sábado, 8 de agosto de 2009

Boletim Sindicato dos Jornalistas do RS


Quarta-feira, 7de agosto de 2009

Ministros dizem que CONFECOM deve se realizar, mas FENAJ mostra preocupação


O Ministério das Comunicações convocou uma coletiva ontem, quarta-feira (5/8), para anunciar o resultado da reunião entre os ministros Hélio Costa, Luiz Dulci e Franklin Martins e os representantes dos empresários na Comissão Organizadora da Confecom. Para Costa, a conversa foi "boa e ajudou a desfazer interpretações que não eram as melhores sobre a posição do governo". O poder executivo apresentou a proposta de 60% como quórum qualificado para as votações na Comissão Organizadora e proporção de delegados com 20% para o poder público, 40% para os empresários e 40% para a sociedade não empresarial. A Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), no entanto, avalia com preocupação o resultado da reunião, principalmente, pelas seguidas protelações, colocando em risco o cronograma já acordado. Também preocupa a Federação a possibilidade de que o Governo, para convencer os empresários, apresente uma nova proposta de quórum qualificado e altere a proporção de delegados em favor do empresariado.

Os empresários ficaram de pensar na proposta e dar uma resposta sobre a participação ou não na Conferência na reunião do dia 11 de agosto, às 11hs. O Governo anunciou também que fará, antes do dia 11, uma reunião com os movimentos sociais. O ministro Franklin Martins que também participou da coletiva voltou a reafirmar que "a Conferência vai acontecer mesmo que os empresários decidam sair. “É uma decisão de Governo", destacou. Hélio Costa também disse que os recursos estão sendo resolvidos e este é o menor problema. Sobre o prazo, disse que a maioria das conferências aconteceu em um período de dois meses e que, portanto, não há risco de a Confecon ser adiada. Segundo os dois ministros o importante é superar o problema político criado com a ameaça dos empresários saírem da conferência.



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Eleição de delegado na Record
No dia 4 de agosto, aconteceu - das 9h às 18h - o processo eletivo para delegado do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul na redação da TV Record Porto Alegre. Foi eleita a jornalista diplomada Maria Lúcia Fontanive, que obteve 29 votos de seus colegas de emissora. O presidente do Sindicato, José Maria Rodrigues Nunes, parabeniza a delegada eleita e aproveita para conclamar todos os jornalistas diplomados da capital e do interior do Estado a procurarem o Sindicato caso não tenha ocorrido ainda em seus veículo a eleição para delegado. “Agindo dessa maneira estaremos fortalecendo nossas bases em prol da reversão da lastimável decisão do STF que marginaliza a nossa profissão”, frisou Nunes.

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Apijor registra seu primeiro contrato de licença de publicação de obra
A Associação de Proteção Associação Brasileira da Propriedade Intelectual do Jornalista (Apijor), registrou na quarta-feira (5/9) seu primeiro contrato de licença de publicação de obra no país. O contrato foi firmado entre o repórter fotográfico e fotógrafo Juarez Godoy e a Gráfica Adonis Ltda. – Editora Adonis, de Americana, interior de São Paulo. O autor utilizou o modelo de contrato sugerido pela Apijor. O Recibo de Registro de Contrato enviado a Juarez Godoy pela Associação tem o número DJ001. Com a adoção do modelo de contrato da Apijor e o respectivo registro, tanto o autor quanto a editora estão melhor protegidos pois os itens propostos seguem rigorosamente os termos da Lei 9610/98, a lei brasileira dos Direitos Autorais (LDA).
Segundo o repórter-fotográfico Juarez Godoy, a formatação do contrato está muito bem feita. “Considero de extrema importância para a garantia dos direitos dos autores. No meu caso, a fotografia. Quanto a ser o primeiro a registrar um contrato na APIJOR, posso me orgulhar, seja devido ao teor do trabalho - um livro sobre Aleijadinho –, seja por estar no interior".
A associação lançou há pouco tempo os serviços de registro de contratos e de obras. Ambos são gratuitos, prestados aos jornalistas associados à entidade. Há duas formas de se associar: filiando-se a um dos sindicatos ou entidades conveniadas, ou diretamente na Apijor. Neste último caso, a taxa anual é de R$ 100,00, paga em uma única vez. No momento, mantém convênio com a Apijor os Sindicatos de Jornalistas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Amazonas, assim como os Sindicatos de jornalistas do município do Rio de Janeiro e do Distrito Federal, mais a Associação dos Jornalistas Aposentados no Estado de São Paulo. Para conhecer o trabalho de Juarez Godoy basta acessar www.juarezgodoy.com.br. Para saber mais sobre a Apijor e os serviços oferecidos, o endereço é www.autor.org.br.

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Feevale oferece especialização em Comunicação Estratégica e Branding
A Feevale abriu inscrições para o curso de pós-graduação em Comunicação Estratégica e Branding. A especialização é o primeiro programa de integração acadêmica do Mercosul entre Brasil e Chile, no âmbito da comunicação estratégica e da gestão de marcas. Ao final do programa, pode-se optar pelo mestrado Magíster Comunicación Estratética y Branding, na Universidad Mayor do Chile.

O curso, coordenado pela professora Cíntia Carvalho, doutora em Comunicação Social, destina-se a profissionais que atuem, preferencialmente, nos níveis estratégicos e/ou decisórios das organizações e aos interessados em ampliar conhecimentos na área. Para ingressar na especialização, é necessário ter formação superior, compreensão da língua espanhola e leitura da língua inglesa.

As aulas terão início no dia 11 de setembro e acontecerão nas sextas-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h30min às 12h10min e das 13h às 17h30min. As disciplinas serão cursadas até junho do próximo ano e o trabalho de conclusão deverá ser entregue até o final de 2010. As inscrições podem ser realizadas até 31 de agosto, através do site www.feevale.br/pos. Professores do Brasil, do Chile, da Espanha e de Portugal irão ministrar as aulas.

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FIQUE ATENTO
2º Seminário Estadual ‘O Negro na Mídia’

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul realiza no dia 17 de setembro, através do Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros, o 2º Seminário Estadual o Negro na Mídia - a Invisibilidade da Cor. A temática escolhida para essa edição, Indicadores da Negritude e os Meios de Comunicação, quer proporcionar aos jornalistas, universitários dos cursos de Comunicação e Jornalismo e público em geral um repensar sobre as diferenças étnico-raciais, práticas de discriminação e racismo, a identidade e auto-estima da população negra brasileira.
O encontro vai detalhar os dados estatísticos divulgados pelos órgãos oficiais e institutos de pesquisas. Também será possível uma reflexão sobre o que significa para a mídia a informação de que o Brasil tem a maior população de origem africana fora da África. Ainda serão objeto do debate os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE onde os auto-declarados negros atingem o índice de 6,3% e os pardos, 43,2% da população brasileira, ou seja, 80 milhões de brasileiros.
A pauta das questões étnicas raciais é uma discussão permanente entre os associados do Sindicato, viabilizadas nas atividades do Núcleo dos Jornalistas Afro-brasileiros. O 1º Seminário O Negro na Mídia – a Invisibilidade da Cor, em novembro de 2004, foi um marco histórico na trajetória deste Sindicato. As apresentações de teses pela entidade em Congressos da categoria com abordagem e reflexões relacionadas à população afro-brasileira tem sido um instrumento de sensibilização para os jornalistas no enfrentamento da discriminação racial.
Já em sua segunda edição o Seminário será uma ferramenta que possibilitará aos interessados usufruir de informações detalhadas sobre a população afro-brasileira, tais como mercado de trabalho, escolarização, habitação, saúde, mulheres e juventude.

Data: 17 de setembro de 2009
Horário: a partir das 18h30
Local: auditório da ARI - Avenida Borges de Medeiros, 915 - Fone/Fax: (51) 3211.1555.
Inscrições pelo e-mail: web@jornalistasrs.brte.com.br (solicite sua ficha de inscrição)

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Curso da ColetivaEAC visa facilitar o contato entre assessor e cliente
Facilitar o contato entre o assessor e seu cliente. Este é o objetivo do curso ‘Estratégia Empresarial para Assessores de Comunicação’, promovido pela ColetivaEAC. O evento ocorre no próximo dia 15, a partir das 8h30, na Esade (General Vitorino, 25, Centro), em Porto Alegre.
Com seis horas de duração, o curso é ministrado pelo consultor empresarial e professor universitário André Arnt. Ele apresenta técnicas e ferramentas para ampliar a capacidade crítica dos alunos em relação às organizações e a sua atuação no escopo competitivo. O público-alvo é composto por estudantes e profissionais de jornalismo, relações públicas e publicidade, e assessores de organizações públicas ou privadas.
Através da apresentação de modelos teóricos e discussão de casos, serão analisados tópicos como: ambiente competitivo; estratégias de competição; modelos de crescimento; vantagens competitivas duradouras; e assuntos emergentes no ambiente de negócios. A meta é que, ao final do curso, os alunos estejam habilitados a fazer um diagnóstico prévio acerca do ambiente competitivo no qual seus respectivos clientes estão inseridos.
Os interessados podem se inscrever através do site www.coletivaeac.com.br. O investimento é de R$ 120,00 para assinantes do portal Coletiva.net e ex-alunos da ColetivaEAC. Os demais pagam R$ 150,00. Mais informações pelo e-mail cursos@coletivaeac.com.br ou pelo telefone (51) 3331-5278, das 9h às 18h.


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