sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Carteiras de Identidade

Estado confecciona mais de 400 mil carteiras de identidade nos primeiros sete meses do ano
14/08/2009 05:43


Mais de 400 mil carteiras de identidade (CI´s) confeccionadas pelo Estado de janeiro à julho deste ano. A informação é do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), órgão responsável pelo serviço e vinculado à Secretaria da Segurança Pública. No primeiro semestre foram produzidas 344.899 carteiras de identidade e, em julho último, o número atingiu 55.281.

De acordo com o diretor-geral do IGP, Áureo Martins, a média mensal é de 57.483 carteiras confeccionadas e, diária, de 2.612. No formato digital a nova carteira está sendo emitida no Rio Grande do Sul desde dezembro de 2008 e tem como referenciais o fato da fotografia ser capturada no momento da solicitação do documento, sem custos ao cidadão, e as impressões digitais colhidas com scanner e sem uso de tinta.

Segundo Martins, antes da emissão da carteira é feita a checagem eletrônica das impressões digitais do solicitante, junto ao banco de dados do IGP/DI, objetivando verificar se a pessoa já está cadastrada e oferecendo mais segurança ao processo. O Estado conta hoje com um banco digitalizado de 13 milhões e meio de usuários cadastrados.

Agendamento eletrônico facilita obtenção do documento

O agendamento eletrônico de CIs (1ª e 2ª vias) foi implantado como projeto piloto em Porto Alegre em 15 de dezembro de 2008 nos Postos de Identificação Azenha, Tudo Fácil Centro e Tudo Fácil Zona Norte. Até o momento, mais de 15 mil atendimentos foram agendados. O serviço oferecido pelo IGP é uma iniciativa inédita entre os serviços eletrônicos ofertados pelo Estado, e, no País, figura entre os pioneiros.

Nessa quarta-feira (12), na Capital, foi lançado o agendamento eletrônico de CI´s para a região metropolitana e interior. Passaram a contar com o serviço no Estado os municípios de Bagé, Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Canoas, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Frederico Westphalen, Ijuí, Lajeado, Montenegro, Novo Hamburgo, Osório, Passo Fundo, Pelotas, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santana do Livramento, Santiago, Santo Ângelo, São Borja, São Sepé, Sapiranga, Taquara, Torres e Tramandaí.

O agendamento via internet obedece à seguinte sistemática: o usuário deve acessar a página do site do IGP ( www.igp.rs.gov.br ). À esquerda da página encontrará a opção agendamento C.I. Clicando em cima será aberta a página do Tudo Fácil Eletrônico, Agendamento de Serviços, na qual, à direita, se encontra a opção agendamento da carteira de identidade-agende aqui. Será solicitado então o preenchimento de dados do usuário e oferecidas ás possibilidades de escolher o dia e horário do seu agendamento. Após o registro das informações, clique ao pé da página, em agendar.

No site do Tudo Fácil Eletrônico ( www.tudofacil.rs.gov.br ), clica-se no link cidadão, posteriormente, no link documentos e clique em carteira de identidade-informações, à direita da página, onde surgirá o link indicativo agende agora. Ao clicar no agende agora, novamente à direita da página, surge o link agendamento de carteira de identidade - clique em agende aqui surgirá outra página, que, tal como no site do IGP, solicitará os dados do usuário e oferecerá opções de agendamento. O restante do processo ocorre da mesma forma descrita acima. Após o agendamento, o usuário deve comparecer ao Posto de Identificação de seu município para efetivar a confecção da carteira de identidade no modelo digital.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim