quarta-feira, 27 de maio de 2009

Cargas Recuperadas

Polícia Civil recupera cargas e caminhões furtados
25/05/2009 13:48

Agentes do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), comandados pelos delegados Ranolfo Vieira Júnior, titular do Deic, e pelo delegado Heliomar Athaydes Franco, titular da Delegacia de Polícia de Repressão ao Roubo de Veículos, desencadearam, na manhã desta segunda-feira (25/5) a Operação Tentação. A operação recebeu este nome devido à utilização de um caminhão tipo muck – que possui uma espécie de guindaste – como isca. O caminhão, emprestado por um empresário, foi preparado com GPS e colocado em um local onde normalmente ocorriam os furtos.

A ação – que contou com 70 policiais e 30 viaturas – cumpriu 18 mandados de busca e apreensão nos municípios de Novo Hamburgo, Viamão, São Leopoldo e Sapucaia do Sul. O resultado foi a recuperação de parte de uma carga roubada de uma loja de eletroeletrônicos, cerca de 130 pneus, cinco caminhões intactos, dois parcialmente desmanchados, um Fiat uno com um kit usado para o desmanche de caminhões, além de outros três veículos também desmanchados, uma espingarda 12 e televisões de LCD.

De acordo com o delegado Ranolfo, “foram recuperados ainda cinco rádios HT, que a quadrilha certamente utilizava para escutar as faixas de uso exclusivo da Polícia Civil e da Brigada Militar”. Também foram estourados quatro locais utilizados pela quadrilha para depositar os caminhões e o material roubado – em Viamão, Alvorada, São Leopoldo e Porto Alegre.

As investigações referentes à Operação Tentação se iniciaram em novembro de 2008. Desde aquela data onze indivíduos suspeitos de estarem envolvidos na quadrilha de furto de caminhões já foram presos em flagrante. A Polícia Civil representou pela prisão preventiva de 15 indivíduos, o que foi indeferido pela Justiça de Canoas. Destes, segundo o delegado Ranolfo Vieira Júnior, cinco já se encontram presos cumprindo pena em regime semiaberto.

Conforme o delegado Ranolfo, desde que as investigações começaram, a quadrilha furtou 98 caminhões somente no município de Canoas, nas proximidades da BR-116, nos bairros Niterói, Centro e Igara. O delegado Heliomar ressalta que 18 homens e uma mulher, suspeitos de integrarem a quadrilha, já estão identificados e deverão ser indiciados, na conclusão do inquérito, por formação de quadrilha, furto e receptação.
Fonte: Ascom/ PC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim