quinta-feira, 23 de julho de 2009

Estado Investe no Sistema Prisional

Estado investe 52 milhões no sistema prisional
23/07/2009 13:38


O governo do Estado autoriza nesta semana uma série de investimentos para o sistema prisional que totalizam R$ 52 milhões. Os recursos serão empregados na criação de 1.460 novas vagas - 1.072 para o sistema fechado e outras 388 para o regime semi-aberto. A iniciativa integra o Programa Estruturante Cidadão Seguro, que prevê ações como aumento de vagas, construção e ampliação de casas prisionais, modernização e integração do sistema de inteligência da Segurança Pública, recomposição dos efetivos e renovação da frota.

Nesta quinta-feira (23) foram autorizadas, em Palmeira das Missões, melhorias nos presídios do município, de Três Passos e Carazinho, além dos regionais de Santo Ângelo e Passo Fundo. O ato contou com a presença do secretário José Carlos Breda. Na sexta-feira (24) serão autorizadas obras na Penitenciária Modulada de Osório e no Presídio Estadual de Torres, no Litoral.

Em Arroio dos Ratos, no dia 3 de agosto, será conhecida a empresa que irá construir a primeira penitenciária regional da atual gestão do governo do Estado. A nova penitenciária terá 672 vagas em regime fechado e uma estrutura de aproximadamente 14 mil metros quadrados. O valor orçado da construção é de R$ 23,5 milhões.

Desde terça-feira (21) foram autorizadas outras 13 ordens de obras. A continuidade das ações de recuperação e ampliação do sistema prisional gaúcho passa por obras de melhoria e ampliação de 31 penitenciárias, sobretudo às que haviam sido interditadas: Penitenciária Estadual de Rio Grande, Penitenciária Estadual de Charqueadas, Penitenciária de Alta Segurança de Charquedas, Colônia Penal Agrícola Daltro Filho, Instituto Penal Escola Profissionalizante, Penitenciária Modulada de Charqueadas, Penitenciária Estadual de Jacuí, Presídio de Palmeiras das Missões, Presídio de Três Passos, Presídio Regional de Santo Ângelo, Presídio Regional de Passo Fundo, Presídio de Carazinho, Presídio Estadual de Torres e Penitenciária Modulada de Osório (reformas).

OBRAS NO PRESÍDIO CENTRAL

Em junho, a governadora Yeda Crusius vistoriou as obras no Presídio Central de Porto Alegre e inaugurou laboratório para diagnosticar tuberculose pulmonar em detentos do sistema penitenciário gaúcho. Yeda também visitou uma galeria desativada do Pavilhão C, que era o espaço físico mais deteriorado no Central.

Fonte: Site do Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim