quarta-feira, 20 de maio de 2009

Nova UTI em Vacaria RS

Entrar caminhando com as próprias pernas na nova UTI do Hospital Nossa Senhora da Oliveira, por ora, é privilégio de médicos, de enfermeiros, administradores do Hospital, autoridades e convidados. Aproveitem agora, logo que sair a licença do Ministério da Saúde - está assinada, falta divulgar no Diário Oficial - pessoas estranhas entrarão de maca em situação de emergência". Foi o que afirmou o deputado Francisco Appio, com a prefeita Mara Barcellos - presidente da AMUCSER - prefeitos e vereadores de Vacaria e região, recepcionando o deputado estadual Alberto Oliveira (Flores da Cunha) e o deputado federal Osmar Terra - Secretário Estadual da Saúde.



O Secretário de Saúde do Rio Grande do Sul, Osmar Terra, foi o principal convidado para conhecer uma das obras da mobilização social de um grupo de empresários e sem qualquer recurso público. Tomou conhecimento que o empresário Francisco Schio, a frente de um grupo de empreendedores, doou 400 mil reais. Esta verba e mais 300 mil - recursos próprios - permitiram ao Hospital construir e equipar a nova UTI com 10 leitos, cujo funcionamento foi autorizado por Osmar Terra.



- "Esta é uma sala moderna, com todos os equipamentos exigidos, inclusive uma sala de isolamento". Explicou a administradora irmã Adelide Cance, comemorando os novos tempos do Hospital Nossa Senhora da Oliveira. A nova administração desenterrou projetos, liberou recursos de emendas e descobriu que 300 mil da consulta popular estavam dormindo em gavetas. Desde dezembro passado o recurso estava disponibilizado, mas não foi perdido. O projeto foi apresentado e em breve o dinheiro estará no caixa, para ajudar nas reformas do Hospital.



- "Nós temos 600 mil em Emendas dos deputados federais (Renato Molling 300 mil - Afonso Hamm 300 mil), mais 100 mil do Governo do Estado e 300 mil da consulta popular. Estamos investindo nas melhorias físicas do Hospital e na compra de medicamentos. Outra Emenda de 200 mil do deputado Renato Molling possibilitará a compra de máquinas para a ampliação da Hemodiálise - uma referência no Estado”, informou o administrador Edson Luiz Tusi Izolan.



O Hospital foi elevado à condição de "média complexidade" em Traumatologia e espera a implantação do SAMU, para garantir novo degrau no Sistema Único de Saúde.



Outro avanço será em direção ao tratamento de dependentes químicos, com a disponibilização de dois leitos especiais. O combate às drogas e o tratamento dos dependentes de crack foi o tema principal da palestra do Secretário Osmar Terra, na Casa de Pedra.



Agora saiba quais são as reivindicações apresentadas pela AMUCSER, em ofício da prefeita Mara Barcellos e dos demais prefeitos da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra.





OF.nº 069/2009 – GAB
Muitos Capões, 18 de maio de 2009.



Excelentíssimo Senhor
Osmar Terra

DD. Secretário Estadual da Saúde





Prezado Senhor:





Na oportunidade de saudá-lo e cumprimentá-lo, venho, por meio deste, através da Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra – AMUCSER, solicitar apoio em algumas reivindicações dos Municípios da região, as quais seguem discriminadas abaixo:

- Possibilidade do aumento de cirurgias eletivas no Hospital Nossa Senhora da Oliveira, sem custos para os Municípios integrantes da região;

- Possibilidade de aumento de cota de exames laboratoriais na atenção básica para os Municípios da região, visto que a base de cálculo hoje em vigor é muito baixa para a quantidade de consultas realizadas;

- Possibilidade de credenciamento de exames de ultrassonografia pelo SUS para a microrregião;

- Possibilidade de ajuda para melhorias na parte física do Pronto Socorro do Hospital Nossa Senhora da Oliveira e na parte Hospitalar Clínica Cirúrgica de internação aos pacientes usuários do SUS;

- Possibilidade de credenciamento do Hospital Nossa Senhora da Oliveira para alta complexidade de ortopedia e traumatologia;

- Possibilidade de fornecer subsídios para fazer funcionar o Centro de Especialidades Odontológicas em Vacaria e o SAMU para a microrregião de Vacaria;

- Possibilidade de conceder credenciamento para o Hospital Nossa Senhora da Oliveira no serviço de psiquiatria;

- Possibilidade de credenciar serviço de planejamento familiar em Vacaria com abrangência para a microrregião;

- Possibilidade de apoio para implantação de comunidades terapêuticas para drogados na região de abrangência desta região;

- Possibilidade de dar condições para que haja o credenciamento em especialidades médicas hoje deficientes na microrregião (referências).

- Possibilidade de imediato repasse dos valores do SAMU SALVAR ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira, a fim de amenizar déficit operacional, pois o Hospital interna 67% SUS e atende na Emergência 82%.

- Possibilidade do aporte de recursos do Hospital Nossa Senhora de Oliveira para compra de equipamentos, conforme reunião realizada no Hospital e lista de equipamentos em anexo.

Por fim, aproveito a ocasião, para renovar-lhe expressões de elevada estima e distinta consideração e informa-lhe que sua participação é de extrema importância no processo de continuidade da construção do Sistema Único de Saúde- SUS.



Sendo o que havia, subscrevo-me atenciosamente.





MARA VALMORBIDA BARCELLOS

Prefeita Municipal

Presidente de AMUCSER





Deputado Estadual Francisco Appio - www.appio.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim