quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Consulta Popular

Voto pela Internet aumenta 176% na Consulta Popular 2009
06/08/2009 14:22


Os números preliminares da Consulta Popular 2009, realizada nessa quarta-feira (5), nos 496 municípios do Rio Grande do Sul, revelam que 136.377 mil eleitores utilizaram o computador para indicar prioridades, escolhidas dentro de um conjunto de 172 projetos estruturantes propostos para suas regiões de origem. O número representa um crescimento de 176% em relação ao ano passado, quando 49.501 pessoas optaram pelo voto eletrônico.

O secretário de Relações Institucionais, Celso Bernardi, responsável pela organização da Consulta Popular, avalia a amostragem como a confirmação de que os cidadãos reconhecem o processo como um efetivo instrumento de interferência direta na administração pública estadual.

"A Consulta Popular é um patrimônio valioso, que pertence à sociedade gaúcha. Na medida em que a participação aumenta, mais expressivos são os índices de desenvolvimento harmônico nas diferentes regiões que compõem nosso Estado e maior é o fortalecimento da democracia", diz o secretário.

Bernardi voltou a ressaltar o empenho dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes), dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes) e dos prefeitos na mobilização das comunidades e atribuiu a motivação ao fato de o governo do Estado estar amortizando as dívidas de consultas anteriores e executando os projetos escolhidos pelos eleitores.

Os resultados finais da Consulta Popular 2009 - que reserva R$ 115 milhões no orçamento geral de 2010 para atendimento às demandas regionais - serão oficialmente anunciados em 13 de agosto.

Fonte: Site do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim