quinta-feira, 16 de abril de 2009

Safra da Maçã em Vacaria RS apresenta bons resultados

Tamanho do texto: A- A+Safra da maçã apresenta bons resultados
Perspectivas da Agapomi confirmam que esta será uma das melhores safras dos últimos anos tanto no volume de fruta como também em relação a preços.A meta é atingir 180 mil toneladas de maçã este ano somente em Vacaria

Em torno de 20% da safra da maçã ainda falta para ser retirada dos pomares de Vacaria e região. A previsão é que em 15 dias o serviço seja concluído. Conforme o Presidente da Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã(Agapomi) os números da safra deste ano são satisfatórios. Blase Castelet acrescenta,no entanto, que a falta de frio nas noites e manhãs tem influenciado na coloração da fruta.
Os preços ainda não caíram porque algumas medidas foram adotadas pelo setor como a estocagem da maçã no Paraná para evitar que todo a fruta colhida nessa etapa fosse colocada no mercado.
Castelet destaca que caso a estiagem tenha um período longo poderá afetar a formação do fruto para a próxima safra.
No que se refere as exportações o percentual de 2009 é superior ao mesmo período dos anos anteriores.
Outro aspecto positivo para o setor é o funcionamento de todos os postos fiscais nas saídas do Estado pelo período de 24 horas. Blase Castelet observa que esta era uma reivindicação que estava sendo feita há pelo menos cinco anos.


Rádio Fátima (Jornalismo), 16/04/2009, 09h33

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim