terça-feira, 30 de junho de 2009

Ostermann em Vacaria RS


Ostermann entrevista maestro Cunha nesta terça


Jornalista estará em Vacaria às 19h30 Em mais uma itinerância pelo interior do Rio Grande do Sul, o Encontros com o Professor chega à cidade de Vacaria no dia 30 de junho (terça-feira). Comandado por Ruy Carlos Ostermann, o evento receberá como convidado o maestro e compositor Antônio Carlos Borges-Cunha para um bate-papo descontraído, com a participação do público. A conversa acontece no Jockey Club (Rua Júlio de Castilhos, 166), às 19h30min. A entrada é franca!

As atividades em Vacaria contam com a parceria da Rádio Fátima AM. Ainda em 2009, outras sete cidades recebem o evento. Essa itinerância vem acontecendo desde o ano passado, quando oito cidades do interior gaúcho também foram contemplados com a visita de Ostermann e sua equipe.

Perfil do convidado – Compositor e regente, Antônio Carlos Borges-Cunha nasceu em uma fazenda situada no segundo distrito de Bom Jesus, mas fez os seus estudos fundamentais em Vacaria. Manifestando interesse por música desde a infância, inventava os seus próprios instrumentos, tendo ganhado o seu primeiro acordeão já na adolescência. Iniciou a sua carreira na Rádio Esmeralda de Vacaria e foi fundador de Os Caudilhos, um dos mais destacados conjuntos de baile dos anos 1970 e 1980. Mestre em Música pelo New England Conservatory e doutor em Música pela Universidade da Califórnia, ambas instituições americanas, Borges-Cunha é professor orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, regente titular da Orquestra Sesi/Fundarte e diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Participa, como convidado, de eventos nacionais e internacionais. Como regente, Borges-Cunha vem contribuindo para a atualização permanente do repertório e renovação do interesse do público pela música orquestral. A superação das fronteiras entre a música de concerto e a música popular tem sido outra característica de sua atuação, por acreditar que a canção popular é central na cultura brasileira e deveria ser incorporada ao repertório orquestral. Desde 1996, o regente tem levado a música orquestral para todas as regiões do Rio Grande do Sul, realizando, de forma continuada, 30 concertos anuais para comunidades que não tem acesso a esse tipo de apresentação. Com o objetivo de contribuir para a educação de crianças e adolescentes, realiza anualmente 10 concertos para estudantes de escolas públicas e particulares. Os concertos ocorrem no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, por meio do projeto Concertos Banrisul para Juventude.

Leve o Encontros para casa – No dia e local do evento, é possível adquirir os três volumes da série Encontros com o Professor – Cultura Brasileira em Entrevista, que trazem uma síntese das conversas de 2004 a 2007, com 50% de desconto do valor das livrarias. O valor da coleção inteira fica ainda mais em conta: R$ 40. A promoção só é válida no local.

O Encontros com o Professor é uma iniciativa da Signi e conta com o patrocínio da Fiat e do Banrisul, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Saiba mais:

O Encontros com o Professor ocorre quinzenalmente em Porto Alegre, e tem como objetivo valorizar expoentes da cultura brasileira pela sua trajetória e não por estarem presentes na mídia. A proposta é aproximar o público de temas e pessoas que circulam normalmente em espaços restritos e elitizados, por isso é um evento com entrada franca.

Mais informações: www.encontroscomoprofessor.com.br


Rádio Fátima AM (Jornalismo), 29/06/2009, 14h41

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim