segunda-feira, 8 de junho de 2009

Setor de Saúde






Região de Santa Cruz do Sul apresenta sugestões para o setor de saúde e meio ambiente do Estado



Audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente

reuniu lideranças de municípios da região Central, em Santa Cruz do Sul



Informatizar todo o sistema de saúde pública e descentralizar os serviços e recursos do setor. Estas são as principais recomendações extraídas na audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente realizada nesta segunda-feira (8) em Santa Cruz do Sul , na região Central do Estado.



Os problemas regionais de saúde e meio ambiente foram debatidos por lideranças de Santa Cruz do Sul , Pantano Grande, Candelária, Gramado Xavier , Cruz Alta, Santa Maria, Vera Cruz, Lajeado, Vale do Sol e Venâncio Aires.



O deputado Gilmar Sossella (PDT), que preside a Comissão de Saúde e Ambiente, anunciou na abertura dos trabalhos, que as propostas coletadas na interiorização da comissão, estarão sistematizados em um documento a ser entregue aos ministros da Saúde e Meio Ambiente e ao secretário estadual da Saúde.



“Pelo trabalho já realizado em outras regiões, podemos afirmar que o relatório final irá apresentar importantes sugestões para melhorar a qualidade dos serviços públicos de saúde. O meio ambiente também terá encaminhamentos para efetivas ações de preservação”, antecipa Sossella.



Veja algumas das propostas da região de Santa Cruz do Sul



- Ampliar o número de instituições para análise de doadores de órgãos aptos

- Ampliar ofertas de serviços de traumatologia nas centrais de regulação

- Promover o recadastramento do cartão SUS

- Criar por lei os conselhos regionais de saúde

- Regularizar o código de saúde

- Promover a regulação da Emenda Constitucional 29

- Descentralizar os serviços e recursos de saúde para o interior do Estado

- Informatizar todo o sistema de saúde pública

- Tratar do crack como um problema de saúde



A audiência pública de Santa Cruz do Sul foi presidida pelo deputado Gilmar Sossella (PDT). O deputado Heitor Schuch (PSB) também esteve presente. A mesa dos trabalhos também esteve composta pelo presidente do Poder Legislativo de Santa Cruz do Sul , vereador Carlos Smitt (PTB); Presidente do Conselho Regional de Saúde, João Costa; Presidente do Sindicato da Alimentação; Secretária municipal de Saúde, Leni Weigerlt; Coordenador do Fórum de Segurança, Luiz Augusto Lauter ; Secretário Executivo de Meio Ambiente, José Francisco Antunes.





Deputado Gilmar Sossella coordenou os trabalhos em Santa Cruz do Sul



Foto: Antonio Grzybovski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim