quarta-feira, 8 de abril de 2009

Troféu Leonel Brizola


foto: arquivo)



PARLAMENTO APROVA CRIAÇÃO DO TROFÉU LEONEL BRIZOLA



As escolas gaúchas que obtiverem as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica serão contempladas com o troféu Leonel de Moura de Brizola. A premiação passa a ser instituída no Rio Grande do Sul graças ao projeto de lei do deputado Gilmar Sossella (PDT) aprovado na sessão plenária da Assembléia Legislativa desta terça-feira (7).



Conforme Sossella, o projeto de lei foi criado para homenagear o ex-governador Leonel de Moura Brizola. Quando esteve à frente do Poder Executivo gaúcho, entre os anos de 1959 e 1963, Brizola elegeu a educação como prioridade e revolucionou o setor. Ele multiplicou as salas de aula ao criar uma rede de ensino primário e médio que atingiu comunidades distantes, inclusive nas zonas do pampa de baixa densidade populacional.



Na administração do fundador do PDT, o Rio Grande do Sul recebeu 5.902 escolas primárias, 278 escolas técnicas, 131 ginásios esportivos, além de colégios e escolas normais. No total, Brizola construiu 6.302 novos estabelecimentos de ensino.



“São números fantásticos que servem de referencial para justificar o alto índice de politização do nosso Estado. Os feitos educacionais de Brizola estarão presentes em cada escola que obtenha as melhores notas avaliadas pelo Ministério da Educação”, afirma o autor do projeto, deputado Gilmar Sossella.



O PROJETO



O projeto que cria o troféu educacional Leonel de Moura Brizola agora aguarda ser sancionado pela governadora Yeda Crusius.



Os critérios para escolha das escolas em destaque serão baseados nas notas Ideb.



Nove escolas serão agraciadas com a premiação:

1) As três primeiras colocadas de primeira a quarta séries do ensino fundamental

2) As três primeiras colocadas da quinta a nona séries

3) As três primeiras colocadas no ensino médio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim