tempo, mas para quem está na administração a burocracia é grande.

O município da Zona Sul recebeu duas viaturas. Deverá contratar emergencialmente os profissionais.

Somente no mês que vem poderá circular a ambulância de Santa Rosa e região. Para que isso seja possível, foi assinado um convênio com o Hospital Vida e Saúde, que vai gerenciar o serviço. A contratação de profissionais que vão atuar no Samu de Santa Rosa, Horizontina, Três de Maio e Giruá será feita pelo hospital. Os custos serão divididos entre as cidades da região.

– O processo começou errado. Não haviam profissionais contratados e treinados, mas as ambulâncias já estavam aqui. Alguém atropelou o procedimento. Tivemos de fazer o convencimento dos outros municípios. É insustentável colocar uma rede para funcionar com apenas a vontade – diz o presidente da Associação da Grande Santa Rosa e prefeito de Santa Rosa, Orlando Desconsi (PT).

Para que 13 municípios possam usufruir da ambulância equipada com UTI enviada para Ijuí, será preciso que os gastos com a contratação de seis médicos sejam aprovados na Câmara de Vereadores de cada cidade novamente.

Isso porque os profissionais, para aceitarem o trabalho, pediram o aumento da remuneração, o que vai gerar um custo a mais de R$ 9 mil em relação ao que era previsto inicialmente.

– Fiz um novo rateio entre os municípios e agora vai ter de ser aprovado tudo de novo nas câmaras – explica a secretária-executiva do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Estado, Elizabete Rolim de Jesus.

A entidade se encarregou de contratar os médicos, seis enfermeiros e seis motoristas.

silvana.castro@zerohora.com.br

SILVANA DE CASTRO
Salvar/Samu
- O programa Salvar/Samu é o atendimento móvel criado para urgências e emergências, com plantão permanente 24 horas, pelo telefone 192. O Samu realiza o serviço de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas. O custo é dividido entre União (50%), Estado (25%) e municípios (25%). O serviço é comum em regiões metropolitanas e grandes cidades.
MUNICÍPIOS QUE RECEBERAM AMBULÂNCIAS DO SAMU EM JUNHO DE 2008:
- Balneário Pinhal – 1 ambulância: em operação
- Cândido Godói – 1 ambulância: parada
- Capão da Canoa – 1 ambulância: em operação
- Cruz Alta – 1 ambulância: parada
- Giruá – 1 ambulância: parada
- Horizontina – 1 ambulância: parada
- Ijuí – 2 ambulâncias (uma com UTI e uma básica): paradas
- Osório – 1 ambulância: em operação
- Panambi – 1 ambulância: parada
- Rio Grande – 2 ambulâncias (uma com UTI e uma básica): paradas
- Santa Cruz do Sul – 2 ambulâncias (uma com UTI e uma básica): em operação*
- Santa Rosa – 2 ambulâncias (uma com UTI e uma básica): paradas
- Santa Vitória do Palmar – 1 ambulância: em operação
- Santo Ângelo – 2 ambulâncias (uma com UTI e uma básica): paradas**
- Santo Cristo – 1 ambulância: parada
- São Lourenço do Sul – 1 ambulância: parada
- Tavares – 1 ambulância: em operação

- Terra de Areia – 1 ambulância: em operação
- Torres – 2 ambulâncias (uma com UTI e uma básica): em operação
- Tramandaí – 2 ambulâncias (uma com UTI e uma básica): em operação
- Três de Maio – 1 ambulância: parada
- Três Passos – 1 ambulância: parada
- Tuparendi – 1 ambulância: parada
- Vacaria – 2 ambulâncias (uma com UTI e uma básica): paradas
Fonte: *A ambulância básica sofreu acidente em abril e ainda está em conserto. **A ambulância com UTI se envolveu em um acidente no dia em que era levada de Porto Alegre para Santo Ângelo
Fonte: Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim