terça-feira, 2 de junho de 2009

Comitê para Regular uso da água de lagos




Moção propõe convocação e ativação de comitê para regular uso da água dos lagos

A ativação do Comitê Mar de Dentro para regular o uso dos recursos hídricos de lagos e lagoas pode garantir a pesca, a irrigação e a navegação para futuras gerações. A afirmação é do deputado Gilmar Sossella (PDT), que presidiu a audiência pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, realizada com objetivo de intensificar as discussões em torno da utilização racional dos grandes rios e lagos que compõem a hidrografia do Rio Grande do Sul.



Inserida na programação da Semana do Meio Ambiente, a audiência se realizou em forma de seminário. O diretor do departamento de recursos hídricos da secretaria estadual do Meio Ambiente, Paulo Renato Paim, apresentou um panorama com destaque para a representação dos comitês de bacias hidrográficas, sendo este, o braço descentralizado do DRH. O diretor falou também da instalação de sistemas de informação para controlar as demandas d água, autorizadas por outorgas para a retirada deste recurso hídrico para irrigação em rios e lagos. Sendo que este cadastro ficará a cargo dos produtores.



Sivio Nogueira, do Movimento Gaúcho em Defesa do Meio Ambiente falou da preocupação geral com projetos de privatização ou municipalização da distribuição de água (privatização regionalizada da Corsan). “Água é bem público e deve continuar sendo”, afirmou o dirigente.



Entre os encaminhamentos foi proposta uma moção ao secretário estadual de Meio Ambiente, para que convoque e coloque em funcionamento o Comite Mar de Dentro criado pela Lei 35.237 de 06 de Maio de 1994.



Foto: Antonio Grzybovski

Legenda: Sosella é favorável ao uso racional da água

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim