segunda-feira, 8 de junho de 2009

Roda Viva


José Sergio Gabrielli
Presidente da Petrobras


A Petrobras surgiu em 1953, quando o presidente Getúlio Vargas criou a empresa para explorar o monopólio do petróleo. A estatal se fortaleceu durante o governo de Juscelino Kubitschek e no regime militar, por sua importância estratégica e econômica, foi um instrumento de controle dos preços internos dos combustíveis.

A crise do petróleo no início dos anos 70 pressionou a empresa a procurar novas reservas e o resultado foi a descoberta de petróleo na Bacia de Campos, no litoral do Rio de Janeiro.

Concentrando cada vez mais a exploração no mar, a Petrobras tornou-se a maior especialista do mundo em buscar petróleo em águas profundas. A tecnologia desenvolvida permitiu ao Brasil, em 2006, chegar à auto-suficiência na produção de petróleo.

A empresa tem também o desafio da busca de energias alternativas, num mundo que procura reduzir não só a dependência mas também o uso dos combustíveis de petróleo.

Agora, a Petrobras enfrenta um problema interno, ao ser alvo de uma investigação no Congresso, com a CPI da Petrobras instalada no Senado.

José Sergio Gabrielli, economista e doutor em economia, está na Petrobras desde 2003, onde entrou como diretor financeiro e passou a ocupar a presidência em 2005.

Participam como convidados entrevistadores:
Irany Tereza, coordenadora de economia da sucursal do Rio de Janeiro do jornal O Estado de S. Paulo e da Agência Estado; Claudia Schüffner, repórter de petróleo, gás e energia da sucursal do Rio de Janeiro do jornal Valor Econômico; Gilberto Nascimento, editor da revista Carta Capital; Marcelo Onaga, colunista da revista Exame.
Twitters no estúdio: Tiago Dória, jornalista e blogueiro (http://twitter.com/tdoria); Lucia Freitas, jornalista (http://twitter.com/lufreitas); Marcelo Soares, jornalista (http://twitter.com/msoares).
Fotógrafo convidado: Samuel Jr., analista de sistemas (http://www.flickr.com/people/samucs)

Apresentação: Heródoto Barbeiro



Transmissão ao vivo pela Internet a partir das 17:30. O programa começará às 18:30.



O Roda Viva é apresentado às segundas a partir das 22h10.
Você pode assistir on-line acessando o site no horário do programa.
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva

--------------------------------------------------------------------------------

Para cancelar o recebimento dos emails do Roda Viva, por favor, acesse:
http://www2.tvcultura.com.br/rodaviva/comenteeparticipe-cancelar.asp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim