terça-feira, 18 de agosto de 2009

Carteira de Identidade

Estado registra quase 15 mil acessos para agendamento eletrônico de Carteiras de Identidade
17/08/2009 12:23


O agendamento eletrônico de carteiras de identidade (1ª e 2ª vias) se aproxima da marca de 15 mil acessos desde a implantação do serviço por parte do Estado, em 15 de dezembro de 2008, como projeto-piloto no Posto de Identificação da Avenida Azenha, em Porto Alegre. O número significa 25% dos atendimentos realizados para o feitio do documento que, somente nos primeiros sete meses do ano, atingiu mais de 400 mil confecções. O agendamento eletrônico para a CI é ofertado no site do Instituto-Geral de Perícias (IGP), no endereço www.igp.rs.gov.br , link serviços on line.

Conforme Guilherme Lopes, diretor do Departamento de Identificação do IGP, o patamar de 15 mil acessos é um número significativo e uma vitória do Estado na busca de qualificar e agilizar a prestação de serviços ao cidadão. Lopes destaca que o IGP acalentava o projeto de longa data, mas que a iniciativa somente tornou-se viável a partir da implantação da carteira digitalizada, em novembro de 2006.

Após o sucesso do projeto-piloto para agendamento eletrônico no Posto da Azenha, em 6 de abri deste ano o IGP ampliou o serviço para os Postos Tudo Fácil do Centro (Avenida Borges de Medeiros, 521) e Tudo Fácil Zona Norte (Rua Domingos Rubbo, 51, em frente ao Hospital Cristo Redentor). Para os usuários que não têm acesso à internet, o agendamento é disponibilizado também nos Postos de Identificação de mais 30 municípios do interior gaúcho, que são Bagé; Bento Gonçalves; Cachoeira do Sul; Camaquã; Canoas; Carazinho; Caxias do Sul; Cruz Alta; Erechim; Frederico Westphalen; Ijuí; Lajeado; Montenegro; Novo Hamburgo; Osório; Passo Fundo; Pelotas; Rio Grande; Santa Cruz do Sul; Santa Maria; Santa Rosa; Santana do Livramento; Santiago; Santo Ângelo; São Borja; São Sepé; Sapiranga; Taquara, Torres e Tramandaí. O agendamento pode ser feito em qualquer Posto de Identificação.

Ao agendar seu dia e horário, o usuário deve estar presente pontualmente, para ser atendido no ato. Após o atendimento, o documento tem uma previsão de cinco dias para a entrega. O acompanhamento do processo de confecção da Carteira de Identidade pode ser feito pelo site www.igp.rs.gov.br- serviços on line- na opção consulta à carteira de identidade. Em breve, um número 0800 será disponibilizado para verificar o andamento da C.I.

A iniciativa se alinha ao projeto de Modernização dos Sistemas de Inteligência da Segurança Pública, do Programa Estruturante Cidadão Seguro (www.estruturantes.rs.gov.br) , que busca o pleno atendimento das demandas do sistema de inteligência de Segurança Pública, por meio de funcionalidades técnicas e operacionais que atendam as novas necessidades.

Atestado de Antecedentes também é oferecido on line

O Estado também oferece através do site do IGP (www.igp.rs.gov.br), link serviços on line, o Atestado de Antecedentes. Para obter o documento, o cidadão deve seguir os seguintes passos para sua emissão: informar o RG, isto é, o número da carteira de identidade e preencher os dados do usuário e oferecerá opções de agendamento. O restante do processo ocorre da mesma forma descrita acima. Após o agendamento, o usuário deve comparecer ao Posto de Identificação de seu município para efetivar a confecção da carteira de identidade no modelo digital.

Fonte: Ascom IGP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim