quarta-feira, 1 de abril de 2009

Unificação de Dados Prisionais

Susepe promove ações de unificação de dados prisionais
26/03/2009 14:39


A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) realizou nesta quinta-feira (26/03), no auditório do Instituto Geral de Perícias (IGP), a entrega de 186 Estações de Trabalho do Infopen (Sistema Nacional de Informação Penitenciária). Os equipamentos servirão para promover ações de unificação das bases de dados de informações penitenciárias, além da integração entre os estabelecimentos penais que compõem o Sistema Penitenciário Nacional.

As Estações de Trabalho do Infopen foram adquiridas pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, e repassadas à Susepe, com o objetivo de implantar o Sistema Nacional. Os equipamentos serão distribuídos nas 92 casas prisionais, sendo duas estações para cada presídio, e duas para o Departamento de Planejamento (Dplan) da Susepe, que centralizará as informações do Infopen-Gestão.

Mario Santa Maria Junior, superintendente adjunto da Susepe, ressaltou a importância do Depen dotar o sistema prisional do Rio Grande do Sul, para melhorar e agilizar as informações. Alexandre Andrade, coordenador-geral de Política, Pesquisa e Análise de Informação do Depen, explanou sobre a construção do sistema de informações penitenciárias, e elogiou o trabalho realizado no Rio Grande do Sul, enfatizando que é um Estado que já tem um sistema próprio, e tem excelência no preenchimento dos dados do Infopen.

RS RECEBERÁ MAIS EQUIPAMENTOS

Luiz Henrique Esteves, diretor Executivo, representando o diretor Geral do Depen, Airton Michels, explicou que em 2008 foram contemplados 13 estados, com 600 computadores, e para 2009, os outros 14 estados receberão as Estações de Trabalho. Adiantou que em maio, o Rio Grande do Sul receberá mais equipamentos detectores de metais e de raios X para as unidades prisionais, além de um equipamento de fabricação alemã, que poderá substituir as revistas nos presídios.

O secretário substituto da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Rubens Edison Pinto, agradeceu a ajuda de recursos para equipar o sistema prisional, e acrescentou que a SSP tem se dedicado muito à questão dos presídios, com o objetivo de solucionar o déficit de vagas. Também participaram do ato, representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, IGP, SSP, além de diretores de departamentos e delegados penitenciários da Susepe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim