sexta-feira, 14 de agosto de 2009

CRPO Sul

Brigada Militar comemora 35 anos do CRPO Sul com encenação de batalha farroupilha
14/08/2009 08:12


A Brigada Militar comemora neste domingo (16) os 35 anos do Comando Regional de Policiamento Ostensivo da região Sul (CRPO Sul). O evento acontece às 14h, na Chácara da Boca do Arroio, às margens do Arroio Pelotas, em Pelotas, onde o CRPO Sul, o Movimento Tradicionalista Gaúcho – 26ª Região Tradicionalista, e a Associação Cultural dos Cavaleiros da Costa Doce, realizam a inauguração do marco alusivo à Batalha Naval do Paço dos Negros – Revolução Farroupilha.

A inauguração do monumento, que é uma réplica de um canhão utilizado na Canhoneira São Pedro que integrou a aludida batalha naval, é apenas um dos atos do evento que integra as comemorações dos 35 anos de criação do CRPO Sul, que está com sua programação acontecendo neste mês de agosto. Durante a encenação da batalha estão previstas as participações de policiais militares do Pelotão de Operações Especiais (POE), do 4º BPM, que farão os papéis dos lanceiros negros, de policiais do pelotão hipo também do batalhão, representando os federalistas, além dos cavalarianos da 26ª RT que serão os republicanos. O Exército Brasileiro fará parte das atividades com a simulação de canhoneiro - “tiros de canhão” – com a preparação para a carga de cavalaria.

O evento contará ainda com atividades culturais, tais como a apresentação da Banda de Música do 4º BPM, participação de declamadores, homenagem aos mortos no combate, colocação de uma cruz para perpetuar a memória dos que tombaram nos combates e a benção de um representante da igreja católica.

Das 8h às 12 h, o local estará liberado para concentração e acampamento de cavaleiros e participantes das atividades festivas. Também haverá um posto para arrecadação de gêneros alimentícios não perecíveis, que se reverterão em favor de uma entidade carente da cidade de Pelotas.

Fonte: Ascom BM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim