quarta-feira, 24 de junho de 2009

Semana contra as Drogas

Polícia Civil lança Semana contra as Drogas
23/06/2009 13:36



O Denarc — Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico — se especializa na luta contra os crimes de tráfico e associação ao tráfico. Antecipando-se ao dia 26 de junho, Dia Internacional de Combate ao Tráfico de Drogas, lança a semana contra as drogas, com a campanha “Salve vidas denunciando ao DENARC”.

Nesta segunda-feira (22/06), será realizada palestra pela Divisão de Prevenção e Educação (Dipe), às 19 horas, na Rua Novo Hamburgo, nº 1079, na Câmara Municipal de Vereadores, na cidade de Dois Irmãos (RS). Ocorrerá distribuição de camisetas do Disque-Denarc 0800 518 518 (conforme foto), cartilhas e folderes da campanha de combate às drogas, coordenada pelo Denarc.

De acordo com o diretor do Denarc, delegado João Bancolini, a magnitude do problema, verificada nos últimos tempos, ganhou proporções graves, sendo hoje um problema de saúde pública. Por isso, não podemos fazer vistas grossas à realidade brasileira, pois ela reflete-se em vários segmentos da sociedade, tais como: acidentes de trânsito, de trabalho, violência doméstica e um crescimento assustador da criminalidade (furtos, roubos e homicídios). O combate às drogas deve se dar também no âmbito educacional, psico-social, econômico e principalmente, preventivo e educativo.

Tratando de combate, o delegado Bancolini informa que profissionais, como médicos, enfermeiros, professores, psicólogos, assistentes sociais, entre outros, devem estar atentos aos sintomas das vítimas usuárias de drogas e, imediatamente, comunicarem ou denunciarem o fato às autoridades competentes.

Com o objetivo de municiar estes especialistas o Denarc realizará palestras, cursos para prevenir e educar, durante os próximos meses. Também distribuirá materiais voltados as suas práticas. O projeto se estende a todo o Rio Grande do Sul, devendo-se apenas solicitar os referidos cursos ao departamento (Dipe/Denarc), através do e-mail denarc-dipe@pc.rs.gov.br ou pelo telefone número (51) 3288 9965, em horário comercial.

Para Bancolini o principal motivo da campanha “Salve vidas denunciando ao Denarc”, é justamente acabar com a venda de drogas, assim, garantindo a proteção, o que incentivaria a denúncia para coibir este tipo de delito.


Calendário de eventos do Denarc:

Segunda-feira (22/06), às 19 horas – Abertura da semana de combate às drogas - Palestra da Dipe na Câmara Municipal de Vereadores em Dois Irmãos (RS) sobre “Prevenção ao uso indevido de drogas”.Local: Rua Novo Hamburgo, nº1079-Centro- Dois Irmãos- RS

Terça-feira - (23/06), às 9h40min – Palestra da Dipe na Escola Estadual Érico Veríssimo em Esteio (RS)
Local: Rua Santana nº 253 –Esteio - RS

Quarta-feira - (24/06), manhã – Incineração de drogas autorizadas pela Justiça

Quinta-feira – (25/06), 9h30min – Palestra na Associação Cristã de Moços (ACM)
Local: Rua Santa Catarina nº105 - Zona Norte –POA

Sexta-feira (26/06)- às 14 horas – Palestra da Dipe no Colégio Estadual Inácio Montanha
Local: Av. João Pessoa – bairro Azenha –POA

Domingo (28/06) - manhã – Apoio - Caminhada contra as drogas na Redenção


ESTRUTURA DO DENARC

O Denarc tem a Divisão de Prevenção e Educação (Dipe), coordenada pelo delegado Roberto Leite Pimentel, que está voltada ao desenvolvimento de programas, cursos e palestras de prevenção à disseminação do tráfico e uso de drogas, atividade esta que aproxima o Denarc da comunidade. Somente no ano de 2008, foram realizados pela Dipe 95 cursos e palestras entre os meses de maio a setembro, atingindo aproximadamente 7.555 pessoas, que poderão repassar aos seus municípios, informações especializadas no assunto.

Na parte investigativa, o departamento possui a Divisão de Investigação do Narcotráfico (Dinarc), que é divisão operacional, responsável pela repressão ao tráfico e consumo de substâncias entorpecentes. Ela é composta por quatro Delegacias do Narcotráfico e pela DPPA/COT, contando, ainda, na sua estrutura com um Depósito de Drogas e um Arquivo/Almoxarifado. A divisão é comandada pelo delegado Luis Fernando Martins Oliveira e tem a colaboração dos delegados de polícia Márcio Zachello (1ªDIN); Cleber dos Santos Lima (2ªDIN), Cleomar Marangoni (3ªDIN) e Daniel Ordahi (4ªDIN).

Possui ainda, a Divisão de Informações Criminais (DIC), que tem como atribuição fundamental o serviço de análise criminal. Além do processamento de informes relativos à ação de narcotraficantes, mantém atualizado o banco de dados, bem como subsidia a área operacional da Dinarc e, ainda, as Divisões Regionais Metropolitanas (DRM’s) e as Delegacias Regionais de Polícia (DRP’s). A Divisão de Informações Criminais do Denarc exerce suas atividades com uma visão técnica voltada para o futuro, dando ênfase a toda atividade desenvolvida na área de inteligência policial.

DIA INTERNACIONAL DE COMBATE AO TRÁFICO DE DROGAS

Em 1987, a Assembleia Geral da ONU decidiu celebrar, todos os anos, a 26 de Junho, o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, como forma de expressar a sua determinação em reforçar a ação e a cooperação, no intuito de alcançar o objetivo de uma sociedade internacional liberta do abuso de drogas. Esta medida foi tomada a 7 de Dezembro de 1987 (resolução 42/112), na seqüência de uma recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 1987, que, no dia 26 de Junho, aprovou o Plano Multidisciplinar Geral sobre Atividades Futuras de Luta contra o Abuso de Drogas.

Fonte: Ascom/ PC

Um comentário:

  1. oi gostaria mais detalhe, estou planejando uma semana contra as droga por isso se possivel gostaria de receber algumas orientaçoes.
    desde ja muito obrigado
    Luciana

    ResponderExcluir

Sim