sexta-feira, 24 de abril de 2009

Princípios celebra número 100

Princípios celebra número 100 com festa e edição comemorativa

Na imprensa brasileira, sobretudo do campo popular e de esquerda, não são muitos os exemplos de publicações que conseguiram resistir ao tempo, às crises, às ditaduras, aos poucos recursos e à chegada da internet. Pensar numa revista marxista que, além do mais, sobreviveu à queda da experiência soviética e à hegemonia do neoliberalismo parece uma tarefa ainda mais complicada. Mas, Princípios conseguiu e chega neste mês à sua 100ª edição. Para comemorar, dia 24 haverá o primeiro ato em São Paulo.

Segundo Adalberto Monteiro, editor da revista, “o sucesso se deve ao fato de Princípios sempre ter enfrentado os principais problemas de cada quadra histórica apontando saídas e caminhos”.

Em São Paulo, o local escolhido para celebrar a data é o Sesc Paulista, numa das avenidas mais famosas do país. O ato, marcado para às 19h30, contará com as presenças de intelectuais, jornalistas e colaboradores da revista, em nome dos quais falará o economista Luiz Gonzaga Belluzzo. Entre outras personalidades estarão presentes, Renato Rabelo, presidente do PCdoB; Aldo Rebelo, deputado federal pelo PCdoB-SP, Orlando Silva, ministro do Esporte, além de Adalberto Monteiro, editor da revista. A comemoração seguirá com coquetel e exposição de cartazes com os principais momentos da história da publicação.

Cem edições em um DVD

Para celebrar esta marca histórica, a edição número 100 – cujo tema central é a análise da crise e de seus impactos no Brasil e no mundo – terá 130 páginas com artigos de nomes como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva; o presidente cubano Raul Castro; o ministro Roberto Mangabeira Unger; o escritor Ariano Suassuna; o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann; o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Marco Antonio Raupp; o economista Luiz Gonzaga Belluzzo; o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira; o cientista político César Benjamin; o professor de Filosofia da Unicamp, João Quartim de Moraes; o diretor de Estudos Macroeconômicos do Ipea, João Sicsú; o presidente do PCdoB, Renato Rabelo e o deputado federal Aldo Rebelo, entre outros.

Além disso, a Princípios especial circulará com DVD comemorativo em que constarão todas as edições da revista, desde a número 1 até a 100. O acervo conta com 1.584 textos, produzidos por 455 colaboradores. “Percorrer perto de 7.500 páginas de sua coleção é fazer uma viagem ao itinerário da elaboração teórica e política de uma destacada corrente do movimento marxista brasileiro”, destacou o editorial dessa edição, assinado por Adalberto Monteiro.

No mesmo editorial, Monteiro destacou que a longevidade da publicação “vem de sua fidelidade àqueles propósitos que a fizeram nascer e, obviamente, da fertilidade das ideias que propaga”. Outra razão, segundo ele é o fato de a revista ser uma obra coletiva a qual se dedicaram, ao longo do tempo, várias equipes de trabalho e centenas de colaboradores.

Criada em março de 1981, num momento de efervescência política, quando o país começava a sentir os primeiros ares do processo que levaria à redemocratização, Princípios nasceu com o propósito de levantar e aprofundar temas de interesse nacional sob a ótica das forças marxistas e progressistas. Por isso, o editorial da centésima edição faz uma homenagem ao fundador da revista, João Amazonas, ex-deputado constituinte de 1946 e uma das mais destacadas lideranças dos comunistas brasileiros.

Segundo Monteiro, Amazonas, ao criar Princípios, o fez sob a convicção de que a jornada transformadora precisava e – precisa – de uma revista que à luz do marxismo perscrute os dilemas da luta presente, investigue a realidade brasileira e internacional e fundamente o futuro do movimento. Princípios 100, coloca Monteiro, é “uma conquista da corrente marxista e progressista do nosso país”.

A primeira comemoração, aberta ao público, acontece dia 24 de abril, sexta-feira, às 19h30, no Sesc Paulista (Avenida Paulista,119, Paraíso).


-----Anexo incorporado-----


_______________________________________________
Cartaoberro mailing list
Cartaoberro@serverlinux.revistaoberro.com.br
http://serverlinux.revistaoberro.com.br/mailman/listinfo/cartaoberro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sim