quinta-feira, 30 de julho de 2009

Boletim do Sindicato dos Jornalistas


Quarta-feira, 29 de julho de 2009

Jornalistas defendem profissionalização da função de assessor de comunicação nas prefeituras do RS
Em debate sobre a obrigatoriedade do diploma de jornalista para o exercício da profissão, ocorrida na última segunda-feira na sede da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), professores e representantes das entidades ligadas ao jornalismo defenderam a profissionalização da função de assesor de imprensa nas prefeituras gaúchas. O encontro foi promovido pelo Conselho dos Assessores Municipais de Comunicação do RS (CEASCOM), e contou com a presença de representantes do Sindicato dos Jornalistas do RS, Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Famecos/PUC, Unisinos.
Da reunião saiu a Carta Aberta do CEASCOM onde os assessores solicitam a exigência do diploma de jornalista, relações públicas e publicidade e propaganda, nas prefeituras e Câmaras de Vereadores quando da realização dos concursos públicos destinados aos cargos da área de Comunicação Social dos Municípios, no documento foi incluido também os casos de contratação em cargos de comissão. O documento foi entregue pela presidente do CEASCOM e coordenadora de Comunicação da prefeitura de Lajeado, Genoveva Penz, ao presidente da FAMURS, Marcus Vinícius Vieira de Almeida, que defendeu a profissionalização da categoria. – Nosso objetivo não é defender o corporativismo, mas sim a qualidade da informação – disse Genoveva.
A Carta Aberta do CEASCOM também será entregue aos deputados estaduais e federais, senadores e autoridades do Ministério Público e Poder Judiciário. Participaram do debate a coordenadora do curso de Jornalismo da FAMECOS/PUCRS, Cristiane Finger; vice-presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), Celso Schröder; presidente do Sindicato dos Jornalistas do RS, José Maria Rodrigues Nunes, coordenador do curso de Jornalismo da Unisinos, Edelberto Behs; o professor da PUC e consultor do CEASCOM, Nelson Fossatti; e o presidente da Associação Riograndense de Imprensa, Ercy Torma.

Foto: Fernando Rezende| Famurs


Conferência Nacional de Comunicação
Antes da abertura dos debates na Famurs, a primeira vice-presidente do Sindicatos dos jornalistas, Marcia Camarano fez uma breve explanação dos temas que estarão sendo discutidos na Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro, em Brasília/DF. Participam Gestores municipais, estaduais e federal, trabalhadores, sociedade civil e empresários. ‘Que comunicação queremos?’ é o tema central e antiga reivindicação dos sindicatos de jornalistas. Marcia lembrou ainda que no dia 13 de agosto vai se realizar, às 9h30min, na Sala Maurício Cardoso (4º andar), da Assembléia Legislativa do RS, uma audiência pública da Comissão Estadual de Comunicação. Ela destacou ainda a importância dos municípios se mobilizarem para a realização das conferência municipais e regionais.


Sindicato, ARI e Brigada Militar dialogam sobre incidente com jornalistas
Os presidentes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Maria Rodrigues Nunes e da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Ercy Pereira Torma, se reuniram com o alto comando da Brigada Militar do RS, na sede da instituição. O Comandante-geral coronel João Carlos Trindade Lopes, o Comandante do Policiamento da Capital Jones Calixtrato Barreto dos Santos, Sub-comandante coronel Lauro Binsfeld, o representante do sub-chefe da PM5 major Eduardo Biancchi Rodrigues que representava o chefe da assessoria de comunicação, explanaram a posição da instituição sobre a Nota Oficial publicada pelas entidades de imprensa em decorrência do impedimento dos jornalistas de realizarem seu trabalho durante manifestação do Cpers-Sindicato, no último dia 16 de julho em frente a casa da governadora Yeda Crusius. Participou do início da reunião como convidado da Brigada Militar, o Chefe da Polícia Civil João Paulo Martins e pelo sindicato dos jornalistas participou ainda o diretor Arfio Mazzei.

O presidente do Sindicato José Maria Rodrigues Nunes apresentou fotos dos incidentes ocorridos durante a manifestação. "Aqui estão algumas fotos que assustam pela contundência da ação da brigada", salientou Nunes. Argumentou ainda da necessidade da instituição entender a diferença entre o profissional de imprensa e o cidadão engajado num movimento social. "E é igualmente importante a Brigada saber identificar também o profissional jornalista que desempenha a função de assessor de imprensa", explicou Nunes. O Comandante-geral coronel João Carlos Trindade Lopes, explicou que há padrões de conduta da corporação em casos como os ocorridos, mas admitiu que houve alguns equívocos por parte da instituição.

O presidente da ARI, Ercy Torma, enfatizou que as entidades de classe não estavam – em nenhum momento – questionando a legitimidade da ação da Brigada Militar do dia em questão, "mas estamos externando um sentimento dos profissionais que se sentiram de alguma forma agredidos pela forma como a instituição agiu com eles", ressaltou Torma.

O Comandante-geral quer estreitar a relação com as entidades representativas da imprensa, sugerindo ações conjuntas. A idéia central é elaborar uma série de seminários ou palestras sobre a função e condutas de ambos, buscando um entendimento de como devem agir os profissionais. "Se for possível desenvolvermos juntos um tipo de modelo de conduta nas situações de risco e que venha a facilitar o trabalho da imprensa, isso será um passo importante", avalia o presidente do sindicato José Maria Rodrigues Nunes. O Comandante-geral da Brigada Militar endossou a análise salientando que a instituição está de portas abertas para todos os profissionais de imprensa.

"Independente do veículo que o jornalista represente, sendo freelance ou estando na função de assessor de imprensa dos movimentos sociais este profissional precisa estar dentro dos princípios éticos e de conduta da categoria", afirmou Nunes, explicando que uma das principais lutas do sindicato é pela legalidade da função."A ação do jornalista é ir em busca das informaçõesdos dois lados dos fatos e este será sempre o objetivo, o principio e não a excessão ", finalizou Nunes. A reunião terminou com a proposição dos presentes de realizarem um próximo encontro com o objetivo de definir, em conjunto, a construção dos seminários ou palestras, com data a ser definida.

Foto: Arfio Mazzei | Sindicato

Itaú Cultural prorroga prazo
A coordenação do Itaú Cultural informou que está sendo prorrogado o prazo das inscrições para o edital do programa Rumos Jornalismo Cultural 2009-2010. Público alvo: professores (graduação e pós) e estudantes do curso de Jornalismo e/ou Comunicação Social.


Prêmio João Valiante de Jornalismo 2010
A Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) lança a sexta edição do Prêmio João Valiante de Jornalismo. A premiação destacará as melhores reportagens sobre reciclagem do alumínio veiculadas na imprensa brasileira entre 1º de agosto de 2009 a 31 de março de 2010.Poderão concorrer reportagens veiculadas em jornais, revistas, portais e sites jornalísticos da internet, emissoras de rádio e televisão nacionais, nas categorias Mídia impressa & webjornalismo e Mídia eletrônica. O regulamento completo e a ficha de inscrição estarão disponíveis em breve no site www.expoaluminio.com.br

Saiba quais Prêmios Nacionais e Internacionais ainda estão com as inscrições abertas:
- 54º Prêmio Esso de Jornalismo. Inscrições até 15 de agosto.
- 6º Prêmio Interamericano de Jornalismo sobre Problemas à Saúde Provocados pelo Tabagismo. Insc.até 31/07/09.
- Prêmio Lorenzo Natali 2009. Inscrições prorrogadas até 31 de julho de 2009.
- 11º Prêmio Imprensa Embratel. Inscrições até 8 de agosto de 2009.
- 1º Prêmio Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) de Reportagem. Inscrições até 1º de outubro de 2009.
- Prêmio Fiema de Jornalismo Ambiental. Inscrições até 31 de agosto de 2009.
- XXXI Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Inscrições até 3 de setembro de 2009.
- VI Prêmio Abecip de Jornalismo. Inscrições até 10 de setembro de 2009.
- Prêmio FIP Periodismo para la Tolerancia. Inscrições até 30 de setembro de 2009.
- Prêmio Unimed de Jornalismo. Inscrições até 1º de novembro de 2009.
- 10ª Edição do Grande Prêmio Ayrton Senna de Jornalismo. Inscrições até 31 de dezembro de 2009.


--------------------------------------------------------------------------------

• Antes de imprimir esse e-mail, lembre-se da Amazônia •
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul
Rua dos Andradas, 1270 - 133 - 13º andar
Porto Alegre - RS - 90020-008
51-3228-8146 / 3226-0664 / 3226-1735
http://www.jornalistas-rs.org.br/
Assessoria de Comunicação:
web@jornalistasrs.brte.com.br

Para deixar de receber o informativo basta responder esta mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim